Por que não consigo conviver com outras pessoas?

Feita por >Sophia · 20 nov 2019 Ansiedade

Tenho alguns problemas de ansiedade. Não consigo sair com meus amigos ou família, eu me apavoro diante dessas situações. Principalmente quando envolve comida. Não consigo comer em público, não importa o quão eu esteja com fome. Resumindo, minhas emoções me impedem de interagir socialmente.

A melhor resposta 26 NOV 2019

Olá Sophia!
Pelos sintomas apresentados parece estar relacionado a fobia social. Na fobia social geralmente existem distorções cognitivas produzidas por experiências disfuncionais armazenadas no seu cérebro. A ansiedade que você sente é uma resposta do seu organismo avisando que existe algum perigo, porém, neste caso o perigo não é real, ele é produzido por pensamentos disfuncionais. Ou seja, pessoas e ambientes e grupo de pessoas que não são produtores de perigo real. Provavelmente não consegue comer diante das pessoas por insegurança ao pensar que as pessoas estão te avaliando de forma negativa. São as crenças disfuncionais armazenadas no seu cérebro relacionado a desamparo, desamor e desvalor. Tudo isso pode ser trabalhado em conjunto com o psicólogo com o intuito de descaracterizar, desensibilizar ou modificar as crenças, produzindo assim pensamentos funcionais e assertivo e consequentemente uma emoção agradável e bons sentimentos.
A terapia cognitivo comportamental é excelente para tratar destes casos.
Estou à disposição para ajudar.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

10 DEZ 2019

Oi Sophia parece que você está mesmo com fobia ou pânico. Procure lembrar em qual situação você ficou desconfortável? Quais as pessoas que você quer se distânciar? Ao lembrar de fatos que trazem desconforto vai ajudar amenizar trazendo uma resposta para seu cérebro. Aconselho que procure ajuda psicóloga porque nesse caso é necessário que você se conheça mais a fundo para resolver isso. Na minha opinião tudo é falta de conhecer a si mesmo. Forte abraço

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

1 DEZ 2019

Olá, Sophia! O que você descreveu são sintomas de ansiedade que podem ser trabalhados em análise. Que bom que tomou a iniciativa, será ótimo você iniciar o tratamento, afinal, em alguns momentos, precisamos vivenciar, socialmente, situações consideradas inevitáveis e entender o motivo dessa dificuldade irá lhe ajudar a enfrentar tais sentimentos ainda tão intensos. Boa sorte!

Paula Bettencourt S. Alves Ferreira Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

26 NOV 2019

Sophia tudo bem?
Creio que ha momentos que não podemos nos ajudar sozinhos, então é a hora de buscarmos a ajuda de um profissional, procure um psicologo para entender as suas dificuldades.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

22 NOV 2019

Oi Sophia,
A ansiedade se manifesta de várias formas. Vc relata processos que envolvem sua interação social e alimentar. Conforme seu breve resumo, entendo, que deve ser bastante difícil pra vc conviver com estas situações, uma vez, que é quase impossível encontrar meios que vc não tenha que vivencia-los. Diante disto, sugiro que procure ajuda psicológica com urgência para que vc possa ter uma melhor qualidade se vida e um autoconhecimento próprio em prol de saber encontrar um caminho de satisfação, e plenitude consigo mesma. Estou a sua disposição.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

22 NOV 2019

Querida Sophia. Esses sintomas que vc está tendo podem ser decorrentes de um quadro chamado Ansiedade Social mais comum do que vc imagina muitos jovens da sua idade e muitos adultos tem esses mesmos sintomas mas não deixam transparecer. Para resolver esse quadro peça aos seus pais para procurarem para vc um psicólogo que trabalhe com terapia cognitiva comportamental. Nós trabalhamos com um programa de terapia chamado treinamento em habilidades sociais que vão te ajudar muito. Vai por mim já trabalhei com muitas meninas e meninos que com a terapia aprenderam a ser super comunicativos fizeram amizades e puderam viver plenamente a melhor época da vida que é a adolescência. Lembrando que vc precisará que um responsável vá com vc a primeira consulta pelo fato de vc ser menor de idade mas tenho certeza que a terapia vai te livrar de todos esses sentimentos incomodos. Boa sorte e felicidades

Tatiana Martins Psicóloga Psicólogo em Maceió

3 respostas

22 NOV 2019

Olá! Obrigado por participar. Pondere: ingerir e digerir alimentos que vem do mundo externo apresenta semelhança com administrar convivência com os costumes, valores e julgamentos das outras pessoas. Digamos que cada alimento apresente um jeito de comer, de forma a digerir de maneira adequada. O peixe com espinhos, precisa cuidado, a verdura de folha exige outro processo, o macarrão precisa ser enrolado no garfo, o torresmo precisa da força na mastigação. Convívio social também precisa de desenvolvimento de habilidade para digerir e mastigar a parte que lhe cabe, considerando a adequação a cada situação, nas trocas. Exercite, no seu ritmo a troca. Conte com a ajuda de um psicólogo, para aprofundar e dar especificidade à sua caminhada social. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

21 NOV 2019

Sophia, esse pavor que sente está somente em situações sociais? Ou seja, quando come em público, escreve em público, se expõe de modo geral? Pode ser Fobia Social. Mas tem tratamento, busque um profissional para avaliar melhor essa situação, do contrário, terá dificuldade de obter um diagnóstico correto e consequente tratamento adequado.

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

21 NOV 2019

Olá Sophia.
Seu caso me parece a evolução de um quadro de transtorno de ansiedade generalizada. As vezes acontece dos episódios de crise serem associados à determinadas situações, comportamentos ou até mesmo objetos do cotidiano (o ato de comer ou a comida, por exemplo). É importante lembrar que a ansiedade é um sofrimento decorrente de determinados excessos presentes no nosso modo de vida, que refletem diretamente em nosso psiquismo. Muitas vezes esses excessos produzem um efeito de anulação do sujeito. A ansiedade é um sinal, talvez o significado que você dá para a relação com os outros precise ser trabalhada. A melhor opção é procurar um profissional qualificado que possa te ajudar a tratar de sua saúde mental. As respostas para suas dúvidas estão em sua própria história de vida, procure ajuda profissional. Grande abraço!

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

21 NOV 2019

Oi Sophia...
Compreenda uma coisa:
1 - Cada um de nós nasceu e está aqui vivendo neste mundo para realizar um projeto, o Projeto da sua Vida...
2 - Somos todos diferentes, exatamente o que precisamos para a plena realização e ser feliz.
3 - Segundo as Leis da Vida, não tem certo e não tem errado. Tudo é experiência, tudo podes experimentar e depois, por teu livre arbítrio decide deixar de fazer determinada coisa e fazer outra... TU DECIDE.
Ainda segundo esta Lei Natural, és avaliada se fores uma boa construtora de ti mesma ou se não és.
4 - Nascemos num meio que eu chamo de Sistema: Família e sociedade com seus princípios, leis, normas, crenças, para eles poderem conviver juntos. Este sistema tem um sistema de avaliação: Isto pode, aquilo não pode. Estás errada se fizer algo contrário às normas. Estás correta, se fizeres como diz as normas.
5 - Compete a cada um zelar e conduzir estas duas realidades (Vida e Sistema) em harmonia, através da Consciência não permitindo que nenhuma das duas prevaleça sobre a outra.
6 - Então, ciente disso, lute para que consiga ser o que queres ser... o que tu queres ser e não o que os outros querem de ti. Se tiver necessidade brigue para que eles te respeitem e não deixe ninguém te sufocar. É a coragem de ser assim como és. Não tens que modificar nada de ti, tem que gostar de ti mesma, amar a ti mesma. Mesmo que ninguém goste de ti, tu precisas gostar de ti. Tu não precisa dos outros, precisa de ti mesma e só.
Quando sai, sozinha ou com os outros, vá para comemorar, se divertir, dizer besteiras, contar piadas, falar também coisas sérias...
Faça o que estiver com disposição, não maltrate a ti mesma. Quando começar a ter orgulho de ti mesma, todas estas coisas que colocaste acima, vão desaparecer.
7 - Sempre que precisar, solicite a ajuda de um Psicoterapeuta. É para isto que eles existem. É o melhor investimento que podes fazer para ti mesma.
Abraços

5817 respostas

21 NOV 2019

Pegando-se a ação de comer como exemplo, já pensou e conversou com seu terapeuta sobre os significados que você já deu a esse ato? Já analisou a maneira como lida com ou a maneira como se sente em relação ao julgamento alheio sobre suas atitudes e comportamentos? Seu breve relato aponta algumas direções por onde se poderia iniciar um excelente trabalho psicoterápico.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina