Como reavivar meus sentimentos?

Feita por >Rick · 19 nov 2018 Crise existencial

Namorei uma pessoa, tinha me apaixonado por ela,.. mas aconteceram alguns fatos no decorrer do relacionamento (nada absurdamente grave), mas algumas coisas q foram fazendo meus sentimentos por ela diminuírem bastante! Devido a isso, digo q estou com a mente muito confusa ,.. pois, ao mesmo tempo que quero que ela fique perto de mim, quero que ela se afaste. Não era pra eu chegar nesse ponto, nem sei porque fiquei assim! Apesar dos defeitos (como normalmente todo ser humano tem) ela é uma pessoa que tem o prazer de estar ao meu lado, sempre disposta a me fazer feliz como eu era antes desses fatos. Meu maior desejo é que eu me apaixone por ela novamente, assim como eu já fui! Quero muito isso, pois pessoas como ela são muito raras de se encontrar, são insubstituíveis!! O que eu preciso fazer pra acabar com essa ideia de querer ela longe de mim, reavivar meus sentimentos e passar a gostar dela tanto quanto antes?

A melhor resposta 20 NOV 2018

Boa noite
Duas coisas me chamaram a atenção no seu relato: 1. Vc diz q ela está sempre disposta a te fazer feliz. O que isso quer dizer? Já que não é responsabilidade dela preencher a sua vida. 2. Vc diz que ela é uma pessoa incrível e que não era para ter chegado a esse ponto. Percebo que vc quer controlar tanto a vida, como os seus sentimentos e não temos esse controle. Achar que isso é possível é uma ilusão. Não existem respostas prontas. Vc vai precisar refletir a respeito dessa relação de modo mais profundo e talvez ressignificar o relacionamento. Sugiro que trabalhe no seu autoconhecimento para buscar compreender o que está te afligindo. Acredito que fazer psicoterapia possa ser benéfico para vc, pois além dessa questão em específico, os elementos que vc trouxe nesse relato podem impactar outras áreas da sua vida. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

22 NOV 2018

Olá Rick! ! Primeiramente fico muito feliz de você poder contar sobre a sua vida e buscar apoio. Em uma relação afetiva é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, do toque, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa. Acredito ser importante vocês conversarem um pouco sobre o que você vem percebendo e sentindo na relação. Quando vocês tiverem esta conversa é importante que ambos estejam abertos a ouvir, no sentindo de se perceberem nesta relação e como ela se encontra atualmente. Após esta conversa, caso seja necessário e de interesse, acredito ser importante vocês procurarem um atendimento psicológico para conhecer suas emoções, sentimentos e o que vem influenciando nestas brigas. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à satisfação e felicidade no relacionamento.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconfiguração da relação de forma saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

20 NOV 2018

Olá Rick
Noto que em seu texto você coloca que os fatos "nada absurdamente graves" foram um divisor de águas em seu relacionamento. Principalmente quando você referencia o fato de tentar ser feliz "como era antes desses fatos".

Talvez, para você, esses fatos devam ser melhores resolvidos. (quero dizer você se resolver melhor com eles)

Vale citar que, o único responsável por sua felicidade é você mesmo e mais ninguém, assim como por suas escolhas. E não é seu papel ser dono da felicidade dela. Seria muita responsabilidade, para ambos, ser responsável pela felicidade do outro.

O que nos faz olhar para uma pessoa e amá-la? O que a torna especial para você que justifique isso? (ou não justifica). Quais os verdadeiros motivos de querer continuar essa relação? O que você tem dela, que outras pessoas não tem? O que dá somente a ela? (não falo somente na conotação sexual, mas também pode ser pois depende a importância que o casal dá a isso).

Em geral, esses pesos e medidas só você conhece.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas