Por que gostamos ou queremos saber da vida alheia?

Feita por >Vitor · 29 abr 2019 Psicoterapias

Questiono-me sempre sobre isso, o porquê queremos saber da vida alheia, o maior exemplo são alguns programas na TV que faz seus quadros com famosos, mostrando suas casas, vida e muita gente assiste, por que temos isso?

A melhor resposta 20 MAI 2019

Isso é uma curiosidade muito intrigante, mais sua duvidas poderiam ser esclarecidas em uma consulta com um Psicologo um especialista no assunto

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

30 ABR 2019

Vitor boa noite, respondendo a sua pergunta posso te dizer que, porquê gostamos, você já inclui todos os seres humanos, mas, tem algumas pessoas que não gostam de saber da "vida alheia", mas vamos falar dos que querem saber tudo sobre tudo da vida do "outro".

A curiosidade vem acompanhada de muitos questionamentos, queremos saber como pessoas famosas, ricas e até aquele vizinho que mora no sobrado na esquina vive, inconscientemente estamos comparando a "nossa vida" com a "vida alheia", não tenho nem uma casa com piscina e, fulano cantor sertanejo tem cinco mansões, quero ver como é o quarto dele, é apenas a curiosidade de saber o que acontece em uma situação diferente da nossa realidade.

Em muitas vezes pensamos até "um dia vou ter uma Ferrari vermelha igual a do ator italiano", as referências de "viver bem e ter qualidade de vida", também é influenciada pela "vida alheia", poder aquisitivo elevado, poder de compra, o sonho de ter uma vida tranquila sem pensar em problemas.

A atriz mostrou a casa dela em um programa para se promover, mas porquê as pessoas assistem e querem saber, pesquisa na internet? Porquê querem ter o mesmo sofá ou a cozinha da casa dela?

No fim das contas Vitor, todos os seres humanos ou quase todos querem viver bem, ter uma vida tranquila, visitar a Europa, passar férias no Caribe, ir a Paris entre tantas outras coisas que a maioria de nós não temos condições de ter e nem em viajar....

Vitor a grande maioria sonha acordado de frente a dela da televisão ou do computador em viver o que os famosos e ricos vivem em seu dia a dia de glamour, é por isso que gostamos e queremos saber tudo da vida alheia... não faz mal sonhar...

Eliane Weber Psicólogo em Salvador