Por que eu mudei tanto depois de começar a namorar?

Feita por >Stela · 15 fev 2017 Terapia de casal

Antigamente eu não dava muita importância e levava minha relação com mais leveza, sentia mais segurança e vejo que tinha mais atenção não sei se pq o via menos... Porém hoje em dia eu só consigo desconfiar sempre acho que ele vai me sacanear a qualquer momento , o que posso fazer para melhorar isso ??

A melhor resposta 18 FEV 2017

Bom dia, Stela.
Na clínica, trabalho com a seguinte dinâmica: A identidade de uma pessoa num relacionamento se divide em duas. Haverá a sua personalidade individual, a do seu parceiro, e um meio-termo entre as duas que é uma necessidade de adaptação a uma nova rotina de convivência, para lidar com interesses mútuos. Certamente você já percebeu que pode fazer coisas das quais não gosta tanto apenas para estar com ele, e vice-versa.
Já aviso que isto é perfeitamente normal.
Só se torna um problema quando um dos dois começa a se desvalorizar apenas para agradar à outra pessoa.
Eu gosto de trabalhar os relacionamentos como uma balança que deve sempre estar em equilíbrio. Para nós, é impossível dedicar mais do que 50% da nossa energia mental ao mundo externo. Assim, sempre seremos meia-pessoa no convívio com os outros, e meia-pessoa voltada para nossos próprios interesses.
Desta forma, quando perceber estar fazendo coisas de que não goste tanto apenas para agradar ou estar com a outra pessoa, lembre-se de que você vai precisar dedicar a mesma atenção a você mesma.
O que talvez esteja ocorrendo é uma maior atenção a um dos lados, deixando o outro de lado.
Procure avaliar sua rotina diária e de convívio, e tenho certeza que as coisas vão começar a melhorar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

19 FEV 2017

stela, procure um psicologo. mas acima de tudo siga sua intuiçao...

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

16 FEV 2017

Olá Stela. Algo influenciou para que você se tornasse assim insegura. É importante trabalhar a sua autoestima. Um acompanhamento psicológico pode te auxiliar nessas questões. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo