Por que as pesssoas me encaram tanto, na rua?

Feita por >Andreia123 · 6 fev 2024 Abordagem psicológica

Olá, então eu não entendo porque as pessoas me encaram tanto na rua, e rirem de minha pessoa quando me olham, eu tenho problema em um olho, estrabismo será que é, por esse motivo? Não me sinto bem quando isso acontece tenho vontade de chorar e viver trancada dentro de casa, porém sou mãe de 3 filhos e preciso levar eles a escola, e me sinto desconfortável quando isso acontece..

A melhor resposta 15 FEV 2024

Olá, Andreia!

Obrigada por compartilhar seu incômodo, é compreensível que você se sinta desconfortável nessas situações.

Embora seja possível que isso tenha ocorrido e as pessoas tenham rido de você por algum motivo, também é possível que as pessoas estejam focando em outra coisa ou rindo por um motivo alheio. Na terapia, você pode avaliar melhor e identificar os indícios de que realmente estão te encarando e de que é de ti que estão rindo e os indícios do contrário, para tentar identificar a situação de forma realista.

É possível que nessa análise você perceba que provavelmente você não é geralmente o foco de atenção e de riso das pessoas, e isso ajudará a reduzir seu desconforto e a continuar saindo com mais disposição. E também é possível que talvez se perceba que as pessoas estivessem mesmo encarando você. Nesse caso, você poderá desenvolver na terapia estratégias de enfrentamento para lidar com isso e fortalecer sua autoestima para que os comportamentos desrespeitosos dos outros não te prejudiquem.

É essencial lembrar que a forma como os outros reagem não reflete o seu valor como pessoa. As pessoas podem ter diferentes reações por falta de conhecimento ou compreensão, é importante não se privar de viver plenamente por causa das atitudes dos outros.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Andreia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

22 MAR 2024

Olá,

Sinto muito ouvir que você está passando por essa situação desconfortável. É compreensível que o comportamento das pessoas na rua, especialmente quando elas olham ou riem, possa afetar significativamente sua autoestima e bem-estar emocional. Não é fácil lidar com isso, especialmente quando você é mãe e tem responsabilidades diárias.

Pode ser que o estrabismo no olho seja uma das razões pelas quais as pessoas olham, mas é importante lembrar que as pessoas têm diferentes formas de reagir ao que consideram diferente. Às vezes, o olhar das pessoas pode ser mais uma expressão de curiosidade do que de zombaria, embora entendo que isso não torne a situação menos desconfortável para você.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a lidar com isso:

Autoaceitação: Lembre-se de que você é muito mais do que a aparência externa. O estrabismo no olho não define quem você é como pessoa ou como mãe. Tente se concentrar em suas qualidades, realizações e no amor que você dá aos seus filhos.

Suporte emocional: Considere falar com alguém de confiança sobre o que está passando. Pode ser um amigo, um membro da família ou até mesmo um profissional de saúde mental. Ter alguém para conversar e desabafar pode ajudar muito.

Enfrente a situação: Às vezes, confrontar a situação de frente pode ajudar a reduzir o desconforto. Por exemplo, quando alguém olhar para você, tente sorrir de volta ou simplesmente continue seu caminho. Isso pode mostrar que você está confiante em quem é.

Cuidado pessoal: Encontre atividades que ajudem a elevar seu ânimo e aumentar sua autoconfiança.

Camila Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

27 FEV 2024

Olá Andreia. Você não nos trouxe a sua idade, mas é mãe de três filhos e da forma como se colocou, percebo ser uma mãe zelosa e responsável. Na realidade, não temos como validar olhares e risos de estranhos na rua, pois qualquer um pode estar com o foco em outra situação, lembrança ou pessoa, porém o que vai determinar que isso é uma verdade absoluta "para você", será você mesma, baseada em seus traumas e experiências de vida.

Veja se isso faz sentido para você: alguma outra pessoa possui algum tipo de problema físico, qualquer que seja. Se apresentar ou portar um problema físico fosse necessariamente uma condição para que outros riam ou julguem, significaria que todos; todos, sem exceção, reagiriam como você relatou acima. Então pergunto: por que algumas pessoas que têm algum problema, seja ele qual for, vivem como se ele não fizesse parte de sua vida?

Daí a importância de entrar em contato com sua história e com as suas emoções. Elas poderão levá-la a se conhecer melhor e trazer e ajudá-la a encontrar em você mesma a força e a autoestima para isso não mais afetá-la.

À disposição, caso tenha conseguido ajudá-la de alguma forma. Abraços.

Anônimo-427854 Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

26 FEV 2024

Olá Andreia123! Obrigado pela pergunta. Quando temos algo físico diferente do comum, naturalmente temos essa parte que as pessoas querem decifrar, entender, para não ficarem com ameaça do desconhecido. De outro lado, poderemos muito bem, e provavelmente pensar na possibilidade de você, incomodada com esse aspecto, prestar mais atenção nas pessoas (encará-las) e diante desse seu comportamento, elas corresponderem, e você supor, por sentir-se frágil, que está sendo encarada primeiro, quando na verdade, pode estar vivenciando o ato e encarar antes de ser encarada.
Certamente você precisa melhorar a autoestima, aprender a lidar harmonicamente com seu corpo, com as trocas sociais.
Atenciosamente,

8607 respostas

22 FEV 2024

Olá,
Sinto muito pelo tem passado. Tem pessoas que não sabem lidar com aquilo que não entendem e agem de forma inadequada, despeitando assim as particularidades do outro. Mas pro outro lado é importante você passar por um processo de analise para compreender quando é o outro que age de forma inadequada ou você que se sente diferente e com isso acaba tomando pra si os olhares e risos. Fico a disposição para ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

20 FEV 2024

Esse desconforto só existe porque você mesma é incomodada com sua aparência, o que reflete para os demais. Precisa trabalhar essa autoestima pois isso é dependência emocional. Ser julgados nós sempre seremos , a diferença é como encara isso em você mesma. Quando mudar a forma como você mesma se trata você vai ver que mesmo alguém que olhe e ria não vai mais te incomodar. A questão principal é sua com você mesma. Estou à disposição.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

16 FEV 2024

Olá Andreia! Todas as vezes que você sai as pessoas te olham? Pode ter outros motivos além do estrabismo? Pode ser que realmente te olhem por esse motivo que citou, mas pode ser que não tenha nada a ver com o que imaginou. Comece a avaliar outras possibilidades.
Não sair de casa não vai te ajudar a se sentir melhor. Imagina se privar de fazer coisas que são importantes para você por conta da possibilidade de ser olhada. Se for difícil para você lidar com essas questões sozinha busque terapia.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

15 FEV 2024

Olá, Andrea! Aprecio a sua coragem de expor os seus sentimentos, imagino que não deve ter sido fácil relatar tudo isso e sinto muito por se sentir assim.

Primeiro, precisamos pensar que as pessoas são diferentes umas das outras, e isso é normal e é bom, imagina se todos fossemos iguais, não seria chato?! Mas, mesmo as nossas diferenças sendo naturais, as vezes é muito difícil para nós seres humanos lidarmos com o novo, aquilo que eu não sei o que é, que foge do padrão de costume do meu ambiente.

Quando falamos sobre costume, eu tenho certeza que seus filhos te veem normalmente, sem te julgarem, pois se acostumaram com as suas características desde o nascimento, assim como você se acostumou com a característica de cada um deles.
Porém nem todos nós fomos criados juntos, então por sermos de locais diferentes, nos acostumamos com padrões e características diferentes. Por exemplo: no Japão, é comum ter pessoas com os olhos puxados. Já aqui no Brasil, nós percebemos quando há alguém com olhos puxados facilmente, pois não faz parte da nossa cultura e ambiente.

Portanto, sim, é possível que as pessoas possam te encarar devido aos seus traços, por não estarem acostumadas com suas características, mas isso não diz respeito a você, diz respeito a elas. Você não têm motivos para se sentir envergonhada ou mal na rua, pois você somente está sendo você, o que é uma coisa muito boa! É importante entender que nossos traços fazem de nós quem nós somos, contam a nossa história que é linda e individual.

Então, Andreia, vamos pensar sobre isso?! Se a pessoa te olha, isso diz respeito a ela, diz respeito a dificuldade e a cultura dela, mesmo morando na mesma cidade. Não diz respeito a você. Porém, eu acredito que seja muito importante trabalhar as questões relacionadas a autoestima e aceitação na terapia, assim será mais confortável lidar com todos esses sentimentos dolorosos.

Espero que eu tenha te ajudado, e mais uma vez te parabenizo pela sua coragem, você é uma pessoa muito forte.
Foi um prazer te conhecer um pouquinho, um abraço!

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba

12 respostas

15 FEV 2024

Seja bem vinda, Andreia!

Essa sensação deve ser trabalhada em atendimento. O atendimento psicológico irá se aprofundar nos motivos de porque tem tido essa percepção das pessoas te olharem
demasiadamente. Em sua mente, colocou em questão o estrabismo. Isso pode estar relacionado com uma variedade de opções e um atendimento mais focado em seu desenvolvimento psicologico pode te auxiliar nos motivos de se sentir desse modo, trabalhar a baixa auto estima, a motivação de estar com sua família e até mesmo da sua participação no dia a dia do convívio social com seus filhos. Tudo tem seus motivos e frente aos desafios emocionais fico à disposição para um atendimento mais assertivo e eficaz de sua necessidade. Comece lembrando de seus pontos positivos, começando pelo seu desejo de ser presente na rotina de seus pequenos. Um forte abraço.

Carolina Macêdo de Souza Psicólogo em Ribeirão Preto

3 respostas

15 FEV 2024

Olá Andreia, espero que esteja bem e que fique bem.
Sinto muito por estar passando por essa sensação, para que você fique bem e importante fortalecer o seu processo de auto estima, quando estiver bem consigo mesmo essa sensação sera impercepitivel, mas primeiro e necessário cuidar de você para que não pare de fazer suas coisas e cuidar dos seus filhos. Quando estamos com baixa auto estima tudo a nossa volta parece reforçar o que não está bom em nós. Por isso procure um profissional da saúde mental para olhar para si e entender que o externo e dos outros e não sei.
Abraços fique bem se precisar de algo conte comigo.

Elaine Alves Psicólogo em Cajamar

6 respostas

15 FEV 2024

Olá! Vc deve se cuidar. Até por causa dos seus filhos. Eles certamente querem lhe ver feliz!! Ja pensou em tratamentos ou cirurgias? Outro ponto a se pensar é:" Será q elas riem de vc sempre...ou vc já estaria condicionada a devolver a suposta ofensa com defesas inconscientes? Nem todas as pessoas estão rindo de nós, na rua... Às vezes vc pode estar passando por uma dupla na rua e estão rindo de outra coisa. Na clínica psicológica, vc reaprende a se enxergar como importante. A se importar menos com a opinião alheia, a focar no que ou em quem importa mais. Pense nisso! Coragem!! E, se precisar, pode me procurar! Boa sorte!!

Jaqueline Pereira Mayworm Psicólogo em Petrópolis