Por que fico vermelho quando as pessoas ficam me olhando?

Feita por >Davi Felipe · 18 abr 2021 Timidez

Bom,algum tempo atrás,eu venho percebendo que estou ficando muito nervoso quando entro em algum lugar e as pessoas ficam me olhando,e eu acabo ficando muito nervoso,fico com o rosto todo vermelho.
Mas quando eu ando na rua,não fico assim,fico normal,não fico nervoso,só em ambientes fechados que isso acontece. Me ajudem,não sei o que faço.

A melhor resposta 19 ABR 2021

Davi Felipe olá,
Então, nosso corpo da sinais a todo momento que existe algo que não está trabalhando em equilíbrio; se em ambientes abertos sua ansiedade não demonstra essas reações, é necessário alinhar o está acontecendo em ambientes fechados, procure ajuda psicológica para reorganizar suas emoções e descobrir o que vem acometendo seu corpo a refletir essas emoções;
fico a disposição
um abraço carinhoso

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

25 ABR 2021

Davi. Vc tem questões com timidez, habilidades sociais.
Vc pode tratar em terapia. Se interessar .
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 ABR 2021

Olá Davi!
A vermelhidão é o seu corpo reagindo diante das situações que te deixam desconfortável.
O nosso cérebro é preparado para nós proteger, e quando você está em algum lugar fechando você fica ansioso e nervoso, ele entende como um sinal de alerta, produzindo a vermelhidão, tem pessoas que ficam com taquicardia, sudorese...
A psicoterapia é um processo a longo prazo que irá ajudá-lo a lidar com a ansiedade e a timidez, procure ajuda de um psicólogo.
Qualquer coisa, fico à disposição!
Letícia de Paulo
Psicóloga clínica CRP-04/59677

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

19 ABR 2021

Olá Davi! Grato por perguntar. Será mais aprofundada a resposta com contexto mais enriquecido. Certamente, em ambiente mais claro, delimitado, com espaço menor, você se sente controlado, observado de perto, com direção certa. Assim organiza-se a ideia de que a outra pessoa pode te dominar. A vergonha, a insegurança, a timidez, fazem com que você veja suas (supostas por você mesmo) inadequações, fiquem muito visíveis.
Será enriquecedor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, para que possa aprimorar o entendimento da identidade, da autonomia, da riqueza e potencialidade únicas, que habitam tuas possibilidades.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que possamos obter os mesmos benefícios que Araraquara obteve, vacina rápida e obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

19 ABR 2021

Olá Davi,

Procure anotar os pensamentos que veem em sua cabeça neste momento.
E as emoções que predominam.
São ambientes com muita ou pouca gente?
São com pessoas conhecidas ou totalmente desconhecidas?
São ambientes que você precisa ser exposto de alguma maneira( falar com pessoas e interagir?)
Respondendo tudo isso, você pode tentar trabalhar seus pensamentos.
Uma boa maneira: é pensar em alguém que não tenha timidez e que você admira muito e imagina o que está pessoa faria ou falaria no seu lugar?
Depois é tentar colocar em prática...
Para o nervosismo pode te ajudar técnicas de relaxamento como: respiração diafragmatica.
Se fizer, tudo isso é ainda assim, não conseguir lidar.
Busque um terapeuta cognitivo comportamental, tem boas evidências de resolução através do treinamento de habilidades sociais.
Espero ter ajudado
Com carinho, Ariane

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro