Por que nada me motiva?

Feita por >Guilherme · 8 nov 2022 Abordagem psicológica

Olá me chamo Guilherme e tenho 26 anos. Meu problema é falta de motivação pra tudo, parece que nada me motiva, tanto financeiramente falando quanto na parte de relacionamento, eu me prendo naquele ditado “quem ama cuida” mas não consigo cuidar da pessoa que eu amo, tenho sempre que ser a pessoa a ser cuidada, e perdê-la me motiva por algum tempo porém não ao ponto de me colocar em uma linha reta, é isso acontece desde que me entendo por gente, sempre perdi oportunidades excelentes na vida, e agora morando junto com a pessoa q amo tenho perdido coisas materiais devido a esse problema, falta de motivação pra trabalhar e me sustentar e sustentar uma casa. Dizem que isso advém da minha criação onde sempre foi passada mão sobre minha cabeça etc. Sempre que me deparo com essa situação ou como estou perdendo coisas entro num looping de desespero misturado com pensamento de que não valho nada e sou um fracasso, um desastre, aí mesmo q não consigo fazer nada. Ansiedade e procrastinação definem a maior parte dos meus dias, me distraio com coisas bobas das quais posso deixar pra fazer depois, não tenho foco por mais q eu saiba q eu tenho q fazer algo e oq eu tenho q fazer no momento. Nada me motiva a sair de onde eu estou, mesmo sabendo do caminho q tenho q fazer. Um vídeo uma vez descreveu exatamente tudo q sinto, no vídeo o rapaz disse q o sintoma mais bizarro do tdah é qnd vc é perfeccionista, mas não consegue encontrar motivação pra atingir essa perfeição, então vc tá o tempo todo nesse estado de paralisia, ansiedade e insegurança enquanto vc vai se sentindo cada vez pior a cada minuto q passa. Então não sei se tem a ver com isso, se tenho tdah ou não. Queria entender de onde posso começar pra resolver esse problema, não tenho condições financeiras de procurar ajuda profissional…

A melhor resposta 10 NOV 2022

Olá Guilerme! Obrigado por escrever. Você já começou a modificar as coisas. Faltou com a verdade, pois embora tenha dito que nada tem motivo, motivou-se a escrever aqui. Pode se pensar que é preciso plantar e cuidar, para depois colher. Será que você está plantando e cuidando. Responder a tua pergunta faz parte de um processo de plantio da minha parte: não recebo, não ganho, mas faço-me percebido por você e por outros, como alguém que leu e procurou responder. Mais ou menos 0,5% de vocês acabam por marcar consulta. Diante disso é preciso compreender que planto 100%, não colho 99,5%. Em outras palavras, a cada duzentos contatos, uma retorna. Em sua vida você está plantando, mesmo quando vivencia a experiência de na maior parte das vezes, não poder colher.
A vida é assim: é preciso investir, acreditar, insistir, aprofundar. Faça isso, com persistência, depois, colherá uma parte dos frutos. Essa parte será altamente motivadora e legitimadora das coisas.
Abraços!