Por que é tão difícil para mim?

Feita por >Matheus · 30 jul 2024 Desenvolvimento pessoal

Olá pessoal, me chamo Matheus, tenho 29 anos. Estou em um momento bem ruim psicologicamente e queria entender melhor. Estou cursando uma faculdade e me formo em setembro, com data marcada e tudo. Porém, depois de passar todo esse tempo de graduação (desde 2016) percebo que talvez não seja a profissão que eu queira seguir. Eu me questiono e não sei dizer porque escolhi o curso lá no inicio e porque continuei levando meio que no automático. Estou com uma mistura de sentimentos ruins, ansiedade, insegurança, desesperança sobre o futuro. Eu já faço terapia e tem me ajudado um pouco. Estou tentando descobrir o que realmente quero fazer, mas não tenho muita ideia ainda. Pensar no futuro depois da formatura me deixa muito mal, como se eu fosse ser uma pessoa inútil tendo que voltar e fazer tudo denovo. Enfim, tenho uma família muito acolhedora que me apoia, mas é um problema interior meu que preciso vencer e não é nada fácil.

A melhor resposta 31 JUL 2024

Entendo o quanto essa situação pode ser desafiadora para você. É natural sentir essa mistura de sentimentos em um momento tão crucial da sua vida. É necessário entender melhor esses sentimentos e encontrar um caminho que te traga mais clareza e tranquilidade.

Primeiramente, é importante reconhecer que suas emoções são válidas e compreensíveis. Concluir uma graduação é um marco significativo e, ao mesmo tempo, pode trazer muitas dúvidas e inseguranças sobre o futuro. O fato de você estar questionando suas escolhas mostra que está buscando um caminho mais alinhado com quem você é e com o que realmente deseja.

Aqui estão alguns pontos que podem ajudar você a navegar por esse período:

Auto-reflexão: Reserve um tempo para refletir sobre o que te motivou inicialmente a escolher esse curso e como suas experiências ao longo da graduação influenciaram suas percepções. Pergunte-se o que gostou e o que não gostou, e o que essas preferências dizem sobre você e seus interesses.

Exploração de opções: Explore outras áreas que possam te interessar. Conversar com profissionais de diferentes campos, fazer cursos online ou voluntariar em áreas de interesse podem te dar uma perspectiva mais clara sobre outras possibilidades.

Apoio emocional: Continue valorizando e utilizando o apoio da sua família e da terapia. Compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança pode aliviar o peso emocional e proporcionar novas perspectivas.

Planejamento gradual: Encare essa transição como um processo. Não sinta que precisa ter todas as respostas imediatamente. Pequenos passos, como identificar interesses e habilidades, podem te guiar para uma direção mais satisfatória.

Aceitação: Aceite que é normal sentir insegurança e ansiedade sobre o futuro. Muitos passam por essa fase e, com o tempo, encontram um caminho que lhes traz realização. Permita-se sentir e processar essas emoções sem se julgar.

Lembre-se, o importante é não se pressionar a ter todas as respostas de imediato. Você já mostrou força e resiliência ao chegar até aqui e ao buscar ajuda. Vamos continuar explorando juntos, passo a passo, para encontrar um caminho que te faça sentir mais seguro e confiante sobre seu futuro.

Roberta Garuti Paiva Cracco Psicólogo em São Paulo

4 respostas

5 AGO 2024

Olá Matheus, tudo bem?
Entender e lidar com sentimentos de dúvida sobre o futuro e a carreira, especialmente perto da formatura, é uma experiência comum, mas pode ser desafiadora. Entenda que é normal não ter tudo planejado. Muitas pessoas passam por várias mudanças de carreira ao longo da vida. Flexibilidade e abertura para explorar novas oportunidades são importantes. Mesmo que você não siga a carreira relacionada ao seu curso, a educação que recebeu ainda tem valor. As habilidades e conhecimentos adquiridos são transferíveis para muitas outras áreas.
Lembre-se de que é normal passar por fases de incerteza e que a descoberta do caminho certo pode levar tempo. Seja gentil consigo mesmo e permita-se explorar e aprender ao longo do caminho.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

1 AGO 2024

Olá, Matheus, sinto muito por você está passando por esse momento de conflito interno. É comum lidar com as incertezas sobre o futuro e não ter todas as respostas que gostaríamos. Sugiro que continue com a terapia.

Débora Inácio Psicólogo em Extrema

4 respostas

1 AGO 2024

Oi, Matheus! Muitas pessoas passam por essa fase de questionamento, especialmente quando se dão conta de que a escolha de uma carreira pode não se alinhar com suas verdadeiras paixões.

É positivo que você já esteja em terapia; esse espaço pode ajudá-lo a explorar seus sentimentos e refletir sobre suas motivações. Tente se dar permissão para explorar novas possibilidades sem se pressionar a ter todas as respostas imediatamente. Pergunte a si mesmo o que te faz feliz ou o que te entusiasma, mesmo que sejam pequenos interesses. Às vezes, esses pequenos sinais podem levar a um caminho mais claro. Lembre-se de que mudar de direção não é um fracasso; é uma oportunidade de se conhecer melhor e construir um futuro mais alinhado com quem você realmente é.

Estou aqui para apoiar sua jornada!

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Matheus
Creio que precisa se dar conta de que não é um curso, não é uma faculdade que vai uma direção profissional.
Cada um tem determinados talentos, a vida te deu esses talentos que você vai transformá-los em ferramentas para teu desenvolvimento profissional.
O problema é que você confiou na indicação de outros e não percebeu a tua própria orientação.
O sistema educativo não desenvolve teus talentos, apenas te acumula de conhecimentos que são utéis sim, mas desde que você tenha identificado o objetivo de vida, o propósito de vida.
Após a formatura, pode fazer Psicoterapia para escontrar o teu propósito de vida...
Que ótimo que você está se dando conta agora, muito melhor do que mais tarde, onde escolhe uma carreira e esta não te realiza.
Não é o dinheiro e sim a tua vocação que te realiza.
Nada está perdido, não foi escolha errada tua, foi o caminho através do qual, descobriu isso.

Abraços

6351 respostas

1 AGO 2024

Olá, Matheus, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Matheus, neste seu caso possivelmente a realização de um Teste de Orientação Profissional junto a um psicólogo pode ser sim de grande valia, tal teste é construído buscando conectar o maior número de informações colhidas sobre a personalidade, perfil de inteligência e habilidades pessoais que como resultado sugerem áreas de trabalho que melhor contemplem as características da pessoa interessada em tal conhecimento; provavelmente assim você terá um melhor embasamento sobre sua opção profissional e trará alívio a essa tensão tão genuína que é se ver em uma profissão ou em outra.

E continue explorando sua atual escolha de formação na psicoterapia, junto com o/a profissional que te acompanha, olhando para o momento lá atrás que você escolhe sua atual formação, tanto quanto percorrendo esses oito anos em que você foi levando no automático, a psicoterapia é sempre essa oportunidade, lugar e momento de sairmos um pouco do fluxo do cotidiano, darmos uma pausa, respirar, e acolher, escutar e observar nossas escolhas, medos, desejos, dúvidas, inseguranças e sonhos.

De fato, Matheus, seguir um caminho por pressões externas, seja direta, familiares e afins, seja indireta, o momento socioeconômico e cultural no qual estamos inseridos, muitas das vezes constela um sentimento de frustração e impostura que podemos acabar arrastando por anos a fio, a solução é o autoconhecimento, aceitação e sóbria coragem.

Matheus, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

287 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde, Matheus! Grato por escrever. O que está acontecendo com você, é razoavelmente frequente. Duas coisas importantes:
você concluir o melhor que puder, seu curso atual. Depois disso, passar por orientação ocupacional com psicólogo especializado, para que tenha trabalhe com profundidade a essência da escolha, da profundidade para situar-se com sujeito construir de sua profissão, temperada por tua personalidade, motivação, habilidades e interesses.
Ateciosamente,

9313 respostas

31 JUL 2024

Bom dia Mateus. Eu sugiro trabalhar na sua terapia um teste vocacional, mapeamento dos seus potenciais e orientação de carreira. Como você já está se formando, descobrir com auxílio profissional onde você se encaixa no mercado de trabalho. Isso que você está vivendo é fruto do seu amadurecimento e a faculdade não prepara para a vida profissional e financeira. Mas com a terapia você preenche esses pontos. A disposição
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

31 JUL 2024

Olá, Matheus!
Me parece que são muitas mudanças para você lidar no momento. Sair do papel social de estudante e entrar no mercado de trabalho, perceber que talvez sua escolha de graduação na época não seria a mesma que faria hoje e com isso, a angústia por temer o futuro e seu desempenho profissional.
Que bom que faz terapia e tem uma rede de apoio. Tente levar o que sente para a terapia para construir outros caminhos, possibilidades para dar conta dessa situação.
Me parece que nesse momento seja importante olhar para si com mais acolhimento, você não é o mesmo do início da graduação, fez as escolhas que fez com as ferramentas que tinha lá atrás. Você tem o presente, o que é possível de fazer hoje e em curto prazo?

Atenciosamente,
Cláudia H. L. Alves
CRP 03/26526

Cláudia Horrana Leite Alves Psicólogo em Vitória da Conquista