Por que meu namorado me trata com tanta indiferença?

Feita por >Ana · 10 jul 2020 Terapia de casal

Namoramos durante 3 anos e ele decidiu terminar. Passados 5 meses separados, ele pediu para voltar o namoro. Prometeu céus e terras e conversamos sobre os erros que cometemos na 1° vez que namoramos e resolvemos tentar. Nos primeiros 2 meses após a volta, ele me tratava com gentileza, não era muito romântico, mas percebia o interesse dele. Depois começou a me tratar com indiferença. Não falava mais comigo, não ligava, não mandava msg, as vezes nem respondia. Comecei a questionar e ele começou a ser extremamente grosso e a dizer "falo/respondo quando tiver vontade", "você enche meu saco, insiste muito em falar quando eu não quero", "qual a parte que vc não entendeu que não estou afim de papo?"... E por aí vai! Eu explodi algumas vezes, outras me calei e depois pedia pra ficarmos bem. É como se tivesse medo de ele acabar novamente! E aí, a situação se repete. Um dia me trata bem, outro é indiferente, outro me trata muito mal e quando pergunto se fiz algo, ele diz que não, que ele é quem é assim. Por favor, me ajudem, estou sofrendo muito!

A melhor resposta 11 JUL 2020

Olá Ana.
Imagino o quanto deva estar sendo difícil passar por esta situação. Pelo que você contou, parece que seu namorado ou é uma pessoa realmente grosseira ou talvez não tenha tanto interesse em você. Você também trouxe um possível medo de terminar este namoro novamente. Com base no seu relato, eu lhe proponho a seguinte reflexão: está valendo a pena continuar neste relacionamento? O que te mantem aceitando este tipo de tratamento? E por que está sentindo medo de terminar novamente? Muitas vezes acabamos nos submetendo a relacionamentos em que não estamos felizes por não termos outras pessoas e atividades de interesse em nossas vidas. Analise com calma sua situação e perceba se está te fazendo bem ou não continuar com esta pessoa. Um término de relacionamento dói, mas ficar em um relacionamento sofrendo com grosserias e descaso além de doer, deixa marcas que podem influenciar na sua vida. Busque apoio de amigos e familiares para te ajudarem neste momento. E se ficar muito difícil, procure ajuda profissional.
Um abraço!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

11 JUL 2020

Olá Ana! Namoro, é experimento para conhecer melhor, que na maior parte das vezes não dá certo. Namoro precisa ter o predomínio das coisas positivas, para que tenha chance de evoluir para noivado e casamento. Namoro não é arranjo, é construção que exige o esforço dos dois envolvidos. A maior parte das pessoas namora quatro ou cinco para tentar escolher a construção do vínculo com o melhor. O grande namorado de cada pessoa precisa sempre ser ela mesma. A vida junto com outra pessoa é incerta. Pelo relato, há predomínio de energias negativas. Imagine casamento, questões financeiras, filhos. Essas evoluções amorosas exigirão muita tolerância, esforço, dedicação. Pense em namorar a si mesma, reorganizar tua identidade.
Estaremos à disposição, se for o caso, para maiores esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.