Por que dói tanto a separação?

Feita por >Anastacia · 6 fev 2022 Separação

Estou casada há 6 anos, mas meu marido tem a personalidade instável e explosiva. Ao menor sinal de contrariedade ele explode e diz coisas que muito magoam. Eu gosto dele, mas não gosto de seu machismo, de seu ciúmes doentio, não me deixa ter amigos homens, é errado ter amigos homens? Já nem sei mais o que é certo ou errado e o que eh fruto da loucura dele. Ele me censura até mesmo por postagem nas redes sociais me sinto oprimida, as vezes faço pequenas coisas escondidas como visitar uma amiga pq se ele soubesse a casa caía na minha cabeça.
Bom, estou me separando, alimento esta ideia já a um bom tempo, mas nunca tive coragem de colocar em prática. Mas agora não me resta outra escolha, mas ao fazer as malas e encaixotar a mudança sinto um vazio tão grande no peito, uma dor tão profunda na alma, que cada passo que dou eh usando uma força descomunal. Sinto vontade de chorar, angústia e desespero com a mudança. Não sei o que fazer. Me sinto paralisada com essa dor que não esperava sentir. Todos estão me pressionando a separar, e eu mesmo me digo que eh a melhor decisão mas ao passo que minha razão dita isto minha emoção esta descontrolada gritando o contrario. Sentimentos que nem imaginava sentir afloram a todo instante e mesmo com toda a insistência por parte dele para que eu não vá sinto que tenho que ir pois do contrário sofrerei ainda mais.

A melhor resposta 7 FEV 2022

Olá Anastácia!
Dói tanto porque é uma perda. Assim como a morte, a separação em sua maioria, quando ainda existe sentimentos o sofrimento é inevitável. Você compartilhou parte de sua vida com uma pessoa, e se separar é deixar para trás um pouquinho de você, do que construíram juntos, sem falar que nem sempre terminamos por falta de amor, mas por saber que se amar é mais importante. Imagino que não esteja fácil, mas se posso lhe sugerir algo é: chore, põe pra fora, exale toda essa emoção que grita dentro de você. O sofrer nestas circunstâncias é compreensível e saudável para que possa elaborar toda essa dor e continuar sua caminhada de uma forma mais leve e feliz (é um processo). Se preciso, procure ajuda de um profissional. Espero que fique bem.
Sinta-se abraçada, Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

11 FEV 2022

Olá Anastacia.
O ciúme é um componente bom e ruim da relação amorosa. Bom porque é zêlo, cuidado. Ruim se virar assombração, ficar vendo coisas que não existem e "explodir" - isto é terrível. E parece que esse "fantasma" assombrou seu casamento. E você está bem convicta de sua decisão - amadurecida. A dor pela separação pode vir do amor que se sentia pela pessoa - de fato, no coração sempre fica um lugar para aquela pessoa que um dia amamos. E por isso é lamentável perceber que o que poderia ter sido um grande relacionamento não foi tão grande assim ... O ideal é a relação amorosa incluir as duas coisas sempre: união e separação - ter momentos felizes juntos mas também ter momentos felizes com amigos, amigas, familiares... Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

11 FEV 2022

Olá Anastacia.
O ciúme é um componente bom e ruim da relação amorosa. Bom porque é zêlo, cuidado. Ruim se virar assombração, ficar vendo coisas que não existem e "explodir" - isto é terrível. E parece que esse "fantasma" assombrou seu casamento. E você está bem convicta de sua decisão - amadurecida. A dor pela separação pode vir do amor que se sentia pela pessoa - de fato, no coração sempre fica um lugar para aquela pessoa que um dia amamos. E por isso é lamentável perceber que o que poderia ter sido um grande relacionamento não foi tão grande assim ... O ideal é a relação amorosa incluir as duas coisas sempre: união e separação - ter momentos felizes juntos mas também ter momentos felizes com amigos, amigas, familiares...

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

7 FEV 2022

Oi Anastacia,
A separação dói porque não nos amamos; porque invertemos a ordem das coisas...
Imagino que esteja sentindo... porém, precisa dar-se conta porque teu marido é assim e o que voce precisa sacar!
Sem isso, de nada adianta separar-se, é sofrimento no vazio...
Portanto, faz bem separar-se, mesmo porque já tomou a decisão, mas na sequência, precisa fazer Terapia para dar-se conta de uma série de coisas ... por motivos justos, não vou expor aqui. Se não souber, a próxima ligação afetiva tem a tendência de acontecer a mesma coisa.
TUDO ACONTECE, os fatos se repetem para podermos corrigir-nos, aprimorando o nosso viver de acordo com as coordenadas da vida. Faça Psicoterapia.
Abraços

5830 respostas

7 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2022

Oi, Anastacia!
Obrigada por falar um pouquinho. A separação é um processo de luto e por isso trás consigo medo e sofrimento. O importante é você entender todo o processo que está vivendo, quem é você nessa relação e os ganhos e perdas que ela trás. Por isso sugiro que busque terapia para entender essa variedade de sentimentos que a norteia e que consiga tomar decisões de maneira segura e consciente, visto que trata-se de uma relação doentia e que compromete a sua saúde mental.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

7 FEV 2022

Olá Anastácia! Grato por escrever. Dói tanto porque não é do marido que você se separa, é do símbolo, da fantasia de casamento e seu desenvolvimento ideal. Dói tanto porque você irá lidar com nova forma de viver, que nesse caso, é explícita. Em outras palavras: cada dia é novo, tudo é novo, mas a ideia de estar casada, ter uma companhia combinada com rotina estável, é diferente da ideia de estar separada, com os potenciais desdobramentos culturais e naturais dessa condição. O novo é assustador, mas com estratégia, calma, discernimento, ciência, a gradativa decifração do novo irá se mostrar domável. Pelo jeito que você escreveu, a escolha da separação é definitiva e atual. Sendo assim: calma, sabedoria, discernimento, apoio de pessoas sensatas, éticas, amadurecidas, respeitosas. Muito cuidado para, diante da carência ou insegurança, trocar seis por meia dúzia.
Até namorado precisa ser objeto de pesquisa cuidadosa.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.