Por que abusamos de pessoas que gostam da gente em excesso?

Feita por >Marcos França · 15 fev 2022 Terapia de casal

É possivel que eu tenha abusado da minha parceira por ela me amar e demonstrar muito isso ? Se sim, por que ?
Eu gosto muito dela, mas parece que o fato de ela gostar muito de mim tenha me feito abusar dela. Preciso de um esclarecimento.

A melhor resposta 16 FEV 2022

Oi, Marcos
Pelo teu relato, não consigo visualizar que tipo de abuso se trata, a frequência ou a intensidade dele. Recomendo que dê mais informações a um profissional que faça um acompanhamento contigo para que vocês possam pensar juntos sobre o caso.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

22 FEV 2022

Marcos,
Nada é por acaso. Assim como ninguém trai sozinho o abusar também... Pode ser sim que ela ou uma pessoa se deixe usar para ser merecedora de voce. E aí, depende do seu caráter, se vai explorar ou não. Se voce explorar conscientemente, dia menos dia mais, vai pagar... por isso voce percebendo que ela cuida demais de ti, é muito esmerada, questione ela, porque ela está fazendo tudo isso. Pode ser que seja doação mesmo, mas sempre é bom verificar para que ela fique consciente e que não esteja querendo te comprar através dos cuidados.
Esclareci? Se não, retorne!
Abraços

5817 respostas

22 FEV 2022

Ter a certeza da que alguém gosta exageradamente da gente eleva a autoestima, enquanto que outro precisa da sua aprovação e se anula para conseguir, se torna tão fácil, sem desafio ( o ser humano gosta de um pequeno desafio), então que se a própria pessoa não se valoriza porque alguém iria valorizar também ?

Dr. Anderson Garcia Psicólogo Psicólogo em Uberlândia

11 respostas

16 FEV 2022

Olá Marcos,
Você quis dizer que abusa da boa vontade dela?
Para responder essa sua pergunta é preciso saber como você age e lida com as demonstrações de afeto em seus relacionamentos amorosos e familiar também. Cada pessoa tem uma reação e comportamentos diferente, não existe uma resposta específica.
Você parece estar com um sentimento de culpa por abusar da boa vontade dela, você retribui tudo o que ela faz para você? Se retribuir pode ser que esse sentimento de culpa seja reduzido.
Conversar com ela também a respeito disso pode ser uma alternativa.

Abraços

Psicóloga Amanda Cesena Psicólogo em São Paulo

11 respostas

16 FEV 2022

Olá Marcos! Grato por escrever. Provavelmente sim. Muito frequentemente filhos exploram mães e pais, depois dão continuidade com as parcerias afetivas e amizades. Isso decorre do fato de que o ser humano parte da ideia de que quer ter prazer, conforto, ser servido, viver como se ele fosse o centro do universo. De certa forma isso protege a vida, mas muito frequentemente há acomodações que faz com que a pessoa abuse justamente de quem menos deveria, gerando uma linguagem de convivência contraditório.
Será preciso amadurecer, será preciso aprofundar o entendimento das razões e implicações do egoismo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, venha com mente aberta, persistência e disciplina para um trabalho científico com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.