Por que não consigo me envolver com pessoas?

Feita por >Richard · 22 out 2022 Habilidades sociais

vou tentar detalhar o melhor possível.
Eu me sinto distante das outras pessoas, sempre que alguem tenta se aproximar de mim, eu fico incomodado, sou muito solitário, eu gosto de me imaginar criando situações em minha mente, mas quando acontece na realidade me sinto hesitante, eu queria entender o porque disso, eu fujo de relacionamentos íntimos o maximo que eu puder, e isso acaba me prejudicando nos meu ambientes de convívio, porque as pessoas me enxergam como se eu não fosse humano, mas sim um robô sem sentimentos, fico tão frustado, uma pessoa que comecei a confiar simplesmente me ve como se eu fosse um psicopata que não tem compaixão por ninguém. Francamente, não a julgo por pensar assim, porque nunca demonstro o que sinto, guardo tudo pra mim, mas não quero mudar, quero continuar a ser solitário, sei que parece estranho, mas ao mesmo tempo que não quero mudar, isso simplesmente me atrapalha. Por favor se houver algo que possa ser dito sobre isso, ficaria grato

A melhor resposta 25 OUT 2022

Olá Richard, espero que esteja tudo bem com você.

Formas mais assertivas, produtivas e desejáveis em nosso comportamento podem ser aprendidas ao longo de nossa vida, e com isso nossa capacidade de socialização vai melhorando e se tornando mais significativa para nós. O desenvolvimento de habilidades ligadas à socialização, à compreensão e manifestação dos sentimentos, à empatia e compaixão, estão ligadas ao desenvolvimento de sua inteligência emocional. A nossa inteligência emocional vai nos permitir adquirir habilidades que desejamos para lidar da melhor maneira em situações sociais, e também com as nossas emoções. Não existe uma forma de você alcançar o que deseja, como descrito em seu relato, sem que necessariamente você inclua em seu desenvolvimento pessoal a ampliação de sua inteligência emocional. Além disso, o autoconhecimento também vai permitir trazer luz para as questões que você não consegue compreender sobre seu comportamento, e ele é um primeiro passo fundamental para a ampliação de sua inteligência emocional. Dentro de um processo de psicoterapia você pode, a medida que o acompanhamento avança, adquirir mais autoconhecimento, que servirá de base para ampliar sua inteligência emocional, dentro de seu processo de desenvolvimento pessoal. Se você deseja obter autoconhecimento, entender seus comportamentos e aprender novas formas de socializar e interagir com as pessoas, que sejam mais adequadas para o que você espera para sua vida, e para seu desenvolvimento, então o Psicólogo é o profissional mais indicado em seu caso, e iniciar um processo de psicoterapia é imprescindível. Se sentir necessidade, busque um Psicólogo assim que possível.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 OUT 2022

Richard,
O que voce apresenta é apenas um traço de personalidade, plenamente normal. É a forma como a sua mente funciona.
Precisa apenas se conhecer para também usar os recursos que a própria mente te deu e que não estás usando.
Faça análise que tudo se resolverá.
Abraços

5858 respostas

23 OUT 2022

Oi Richard! Obrigado por escrever. Certamente há muito a dizer: o que você relatou é razoavelmente frequente. Há muitas pessoas, nos tempos atuais, vindas de famílias menores ou com deficiência de interação de qualidade, que não treinam na infância e adolescência a socialização harmônica e espontânea, de tal forma que crescem inseguros. Você escreveu aqui, ao escrever não só se envolve, de alguma forma com pessoas, como demonstra a busca por aprimoramento de si. É preciso fortalecer a autoconfiança e melhorar as interações. Você verá que, superando um início difícil, depois as coisas se mostrarão surpreendentemente mais fáceis.
Permita-se fazer o esforço inicial. Valerá muito à pena. Não é questão de querer, é necessidade de modificar as coisas.
Estaremos a disposição para te ajudar com as ferramentas da Ciência dos psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.