Por que não consigo amar minha filha?

Feita por >Nina · 28 dez 2020 Terapia familiar

Eu sofro violência doméstica do pai da minha filha mais nova ( não estamos mais juntos), sofria uma violência muito grave..
Eu no começo amava ela muito, mas agora que ela tem 5 anos eu sou incapaz de sentir esse amor por ela. Me dói falar assim, mas eu não consigo amar ela, eu sinto raiva, e desesprezo dela.
Eu não tenho vontade de ficar perto dela.
Eu sou mãe solo, o pai mesmo só me ameaça, eu vivo fugindo, não tenho emprego fixo, não tenho nada.. cada ano uma aflição. Eu não sei se eu a entrego para o pai e sumo no mundo ou me mato, ou se a entrego no Conselho tutelar.
Eu sei que eu preciso de terapia.. minha atitudes refletem muito nela!
Mas eu estou incapaz de sair da minha casa, só tenho desejo de morte e amargura no coração.
Quem me ve ou me conhece jamais imaginaria isso, quando as pessoas me olham pensam que eu sou feliz, que tenho uma vida ótima. Mas as pessoas se enganam.

A melhor resposta 29 DEZ 2020

Nina, busque terapia urgentemente p vc, existe online, vc n precisa sair, cuide de sua depressão, e cuide de sua filha. Provavelmente vc está projetando na sua filha sua dor e tudo q vc passou e passa,mas ela é tão vítima qto vc.
Não desista de vc.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 DEZ 2020

Olá Nina...
Essa situação esta fazendo você sofrer muito, se cobrar muito, se sentindo insegura com o que pode vim a acontecer.
A violência doméstica deixa muitas marcas nas pessoas envolvidas, principalmente em quem sofre a violência e em quem presencia as senas de violência, por isso pode estar ocorrendo de você se sentir amarga, e ver seus comportamentos imitados por sua filha, pois você, neste momento esta sofrendo e não sabe como demonstrar outros sentimentos para quem esta ao seu lado, e sua filha a tem como um exemplo.
A falta de sentimento por ela, pode indicar um sofrimento mais profundo. Como que se você a odiasse, passasse a odiar o pai dela também.
Oriento você a buscar ajuda de um psicólogo para trabalhar seus emocional, compreender quais as consequências da violência doméstica em sua vida e na vida de sua filha.
Entender o porque de estar insegura e com medo.
Trabalhar seus sentimentos, aumentar sua autoestima e confiança em si mesmo, de que es capaz de superar seus desafios e conviver com sua filha, oferecendo o amor que ela merece.
Busque o fortalecimento emocional e pessoal.
Se possível, busque atendimento psicológico para sua filha também para trabalhar os sentimentos dela com relação a situação vivenciada.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

28 DEZ 2020

Oi Nina,
Você sofreu "violência muito grave", sofre ameaça, não consegue fixar emprego porque vive fugindo e não tem como não viver aflita.
De alguma forma, pode estar enxergando traços/trejeitos do pai, nela.
Ela é parte de uma pessoa que te faz muito mal, pode estar ocorrendo uma transferência, inconsciente.
Você precisa dividir tudo o que está acontecendo, precisa buscar ajuda. Existem meios que podem te auxiliar como conduzir essa situação. Não desista de você!
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo