Por que eu não consigo me importar com nada?

Feita por >Pedro · 16 mar 2021 Habilidades sociais

Eu sou uma pessoa fria emocionalmente, não consigo me importa com as pessoas. Eu apenas vejo elas como um meio de conseguir o que eu quero ou desejo. Tenho muita dificuldade em falar a verdade e me impor ou falar a minha opinião, eu simplesmente não consigo para de mentir... (A não ser agora, tudo o que eu falo é verdade) não aguento mais viver fingindo ser o que eu não sou! Eu tenho que fingir ser o que eu não sou para não afastar as pessoas a minha volta ou fazer com que elas não goste de mim. Porém, eu gostaria muito de sentir afeto verdadeiro pelas pessoas, sentir o pesso de cada lágrima e cada dor... Eu quero poder sentir qualquer emoção verdadeira eu não quero mais fingir eu quero sentir tudo e todos a minha volta! Se alguém pode me ajudar, pôr favor me ajudem. Já não aguento mais.

A melhor resposta 17 MAR 2021

Olá Pedro, o seu relato traz algumas coisas conflitantes, ao mesmo tempo que você diz não se importar com ninguém, reconhece,que mente para que as pessoas não se afastem de você. Ou seja, você se importa, porém, por algumas coisas que devam ter acontecido com você em seu passado, você,criou um muro de proteção onde não permite que as emoções e sentimentos aflorem, mas eles estão,dentro de você. Sugiro você buscar apoio psicológico para conseguir compreender melhor o que vem ocorrendo e modificar o que tem te causado sofrimento.

Ana Paula Leão Batista
Psicologa- terapia presencial e online

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

18 MAR 2021

Olá Pedro, bom dia!

A sua questão é uma preocupação válida e muito importante olhar com carinho.
Primeiro seria importante saber a sua idade. Pois, se for adolescente ou jovem até os 25 anos mais ou menos é parte da nossa constituição da identidade ter essa dificuldade de se relacionar e entender o nosso lugar no mundo.

Segundo, quais são as pessoas que estão perto de você? Quem se importa com você e você com ela? Como é a sua família? Como foi a sua criação? Ninguém se transforma do nada.. a gente tem uma história que tem muito a ver com a nossa história familiar.

Sobre mentir ou não sentir nada - muitas vezes nos identificamos com personagens, com papéis e máscaras, com isso não revelamos quem nós somos realmente para as pessoas. E vamos nos distanciando de nós mesmos, até esquecermos de quem somos. Não fazendo conexão com ninguém , também não se sente nada.

Mas vejo em seu pedido de ajuda uma verdade e uma força de querer mudar isso, e é uma coisa muito positiva.
Recomendo muito uma ajuda profissional onde pode trabalhar os sentimentos, o autoconhecimento e a identidade.

Um abraço.

Psicólogo Neimar Sérgio - Atendimento on-line.

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

18 MAR 2021

Pedro. Se vc mente para os outros e está mentindo p si mesmo, vc reconhece q precisa de ajuda procure fazer terapia. Faça isso por vc.
Se quiser conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAR 2021

Olá Pedro, que bom que escrevestes, percebo um sofrimento no seu relato e isso mostra que você sente algo, já que você enfatiza que aqui você não está mentindo. Quanto ao seu desejo de parar de fingir, é importante entender qual é a necessidade desse fingimento, da onde ele surge, para isso é necessário um processo de autoconhecimento, acredito que você de beneficiaria de um processo psicoterapêutico, que te ajudaria a perceber quais os sentimentos estão de alguma forma sendo omitidos e quais estão aparecendo e te auxiliar a senti-los de modo genuíno. Espero ter te ajudado de alguma forma e que fiques bem, me coloco a disposição para demais dúvidas.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

17 MAR 2021

Olá Pedro, busque ajuda profissional, você não precisa viver mentindo, mas é importante entender os motivos que te levam a fazer isso com frequência.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

17 MAR 2021

Olá Pedro! Grato por escrever. Somente pode falar de frieza emocional, uma pessoa que apresenta vivência e entendimento de calor emocional, somente pode falar mentira quem sabe da verdade, somente finge para agradar, aquele que tem sentimentos e buscas. Certamente, ao longo de tua história, você foi se acostumando a disfarçar a realidade, a mentir, entrou em processo automático, agora quer retornar.
Certamente isso será possível, interessante, enriquecedor.
Para tanto será necessário, você escolher um de nós, entrar em contato para que te conheçamos mais profundamente e possamos, junto com você, planejar estratégias, técnicas e caminhos, para que possa se manifestar de forma mais espontânea e autêntica.
Veja nossos perfis e escolha um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.