O que fazer quando se perde a vontade de viver?

Feita por >Patricia · 2 fev 2022 Motivação

Meu nome é Patricia, tenho 48 anos, sou saudável, tenho uma família amorosa, que eu amo e me amam, mais eu perdi a vontade de viver, não tenho mais interesse em nada, estou cansada, sinto que já vivi o suficiente. Faço tratamento com psiquiatra no momento, já fiz outros tratamentos, com psiquiatras, psicólogos, religiosos, até melhoro, mais vontade de viver? não tenho mais.

Grata,

A melhor resposta 3 FEV 2022

Boa tarde, Patrícia,
Seu relato me lembra o de uma pessoa que já passou por muita coisa, e além do interesse, perdeu o gosto pela vida. Talvez falta de interesse, talvez fala de entusiasmo.
Muitas vezes a falta de brilho nos faz cair numa rotina onde nada parece interessar. É uma enorme zona de conforto, da qual temos muita dificuldade em sair ou mudar nossa atitude.
Você já faz os tratamentos necessários, ótimo. Agora é hora de fazer PARTE deles. Não são os médicos, psicólogos ou religiosos que vão mudar o seu interesse pela vida. É você, e as suas escolhas. E isto vai começar quando você conseguir pensar nos seus sonhos, nos seus planos, e no futuro que você quer pra você.
Enquanto estas perguntas não forem respondidas, tudo parecerá um enorme talvez, e a estrada estará sempre nebulosa.

Quando estiver pronta não mais para perguntar, mas para RESPONDER as suas dúvidas, aí sim a psicoterapia vai te ajudar.
Se quiser conversar mais sobre isto, estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 FEV 2022

Patrícia,
Antes de tudo... não serão os medicamentos que vão te curar; medicamentos são "camisas de força".
Quem cura é a consciência... consciência de quem voce, o que está fazendo aqui, qual o seu objetivo de vida, como voce se enxerga...
Precisa estar bem consciente sobre o que é a vida e o que é sistema (um conjunto de leis, regras, religiões, ensino, sociedade, crenças que te dá limites, te coloca em medo, te ameaça...
Precisa equilibrar tua energia, teu emocional, teu mental e teu espiritual.
Pode ser sim que voce deu mais atenção ao que o racional exigia e o espiritual ficou esquecido...
Agora, tua alma reclama, manifesta tristeza, desânimo, pede descanso, introspecção.
Respeita teu sentimento, respeita teu corpo, faça Terapia para compreender toda esta situação.
Precisa sim certificar a sua vida de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.
Abraços

5822 respostas

4 FEV 2022

Patrícia. Algo deve ter acontecido na sua história de vida que te levou a sentir assim. Talvez vc ainda n tenha encontrado o caminho. Mas se buscar em terapia vc encontre.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 FEV 2022

Olá Patrícia.
Grata por sua participação aqui.
Dependendo do grau a depressão em especial aqueles casos que envolvem a genética familiar precisam de acompanhamentos constantes ao longo da vida, tanto psicológicos, psiquiátricos e do suporte familiar, social onde está inserida. O abandono ou parada do tratamento pode levar à Depressão e à crises de Ansiedade de difícil controle e com sintomas como os que citou. Importante que se mantenha ativa na vida social, espiritual, atividades físicas, dança, Yoga, meditação, yoga... alimentação saudável, amizades saudáveis, leituras saudável, lazer... tenha a sua independência financeira, emocional, trabalho, mesmo que seja voluntário, participação nas atividades diárias da casa, colaboração, etc. Acredito que a melhor forma de renascer o Amor existente e nato dentro de você seja dando o seu amor e retribuindo o Amor que o mundo lhe oferece. Agradecer o ar que respira toda manhã, o sol, a família... Mesmo que no início faça isso de forma mecânica, mas com a repetição diária à medida que o medicamento for agindo juntamente com o seu comportamento diário espera-se que as suas células começem a produzir os hormônios necessários que precisa para "Achar a Vontade de Viver" que procura. Com o tempo você estará estabilizada novamente como já o fez das outras vezes. Apenas procure todos os meios disponíveis e possíveis como ajuda, você não está só. Mas, perceba que precisa sempre retornar ao psiquiatra para o acompanhamento e possíveis ajustes nas doses ou mudanças de medicamentos. O acompanhamento psicológico também é indispensável, embora possa ser mais espaçado após a estabilização precisa ser contínuo. Esteja alerta alerta aos sentimentos negativos e repetitivos, emoções e comportamentos negativos, se precisar peça à família que lhe ajude nesse sentido. O psicólogo deve sempre saber se você ou a família estão com alguma dificuldade em qualquer dessas áreas citadas para que através de intervenções e entrevistas com você, com seu psiquiatra e com a família possa lhe ajudar. Como vê é um trabalho multidisciplinar envolvendo esses profissionais que se necessário farão outros encaminhamentos para mais avaliações.
Fico à disposição,
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Coportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 FEV 2022

Olá Patrícia, espero que esteja bem!

Em nossas vidas muitas vezes passamos por momentos de dificuldades, e isso acontece com todos nós. Esses momentos podem ser mais intensos em algumas épocas ou menos intensos em outras. Mas o fato é que todos nós passamos por isso, e isso nos coloca em igualdade uns com os outros. Nesses momentos é chegada a hora de iniciarmos um processo de ressignificação de nossas vidas. De olharmos para nós mesmos agora e projetar o que queremos daqui para frente, bem como o que devemos deixar para trás e abandonar por completo. É um processo de ré-conexão com nossos desejos e aspirações, que podem ter sido esquecidos ao passar dos anos, ficando perdido dentro de nós. Esse tipo de atitude e de mudança pode nos ajudar e nos favorecer a longo prazo, porém devemos ter consciência que nossas mudanças não acontecem da noite para o dia, e que vão exigir de nós um esforço e uma vontade de mudar. Além disso, é preciso planejar os próximos passos, saber onde se quer chegar, onde vamos levar nossa vida de hoje em diante. Uma outra palavra chave é planejamento. Por fim, quando nos encontramos nesses momentos, é muito indicado contarmos com o auxílio de um bom profissional para nos acompanhar, por isso sugiro que você busque um bom psicólogo, um que você realmente sinta uma identificação, e permaneça com ele comprometida com sua terapia, durante um tempo. Com certeza agindo dessa forma as chances de você obter uma melhora são reais e maiores.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

3 FEV 2022

Olá Patricia. O seu relato é inspirador porque mostra que você está buscando sintonizar sua motivação. Ótimo saber que capricha nos seus autocuidados e está saudável e sendo atendida. O processo de uma Psicoterapia pode ser muito útil para esta sua busca de interesse e vontades. A motivação humana basicamente tem 2 tipos de motivos: os de necessidade e os de crescimento - pelo que parece você cumpre e cumpriu muito bem com suas obrigações para atender as necessidades suas e as da família. Ótimo; isto permite que você mova sua percepção e motivação para aqueles sonhos, devaneios, lugares., pessoas, viagens, passeios, cursos, leituras, projetos, "fora da caixinha", que estavam esperando oportunidades para serem experimentados. Ou seja, talvez agora você esteja num patamar da sua vida em que seja possível realizar outros modos de ser. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

3 FEV 2022

Oi, Patrícia
A maior parte das pessoas que não sente mais vontade de viver, na verdade apenas sente vontade de viver uma vida diferente da que vive agora. Para isso, não basta apenas contabilizar as coisas boas que temos na vida, isso apenas faria surgir o sentimento de ingratidão. Quando na verdade há sim um sofrimento que precisa ser reconhecido e levado a sério.
Não desista de encontrar um psicólogo que te atenda de maneira ética e segura. Conte comigo se precisar, um abraço.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

3 FEV 2022

Olá Patrícia! Grato por citar. Certamente você quer viver: escreve aqui, solicita sugestões. Com quarenta e oito anos, vivências de psicólogos, psiquiatras e religiosos; melhoras, podemos compreender que a passagem da visão teórica de um determinando tempo, precisaremos te ajudar a desenvolver hábitos práticos e contínuos. Será necessário resgatar recursos internos, resgatar planos, metas (de outras fases de vida), selecionar algumas e colocar em prática, consolidar hábitos. Uma ação vale por mil teorias. Para a prática que envolva o corpo, a mente, a motivção é precisaremos direcionar tuas prioridades, tua rotina, com persistência, tão consistente persistência que se torne hábito.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.