Por que minha mãe não consegue demonstrar afeto por mim ?

Feita por >Yasmim · 5 jun 2023 Abordagem psicológica

Isso também acontece comigo não sei se é pelo fato dela não demonstrar, mais quando eu tento fazer algum ato de carinho ou falar eu te amo, eu me sinto desconfortável. Por que isso acontece?

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JUN 2023

Yasmim
Este é um fato natural, apesar de parecer não!
Pode ser por problemas emocionais, bloqueios, traumas, conflitos tato da tua parte como dela.
Mas, porque ela deveria demonstrar afeto? OK voce é filha dela... mas ela deveria demonstrar afeto?
Voce não precisa disso. Voce apenas nasceu através dela, mas você não é dela.
E, voce nasceu para realizar o teu propósito de vida e através deste, ser feliz.
Pouco importa se ela t ama ou não; pouco importa se outros te amam ou não.
Voce precisa se amar, voce precisa se priorizar.
Não deixe que isso seja um drama na tua existência.
Voce tem a vida contigo e o teu prpósito de vida... é o que voce precisa.
Outras pessoas vão te amar, pelo simples fato de voce te amar.
Se precisar, faça psicoterapia para compreender melhor este fato e esta condição.
Abraços

5817 respostas

6 JUN 2023

Olá Yasmin! Obrigado por perguntar. Nascemos e crescemos em certas culturas, vivemos com tabus e barreiras para as expressões de afeto. Será importante treino, amadurecimento emocional. O que você relata, é objeto de repressão histórica, que é queixa de parte significativa das pessoas.
Teatro, turma de colegas e conhecidos éticos saudáveis, afetuosos, curso de teatro, ressignificação mental dos afetos, carinhos, gestos, são ilustrações de possibilidades evolutivas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

6 JUN 2023

Olá Yasmin,

Entender as dinâmicas emocionais familiares pode ser complexo, mas existem várias razões pelas quais sua mãe pode ter dificuldade em demonstrar afeto. Alguns possíveis motivos podem incluir:

Traumas passados: Sua mãe pode ter vivenciado eventos traumáticos em sua vida que a afetaram emocionalmente e tornaram difícil para ela expressar afeto.

Estilo de criação: Algumas pessoas foram criadas em ambientes familiares onde a expressão de emoções não era encorajada ou valorizada. Isso pode fazer com que seja difícil para elas demonstrarem afeto.

Diferenças culturais ou de geração: Em algumas culturas ou gerações, a expressão de afeto pode ser menos comum ou aceita de maneiras diferentes. Isso pode influenciar a capacidade da sua mãe em demonstrar carinho.

Dificuldades emocionais pessoais: Sua mãe pode estar lidando com suas próprias dificuldades emocionais, como ansiedade, depressão ou outros desafios, o que pode dificultar a expressão de afeto.

Medo da vulnerabilidade: Algumas pessoas têm dificuldade em mostrar afeto porque associam isso à vulnerabilidade. Elas podem se sentir desconfortáveis em se expor emocionalmente.

É importante lembrar que essas são apenas possibilidades e que cada situação é única. É recomendável que você procure uma conversa aberta e honesta com sua mãe para expressar seus sentimentos e preocupações. Compreender as experiências e perspectivas dela pode ajudar a fortalecer o relacionamento e criar um espaço mais aberto para a expressão de afeto. Em alguns casos, a terapia familiar também pode ser útil para explorar essas questões e melhorar a comunicação emocional entre vocês.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté