Por que as pessoas me abandonam?

Feita por >Nay · 5 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

A minha vida toda eu tive amizades que não duravam muito tempo. Me sinto muito só, assustadoramente só. Da família aos amigos, sempre eu magoo alguém, ou alguém cansa de mim... Não sei, só sei que ninguém fica.
Meu aniversário é em outubro, ou seja, fim do ano. No começo e no meio do ano, sempre me dedico com muito afeto às amizades, pois me apego fácil e sempre gosto de fazer surpresas e dar presentes para as pessoas. E internamente fico apostando em quem vai sobrar até o meu aniversário. E geralmente quase ninguém fica até lá. Por isso meu aniversário passou a ser um dia que eu temo, um dia triste. Depois de tanto tempo com as mesmas coisas se repetindo, o problema só pode ser comigo, certo?

A melhor resposta 5 MAI 2020

Olá Nay!
Não sei se a linha de raciocínio que podemos seguir é de quem é o problema, mas sim pensar que todas essas relações possuem você em comum.
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento, possibilitando a compreensão da maneira como você se relaciona, o que essas perdas possuem em comum e elaborar as mágoas pela perda de amizades que podem ter sido dolorosas.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo