Por que nós humanos temos estes sentimentos?

Feita por >Fernanda · 28 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho 23 anos, e desde pequena sempre tive uma baixa auto estima horrível, sempre pensava em o porquê de nós, humanos, sentir esses sentimentos. Somos carentes, felizes, infelizes. Mas o que faz esses sentimentos aflorar? Nós conseguimos mesmo achar o "estado de paz" ou a utopia? E a nossa carência, porque surge? Mesmo trabalhando, estudando, com família, amigos, sinto que vivo sozinha.

A melhor resposta 1 MAR 2022

Boa .noite Fernanda
Tuas dúvidas pairam sobre as emoções e sentimentos. Talvez desde pequena tentasse entender melhor o que realmente significava essas emoções e sentimentos e, que realmente temos muitas dúvidas e dificuldades sobre.
Aprender a separar o que são emoções e o que dão sentimentos para poder entender o significou destes em diversos momentos da vida possam te ajudar.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

3 MAR 2022

Fernanda essa sensação de solidão pode vir de uma crença irraizada. Que pode estar relacionado a sua infância, criação … procure ajuda profissional. Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2022

Boa .noite Fernanda

O objetivo do psicólogo não é dizer para o paciente o que ele deve fazer, mas ajudá-lo a encontrar respostas. Por isso eu aconselho que você procure um profissional capacitado para iniciar o seu tratamento psicoterapêutico.
Fazer psicoterapia nem sempre é fácil. Embora traga resultados muito positivos, o processo pode ser doloroso. Afinal, não é agradável mergulharmos em nossas angústias e separarmos um momento para falar exatamente sobre assuntos que, no dia a dia, muitas vezes tentamos evitar. Entretanto, nossos fantasmas e dores só podem ser vencidos quando encarados. Se quiser saber um pouco mais sobre o processo terapêutico, e como funciona, pode entrar em contato, será um prazer tirar as suas dúvidas.

Adalberto Silva
Psicólogo Clínico (CRP-03/23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

2 MAR 2022

Olá Fernanda,
Estes sentimentos que voce tem são exatamente os que voce precisa atender, resolver, curar.
Não estamos por acaso aqui, viemos para resolver estes problemas.
Alguns são de origem desta existência, adquiridos pela experiência conflitiva que inicia do 1º dia de existência em diante. De acordo com o impacto que voce encontrou com a realidade ambiental, sua mente reagiu de uma forma e se organizou desta forma. Agora, voce precisa curar, sanear, dar o verdadeiro significado e se colocar de outra forma diante dos desafios da vida.
Outros problemas e conflitos são de origem de outras existências que agora estão se manifestando para serem resolvidas.
Bem como voce disse, apesar de estar em familia, ter amigos, trabalho... as carências se manifestam... voce precisa preencher aquele vazio interior com a presença de voce mesma, isso não é de competência de outros, mas de si mesma.
Por isso é que precisa fazer psicoterapia para descobrir a causa. Caso contrário, não vai conseguir se realizar.

5817 respostas

1 MAR 2022

Olá Fernanda! Grato por escrever. Onde há muitas possibilidades, uma parte dessas possibilidades se perdem, onde há muita riqueza, há muita cobiça, inveja. Em sociedade competitiva, as pessoas tentam mostrar-se melhores, superiores, perdendo a oportunidades de serem autênticas, elas mesmas, harmoniosas. Não há como comparar valor de uma pessoa com outra. Cada pessoa é única, rica de possibilidades, potencialidades, tempero de um conjunto infinito de sentimentos, pensamentos, fantasias, vontades, comportamentos, etc. Sua avaliação de baixa autoestima, pelas razões acima apresentadas, não tem e não pode ter razões fundamentadas.
Tua expressão harmônica, original, integrada com a cultura, com ética, saúde, signficado e sensação de construção interna, te farão se sentir melhor.
Nós, psicólogos, poderemos te ajudar nesse aspecto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.