Por que o meu passado me assombra?

Feita por >May · 30 abr 2021 Traumas

Meu passado me atormenta. Algumas vezes no dia, alguma coisa que eu fiz ou aconteceu no meu passado vem em minha mente, me fazendo sentir péssima, culpada, errada, suja e principalmente arrependida.
Por causa de relacionamentos amorosos e principalmente por coisas que aconteceram por causa da minha família, me faz me sentir um patinho feio. Já pensei em me matar, mas eu não consigo fazer isso, então as vezes peço para morrer. Eu sempre achei que minha mãe nunca gostou de mim e que não queria que eu tivesse nascido. Por achar que sou rejeitada por alguns da minha família e principalmente da minha mãe, também acho que sou rejeitada nos meus relacionamentos amorosos. Só tive um namorado, e foi um namoro abusivo. Durou 3 meses e me fez muito mau. E tive muitos relacionamentos casuais, onde só ficava as vezes com essas pessoas, mas alguns desses me trataram como lixo. Nunca quiseram algo sério comigo e poucos meses depois, eles estavam em namoro sério com alguém e mesmo estando namorando, eles me mandavam mensagem querendo ficar comigo. Eu não ficava, por caráter, ética e moralidade. Mas mesmo assim me sentia usada, um lixo. Coisas que pessoas já falaram para mim, martelam na minha cabeça quase o tempo todo "Não ficaria com você nem se fosse a última mulher do mundo" "Ela é feia" "Não era pra você ter nascido". As vezes me pego chorando por coisas que eu escolhi fazer e agora não posso mudar. O meu passado me assombra, por isso que agora não consigo socializar direito. Não quero sair de casa. Não consigo arrumar um emprego... Não consigo mais pensar em gostar de alguém, e quando penso, o medo de as coisas se repetirem me consome. Nunca me dei bem com a minha mãe, e ate hj, vivemos em altos e baixos. Pra mim, ela foi o pior de todos, ela já me falou coisas horríveis, me deixou muito pra baixo, agora não consigo mais sair do lugar que estou, nesse poço infinito.

A melhor resposta 3 MAI 2021

May,
Que ótimo que está acontecendo isso contigo e mais ótimo por ter feito esta pergunta: “Porque o meu passado me assombra”. O passado assombra até aprendermos as lições pelas quais você veio a este mundo. May, você não veio aqui por acaso, não aconteceu por um jogo sexual dos teus pais. Na verdade você veio através dos teus pais, mas não és deles, e veio aqui com um objetivo, com uma missão que foi o de corrigir coisas que não foram possíveis em outras existências. Foi você que planejou nascer desses pais e vir como mulher, e nascer nesta cultura, neste momento... porque isto te facilitaria cumprir com a tua missão.
Então, quem você é? Qual a tua Identidade? Conhece teu objetivo de vida? Conhece teus talentos? ... precisa descobrir. Pode obter ajuda com um bom Psicoterapeuta.
Voce aconteceu num meio, num sistema e este é feito por dogmas, crenças, leis, regras... uma infinidade de coisas que em vez de te ajudar descobrir de onde veio, para onde vai, o que está fazendo aqui, simplesmente te ensina coisas para te adestrar, para te formar, para te formatar dentro dos princípios do sistema e se te comportas de forma errada, na avaliação dele, és classificada como problema, renegam a ti te condenam como doente... Na escola te ensinam e te falam o que deves fazer, mas ninguém te perguntou como você se sentia... apenas se estavas adaptada ou não ao sistema (social, igreja, crenças....)
Para a vida, não há nada de errado ou certo. Tudo são experiências que podes e deves fazer e escolher, pelo teu livre arbítrio. A vida te deu a liberdade. Voce é responsável pelo que faz e também pelas escolhas que fazes. A quem você está sendo fiel? Aos sistema ou à vida? Pelos resultados que estás colhendo: sentir-se péssima, culpada, errada, suja ... e tantos adjetivos.... é evidente que estás sendo fiel ao sistema, estás fazendo o que te mandaram fazer.
Pouco importa se a tua mãe gosta ou não de ti... ela já cumpriu com a missão dela que foi aceitar a tua existência e te cuidar (bem ou mal) para que subsistisse. De agora em diante, você deve ser mãe de ti mesma, você deve ser pai de ti mesma, você deve gostar de ti mesma. As outros, poco importa se gostam ou não de ti. Voce tem teu compromisso com a vida e não com as pessoas... Deves dar atenção à vida que clama dentro de ti e não às pessoas. Para a vida, para a tua missão de vida o que importa é o aprendizado realizado. Por isso as coisas sempre se repetem contigo, sempre te aparecem pessoas que te fazem sofrer... você é que deve compreender e mudar a sua vida. Tão logo você aprenda como é o jogo da vida, coisas boas começam a acontecer contigo.
Nada é errado na vida, tudo é aprendizagem e você muda porque tu queres mudar e não porque outros te falam. Caso não mude o ponto de vista que tem sobre ti mesma, as coisas desagradáveis vão se intensificar, até você aprender.
Melhor que podes fazer é investir em ti mesma e fazer psicoterapia para compreender a vida e a ti mesma. Depois, você mesma consegue conduzir a própria vida.

5817 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 MAI 2021

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com as tensões do cotidiano.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 MAI 2021

Olá May.
Busque atendimento psicológico, sua auto estima não parece estar adequada. Olhe para seu coração e as coisas boas que já fez, lembre-se de momentos bons mesmo que mínimos para começar a mudar este diálogo interno. Todas as pessoas são dignas de amor. O ser humano tem um lado ruim, mas também tem muitos lados bons e positivos.
Talvez sua mãe não estava preparada para ter uma filha como você, e talvez ela não soube se comunicar com você de maneira adequada, achando que o que disse foi para você ser uma pessoa melhor, e provavelmente ela não sabia que a forma que se comunicou com você te fez se sentir mal.
Restituir seu diálogo interno de forma mais saudável e perceber seu lado positivo, são possibilidades dos atendimentos psicológicos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 MAI 2021

Olá May! Grato por perguntar. Seu passado é sua história, seu patrimônio de memórias. Você está dando um sentido a elas. Será que é único possível? Certamente que não. Conquistar, construir um trabalho é processo que começa pela publicação do desejo de trabalhar. Nós que aqui escrevemos, ao escrever, publicamos nosso desejo de trabalhar. Isso aumento um pouco nossas chances de outros trabalhos, além da contribuição com as respostas.
As pessoas que ficaram com você, naquelas situações, estavam vivendo uma troca agradável para elas. Você era a pessoa importante para elas, naquelas situações. O que acontecia era que você não estava se sentindo, comportando-se como importante para si mesma.
Precisaremos te ajudar a melhorar a autoestima.
As plantas não se esforçam por nos agradar, mesmo assim gostamos delas, os gatos não se preocupam em nos agradar, mesmo assim gostamos deles. Plantas e gatos sendo espontâneos são atraentes.
Pessoas, ainda que se esforcem por agradar, conseguindo ser espontâneas, originais, elas mesmas, colocando limites nas outras, exigindo respeito, serão sempre pessoas muito atraentes, interessantes, para muito além da sua fisionomia. Pessoas são companhia, são imaginação, são afeto, são carinho, são companheirismo.
Seu passado é um alicerce, seu presente são suas ações. Como você quer ser? Onde você quer chegar? O que está fazendo hoje te gera a consciência de que o resultado será o que você quer?
Essas respostas, nós psicólogos poderemos te ajudar a enriquecer e organizar.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

1 MAI 2021

May, seus traumas do passado, o abandono na infância te influenciam negativamente a ponto de vc permitir toda essa situação de abusos. Vc precisa de terapia, se conhecer melhor, entender o que se passou com vc e aprender a lidar com o que te assombra.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro