Por que não consigo falar bem?

Feita por >Thiago Silva · 20 set 2017 Habilidades sociais

Quando vou falar com alguém, falo errado, troco as palavras, fico buscando desesperadamente o que dizer! As vezes fico imaginando uma palavra pra dizer e não consigo, percebo que as pessoas não dão importância e acabam mudando o assunto para não ouvir o que tenho a dizer.

As vezes quando converso me dá uma agonia uma raiva para acabar logo de conversar. O que eu faço para falar corretamente e falar palavras bonitas e difíceis que as pessoas possam se admirar de mim. Gente as vezes penso que sou louco... Que tenho algum distúrbio mental, as vezes penso que estou viajando em outro mundo, quando estou falando com alguém parece que minha mente apaga e fico buscando as palavras na minha mente aí vem a gagueira ou falar errado os travamentos na memória será que tenho algumas doença no celebro?

A melhor resposta 21 SET 2017

Olá Thiago!
Pelo seu pequeno relato você sofre de baixa autoestima oque gera insegurança no contato social levando a dificuldade de se expressar.
É indicado que procure ajuda de um psicólogo para compreender a natureza destes sentimentos possibilitando fortalecimento e beneficiando sua comunicação e relações interpessoais.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

22 SET 2017

Dificuldades de comunicação como esta por vezes estão relacionadas a ansiedade.
Antes de se preocupar com alguma doença muito grave procure iniciar uma psicoterapia, assim você poderá compreender melhor como se manifesta essa dificuldade de expressão (em quais circunstâncias) e a medida que for se conhecendo mais poderá treinar a sua expressão.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

21 SET 2017

Oi Thiago,
Como pontuado pela colega, a ansiedade é um grande entrave para expressão verbal e emocional assertiva.
Sugiro que procure um psicólogo para trabalhar essa questão e ajudá-lo a se sentir confiante.

Estou à disposição,
Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

21 SET 2017

Boa Noite Thiago,
Lendo a sua descrição do que acontece com você fico pensando que dentre algumas coisas, que só uma análise mais profunda e pessoal, podemos pensar em, como já falado em outras respostas, a ansiedade, mas também pode ser uma fobia social.
É muito importante que como isso está te incomodando tanto você procure um profissional psicologo(a) que vai conseguir te ajudar muito mais que nossas respostas.
Thiago, eu acredito que você não tenha nenhuma doença no cérebro como as vezes você acredita.

Espero ter te dado uma luz Thiago.
Um abraço
Marcelo H Melo

Marcelo H. Melo Psicólogo Psicólogo em São Paulo

18 respostas

21 SET 2017

Olá Thiago
O certo é você procurar uma avaliação psicologica, pode ser só ansiedade. Procure uma terapia para trabalhar sua ansiedade e fazer treinamento de como se comunicar adequadamente.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

20 SET 2017

Boa tarde Tiago,

Quando ficamos ansiosos podemos tropeçar nas palavras ou elas podem parecer sumir, como você disse. Não é uma questão de doença fisiológica, mas de uma tentativa inconsciente de aprovação social, que te faz ficar ansioso e aparece nas palavras. Sugiro que busque ajuda terapêutica trabalhar esta questão.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis