Por que eu me sinto culpada por tudo o que eu faço?

Feita por >Coraline · 6 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Atualmente eu trabalho em um local que eu gosto muito, porém tudo o que eu converso lá eu fico me perguntando “será que eu falei algo errado?” Todas as minhas atitudes, tudo eu me arrependo e me questiono. Acho que as pessoas me acham estranha porque eu não sei mais agir normalmente, me sinto “incomodada” e com medo, tento não demonstrar, mas acho que estou tão neurótica com isso que quando eu passo fico pensando “será que to andando normal?”, as vezes as pessoas estão conversando e eu acho que estão falando comigo, e eu respondo, fico me questionando “será que era comigo mesmo”? ... E até eu mesmo estou me achando estranha, parece que eu não sei conversar, meu vocabulário e a formulação das minhas frases são péssimas.. parece que tenho algum problema, pois nem conversar eu sei.

A melhor resposta 7 JUL 2020

Oi Coraline,
Você não está sendo você mesma, está respondendo de acordo como foi ensinada e isto não é natural.
Está dando as respostas que o sistema te ensinou, está tudo programado dentro de si mesma.
A insatisfação que sente é o resultado desse nível de interação.
Precisa voltar a ser você mesma, precisa aprender que uma coisa é o que o sistema ensina e outra é o que a vida quer.
Volta-te para ti mesma, seja a Coraline que você quer e não o que os outros querem que seja.
É preciso ousar ser si mesma, não ter vergonha de ti e das respostas que dás, e preciso sustentar a forma de vida que quer e se outras pessoas não gostarem, problema deles.
Você não tem que ser como eles querem e sim como você quer.
Depois, deves sim ter determinados cuidados e flexibilidade para melhor conseguir o que você quer para a sua vida.
Se precisar de ajuda, escolha um bom psicoterapeuta que te ajuda a entender todo este jogo.

5826 respostas

7 JUL 2020

Olá Coraline! Grato por participar. Você está precisando se cobrar menos e confiar mais em si mesma. Todos nós falamos coisas erradas, fazemos coisas que, aos olhos dos outros, podem ser consideradas erradas. Você está sendo muito exigente consigo mesma. Precisamos situar a tua essência. Lembre-se cada pessoa é única, tem uma história que somente ela tem. Assim, você é uma pessoa única, rara, original. Não há como dizer que você é pior ou melhor. Há como dizer que você é uma pessoa única, em construção. Seu trabalho, assim como os demais trabalhos, acontecem porque nossos patrões precisam que façamos isso, as pessoas que pagam pelos serviços que fazemos, entendem que vale à pena pagar por isso. Valorize-se, você, como todos nos, sendo original, vivendo a construção de tua humanidade com erros e acertos, superações e perdas, faz-se pessoa interessante. Será enriquecedor você poder contar com a condução científica de um psicólogo, para que enriqueça tua identidade e desenvolva mais seus potenciais e possibilidades.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.