Por que não consigo falar?

Feita por >Bruna · 25 jan 2020 Angústia

Olá, Meu nome é Bruna, já passei por vários psicólogos mas nunca dar certo, e tenho crises de estresse frenquente seguida de tristeza e angustia, não consegui me abrir com psicólogo, o que faço será que é algum mecanismo de defesa para não me sentir vulnerável ou algo assim, o que pode ser ?

A melhor resposta 26 JAN 2020

Oi Bruna
Se está enfrentando crises, tristeza, angústia, estresse, ... é porque estás fora do teu caminho. E se ontinuar por este caminho, as crises vão piorar.
Bruna tu nasceu para realizar o teu projeto de vida. Este projeto de vida é teu, diferente dos outros, cada pessoa tem o seu. Para isso, recebeu da vida, determinados talentos e com estes, vai vencer na vida e ser feliz. Mas precisas conhecer este plano de vida, precisa descobrir estes talentos e não é tu fazer o que os outros mandam fazer.
Claro, não precisa se revoltar contra as pessoas, contra os pais, mas estrategicamente saber se conduzir neste meio para que possas te construir. O que os outros mandam fazer só atrapalha a tua vida, complica a tua vida, as tuas escolhas e decisões.
Precisas encontrar uma pessoa que te receba e aceite cuidar de ti, alguém que tu confia.
Se não conseguiu se abrir é porque não te passaram confiança. Podes falar disso com teu Psicólogo, que não estás confiando nele.
Seja aberta e verdadeira contigo mesma até porque isto tu precisa fazer: confiar em ti mesma e falar a verdade, doa a quem doer.
Este é o princípio número 1. Para ser Si Mesma, precisa dizer o que está sentindo, te defender, ter a coragem de se impôr.
A vida te quer vencedora e não educada!

5817 respostas

18 OUT 2021

Bruna, existem muitas formas de comunicação e elas não são somente verbais. Existe a possibilidade de você estar buscando um profissional que acolha o seu silêncio primeiramente e respeite o sei tempo de se abrir. O silêncio diz muito em psicoterapia.

Giulliana Mattioli Psicóloga Psicólogo em Poços de Caldas

4 respostas

27 JAN 2020

Olá, Bruna. Podem que vc ainda não tenha fechado com um profissional bem como tbm uma certa resistência interna sua e que muitas vezes trava o inicio e segmento a um tratamento psicológico. Mas o fato de vc ter colocado essa pergunta aqui no site já mostra que uma parte sua está aberta para tentar e isso é muito legal! Qualquer coisa, entra em contato. Abraço, Mara.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

26 JAN 2020

Olá Bruna! Obrigado por participar. Seu texto não cita o quanto você e os psicólogos foram persistentes. Há muitas maneiras de falar: silêncio, choro, desenho, postura física, texto escrito, olhar, respiração, atrasos, esquecimentos, adiantamentos, dentre outras manifestações. Diria para você: seja persistente, muito persistente, tenha disciplina, insista. Para te dar um parâmetro: não é tão raro pessoas que demoram, vindo toda semana, demorarem seis meses para, de fato, começarem a falar. Isso não impede que um psicólogo sensível não consiga captar comunicações e direcionar colheita de informações relevantes e capazes de abrir caminhos para ampliação, melhora e completude dos significados mentais de experiências vividas. Certamente você, sendo persistente, contará um essa abrangência das características importantes de um bom psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

26 JAN 2020

Olá, se você passou por vários psicólogos e nenhum deu certo, das duas uma: ou não encontrou alguém que tenha sentido um vínculo suficiente para, como disse, se abrir; ou pode haver algo em vc q realmente funciona como uma defesa... Achei curiosa a presença destas três palavras no seu relato, crises de estresse, tristeza e vulnerável ao se abrir... Pode ser que tenham relação e no fundo se sinta de algum modo, ameaçada e fragilizada ao, digamos, baixar a guarda. Talvez seja interessante se perguntar: o que vc teme afinal? O que pode te ameaçar realmente?
Bem são apenas impressões acerca do seu relato que foi muito sucinto, o que dificulta uma opinião mais acertada e aprofundada
Se quiser conversar mais entre em contato.
Um abraço

Frederico Augusto Max Martins Psicólogo em Niterói