Por que não consigo me relacionar afetivamente?

Feita por >Lis · 14 nov 2020 Habilidades sociais

A última pessoa que de fato amei já faz uns 3 anos e nunca se transformou em um namoro, tivemos nossos altos e baixos e depois de muito sofrimento causado por ele terminou e a forma de me apaixonar por ele foi igual as outras, "de repente". E eu nunca disse a ele o quanto o amava, nem ele.

Desde então não consegui me relacionar com mais ninguém, mesmo tendo conhecido homens incríveis.

Nesse período criei uma grande amizade com um amigo que conheci e que sempre quis se relacionar comigo e se dizia profundamente apaixonado, fazendo de tudo por mim! E eu nunca me importei.

Nesse ano resolvi dar uma chance para ele, pois ele é a pessoa que mais gosto de conversar, e parece que as coisas não saíram como imaginava! Ele não se mostra apaixonado e muito menos carinhoso como costumava ser. E a química não é tanto, mas ainda há uma faísca.

Sei que é clichê, mas realmente fico refletindo qual seria o meu problema? Porque não consigo me envolver? Porque o relacionamento amoroso com meu melhor amigo segue tão frustrado?

A melhor resposta 15 NOV 2020

Olá Lis...
As vezes, pode ocorrer de você não conseguir se sentir livre para demonstrar seus sentimentos pelo seu amigo.
Procure relaxar, conversar com ele, expressar seus sentimentos e pedir que ele faça o mesmo, tente compreender quais os sentimento dele com relação a você, e se é mesmo amor ou apenas uma forte amizade.
Busque ajuda psicológica para compreender seus sentimentos, entender quais os fatores que estão impedindo você de se libertar para viver o amor.
Busque trabalhar o autoconhecimento, para compreender quais seus valores, costumes, gostos, qualidades, defeitos e preceitos.
Busque trabalhar o aumento de sua autoestima.
Compreenda quais seus sentimentos pelo seu amigo e trabalhe a relação de vocês, se você se vê como amiga ou namorada dele, pois você precisa se permitir sentir (amiga ou namorada) para assim poder viver esse sentimento.
Espero poder ajudar você.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

15 NOV 2020

Lis. Vc me parece muito confusa com seus sentimentos... Vc está buscando química ou um sentimento mais profundo. Talvez cada coisa tenha seu tempo. E vc onde fica nisso tudo?
Se Vc puder faça terapia.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro