Por que eu não consigo falar sobre meus sentimentos?

Feita por >manu · 30 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Bom, eu me sinto em uma montanha russa a maior parte do tempo, minhas emoções mudam constantemente muitas vezes por dia, me cobro muito e tenho muito medo de ser julgada ou de ouvir críticas de alguém. Não consigo me abrir com ninguém sobre o que eu sinto, porque tenho medo das pessoas acharem que eu estou incomodando e sempre sinto que estou fazendo drama. Odeio sentir que estou sendo observada por outras pessoas, odeio sentir que estou sendo avaliada, e isso atrapalha muito meu desempenho escolar. Não consigo mais nem postar foto no meu próprio Instagram porquê sempre acho que as pessoas vão se incomodar ou que vão falar coisas ruins sobre mim. Morro de medo de críticas e me cobro bastante pra ser perfeita. Sinto que ninguém liga pra mim, ninguém me escuta, as pessoas me suportam porque são obrigadas. Minha mente me assombra e eu não aguento mais. Sinto vontade de sumir e de viver em um lugar diferente constantemente, sem contar que não consigo manter nenhuma relação, sempre me aproximo de alguém e fico bem próxima mas do nada começo a querer me distanciar por achar que a pessoa está invadindo meu espaço e que ela não me entende. Por favor, se estiver alguém lendo isso, me ajude. Não aguento mais viver nesse conflito interno.
Obrigada. Consegui desabafar um pouco.

A melhor resposta 2 MAR 2021

Buscar por ajuda já é um sinal significativo de desejo por mudança. Nossas experiências de vida afetam a nossa percepção sobre a vida e o nosso sentir".. Por isso é muito importante aprender a nomear e identificar os próprios sentimentos e também das pessoas ao seu redor. Conhecer sua história e quais suas dores é primordial na busca de mudança e melhora na qualidade se vida. Esse é a primeiro passo para desenvolver habilidades emocionais que são essenciais para nossa saúde emocional. Att. Paloma :)

Paloma Novais Psicóloga Psicólogo em Dois Vizinhos

12 respostas

1 JUN 2020

Boa noite Manu
Olha você deve buscar uma psicoterapia , caso você não possa pagar, em função do isomento pelo COVId19, muitos profissionais estão atendendo com valores sociais. Você precisa de ajuda para trabalhar essas questões não adianta só desabafar.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

31 MAI 2020

Olá Manu! Grato por participar. Quem tenta segurar duzentos pacotes ao mesmo tempo, não consegue garantir a segurança de nenhum. Quem vai acumulando, acumulando pendências, sem elaborar, vai se sentindo travado, sem conseguir focar em uma delas de cada vez. Será muito importante você poder se acalmar e focar em uma questão de cada vez. Fazer um plano realista, flexível e cuidar de uma coisa de cada vez. Cuidado: a vontade de sumir apresenta seu centro em nós, assim como a interpretação das coisas próximas está dentro de nós. Não podemos sumir de nós mesmos, mas podemos interpretar e conduzir as coisas de formas diversas. Vamos exercitar isso. Pessoas perfeitas não existem. Pessoas que buscam a perfeição para si, querem que os outros sejam perfeitos; isso é garantia de frustração. Um psicólogo te ajudará a organizar a riqueza real e potencial do se mundo interno, assim como da troca social. Seja persistente: procure um profissional de Psicologia. Certamente será muito enriquecedor. Estamos à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.