Perder o interesse em viver é normal?

Feita por >Anna Paula · 12 ago 2022 Depressão

Tenho 40 anos e tive uma vida completa. Tive uma vida sensacional, com altos e baixos. De uns 5 anos pra ca, nao tenho mais vontade de viver. Tenho tudo que a maioria das pessoas considerariam importante pra ser feliz e inclusive me considero feliz. Mas nao tenho aquela vontade de viver, acho que ja vivi plenamente tudo que eu tinha a viver e nao vejo mais motivos para viver. Sinto que perdi o tesao pela vida e por mais que eu faca coisas diferentes, vem esse sentimento. Nao tenho interesse em cometer suicidio, mas tem um vazio tao grande que eu nao sei explicar e nada supre essa vontade de terminar. A sensacao que da eh que estou cansada de viver e queria parar.

A melhor resposta 13 AGO 2022

Olá, Anna
A maior parte das pessoas que não tem mais esse interesse pela vida não desejam o suicídio efetivamente (mesmo que em alguns momentos flertem com a ideia), mas sim desejam uma nova forma de viver, já que aquela que vem levando, de alguma forma não é mais tão interessante.
Te sugiro pensar sobre isso num processo de terapia, assim esse pensamento pode ser cuidado de uma forma mais sensível.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

29 SET 2022

Anna, você tem uma vida pela frente ainda, cuide-se faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 AGO 2022

Vc n tem motivos p nao encontrar mais a felicidade , vc está encontrando maneiras de se sabotar
Sou monica Psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 AGO 2022

Olá Anna Paula, espero que esteja tudo bem com você.

Anna, é muito interessante você se dar a oportunidade de investigar e aprofundar o que está acontecendo dentro de você, do ponto de vista subjetivo, para que tenha esse sentimento de vazio, essa falta de vontade de realizar as coisas de tua vida e de traçar metas e objetivos pessoais de agora em diante. A falta de clareza emocional sobre o que está se passando dentro de você, pode agravar mais esse quadro com o tempo, e te conduzir a estados mais profundos de insatisfação pessoal e apatia. A busca por autoconhecimento vai te ajudar muito a te colocar em contato com as causas desse sentimento que descreve, para te proporcionar a oportunidade de ultrapassar esses estados, em busca de uma regulação normal de seus padrões emocionais e mentais. Além disso, você pode descobrir e desenvolver novas habilidades e potenciais que vão possibilitar a conexão com novas vivências e experiências pessoais que, com certeza, podem trazer de volta seu gosto e satisfação pelas coisas da vida. Através da psicoterapia você pode obter isso. Se possível, comece seu processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia o quanto antes, para que você inicie sua mudança e sua busca de autoconhecimento. Ressignificar a vida de tempos em tempos é fundamental para renovarmos nossas características emocionais e subjetivas, e para continuarmos conectados com nosso caminho pessoal ao longo do tempo, tendo sempre consciência de nossos processos pessoais e da direção de nossas escolhas.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

16 AGO 2022

Olá Anna, você não sente nada como “um vazio”, sentir um vazio também tem seus motivos, isso pode ser sintomas de depressão. O processo na psicoterapia também é um processo investigativo e de intervenção. Sugiro o encaminhamento psicológico para poder ter um espaço para você ser acolhida e ter essa escuta ativa que você provavelmente esteja precisando.

Estou aqui para qualquer dúvida.
Sinta-se abraçada,
Andreia Almeida.

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

13 AGO 2022

Olá Anna.
Você ainda tem muita vida pela frente, levante a cabeça e comece a investigar o que significa esse vazio. O nosso corpo "fala"precisamos ler o que ele quer nos dizer. Importante que você faça terapia para junto com o profissional desenvolvam estratégias de enfrentamento disso que você chama de perda de interesses, mas que podem ser sintomas de depressão. Procure o quanto antes ajuda psicológica. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

13 AGO 2022

Olá Anna Paula! Obrigado por escrever. Tenho sessenta e quatro anos e tenho metas, objetivos e fantasias, sonhos, imaginações que certamente não se completariam em mais duzentos anos. Certamente dá para resgatar tua história, integrar passado com presente e futuro, de forma a reavivar objetivos.
Perder o interesse em viver, dito dessa forma, é uma generalização que não reflete a riqueza da história e das possibilidades dessa maravilhosa máquina humana que somos. Em você, por comparação, há milhares de super computadores, alimentados dos mais diversos dados, que adequadamente direcionados, produzirão soluções, superações e criações para as vidas, que te gratificarão muito. Tenha certeza!
Estaremos, nós psicólogos, a disposição para assessorar essa caminhada.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.