Por que há pessoas que sonham em preto e branco?

Feita por >Pierre Nascimento · 25 jul 2014 Psicologia clínica

Olá, me chamo Pierre. Conheço uma garota, certo dia ela me disse que tinha sonhos em preto e branco. E me contou que quando sonhava assim, ela estava em um lugar cercado pela natureza, ou estava voando. E que sentia medo no sonho por estar ali. Gostaria que me dessem uma explicação ou motivo dos sonhos em preto e branco que ela tem, e porque ela sente medo, mesmo que os sonhos sejam bons. Agradeço a atenção. Obrigado.

A melhor resposta 6 AGO 2014

Bom dia Pierre!
Sonhos são o nosso inconsciente. Não há uma resposta única que vale para todos, pelo contrário, são muito subjetivos e cada um dá para o mesmo cenário significados diferentes.
Se ela sente medo, vê a natureza em preto e branco é porque algo a incomoda, a impede de se sentir bem. Através de psicoterapia e de técnicas como a focalização ela consegue ter acesso a esse medo de forma mais clara e superá-lo.
Dra. Isabella Ruiz.

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

17 MAI 2017

Ola Pierre, os sonhos estão muito ligados a história de vida da pessoa e é por isso que não uma só explicação, para responder essa sua pergunta a pessoa teria que se submeter uma psicoterapia para se autodescobrir.
Espero ter ajudado. att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

10 AGO 2015

Bom dia Pierre,
Achei muito interessante a sua pergunta.
Cientificamente falando, existe uma porcentagem de pessoas que tem sonhos monocromáticos e não se pode afirmar ao certo o motivo pelos quais eles acontecem, embora existam algumas hipóteses que não vou entrar aqui pois vou considerar outras coisas importantes. Os sonhos, são do sonhador e estão intimamente relacionados a este. Não existe a possibilidade de trabalhar um sonho sem considerar, ouvir e aceitar o que ele representa para este sonhador. Além disso, um mesmo sonho nos traz diversas dimensões a serem trabalhadas e se deve ouvir e respeitar aquela dimensão a que o sonhador já esteja preparado para elaborar.
Outro ponto ainda, é que devemos respeitar o sistema de crença da pessoa que sonhou. De qualquer forma, no sonho da garota, sua conhecida, existem algumas peculiaridades a serem consideradas: Uma é a emoção: Ela sente medo quando os sonhos são em preto e branco. Então, esta emoção talvez seja o pedido a ser considerado neste momento com ela no seu trabalho terapêutico.
O outro, que me ocorre agora, é que ao que parece no seu relato, estes sonhos são recorrentes e isto também é algo a ser considerado. O trabalho terapêutico possibilita que a pessoa seja trabalhada, que seu auto-conhecimento se amplie, enquanto este trabalho tão rico e intrigante para todos nós, acontece.Continue curioso pois a curiosidade é a mãe da ciência.
Boa sorte,
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo