Perda de tesão pode ser psicológico?

Feita por >Rafa Lopes · 23 jun 2015 Terapia sexual

Quero saber como voltar a ter tesão pelo meu parceiro

A melhor resposta 25 JUN 2015

Presada Rafa

Sim, a causa pode, de fato, ser psicológica, excetuando as possíveis causas orgânicas. Procure um profissional, especialista, que este saberá diagnosticar e orientar você da melhor forma possível.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

1 SET 2016

Olá Rafa Lopes!

A questão da perda do tesão pode ser de ordem fisiologica (hormonal) ou emocional. Verifique as duas areas procurando ajuda médica e psicologica.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

6 JUL 2015

Cara Rafa,
pode ser psicológico sim. Como voltar a ter tesão pelo seu companheiro...não é uma pergunta fácil não hein. Quanta gente quer amar uma pessoa e não consegue, mesmo sabendo que ela é uma boa pessoa. Simplesmente não dá liga, não tem química... há, tudo bem quando você nunca teve, mas e quanto ao marido que você já teve tesão e não tem mais? Na verdade é a mesma coisa... ou é muito parecido. Nós não comandamos nossa vontade... não comandamos o que sentimos...ninguém consegue gostar de jiló sem gostar de verdade. Ninguém consegue criar para si a paixão, dizer a si mesma para se apaixonar ou deixar deixar de se apaixonar por alguém. São coisas que "pousam" em nós mesmos. E quando "pousam" nós vivemos. São pequenos mistérios que se aproximam de nós e nos tomam. O tesão é igual. Nunca vi alguém conseguir criar tesão em si mesmo. O tesão é que nos toma.
E agora? Que tristeza! Não! Deste limão se pode fazer uma limonada!
Desde que se queira amar verdadeiramente, o tesão pode ser colocado de lado e pode-se buscar amar seu companheiro porque você quer amá-lo. Amar mesmo que ele seja diferente do que você gostaria que fosse. Amar porque você quer que este amor cresça em você e frutifique. Amar com A maíusculo! Amar para que você seja dona do seu próprio querer. Porque você não gosta de jiló não significa que você não possa comê-lo procurando gostar...e quem sabe um dia...com muito amor que você nutriu em você você acabe por gostar. Se um dia você teve tesão por ele, quem sabe este tesão não volte. Mas se você tiver Amor, o tesão é secundário. Se vier ótimo, mas se não vier...o Amor compensa tudo e muito mais. Ame muito seu companheiro.
Atenciosamente,
Dr. Mário Garrote

Psicólogo Mário Garrote Psicólogo em Brasília

3 respostas

3 JUL 2015

Existem várias causas, podendo ser física e ou psicológica, no momento procure um urologista que irá fazer exames para um diagnóstico mais preciso. Caso tudo esteja normal, com a parte física, ė o momento de procurar um terapeuta para te ajudar e te orientar quanto as questões emociinais, que poderá influenciar no seu desempenho sexual.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

2 JUL 2015

A atração sexual pode ser afetada por fatores psicológicos sim.
Porém antes de pensar em recuperar o tesão, procure questionar o porque perdeu o tesão. Se puder procure um psicólogo para lhe auxiliar nesta reflexão. Analise o que aconteceu no relacionamento, se sente atração por outras pessoas e quais são as dificuldades no seu relacionamento. Ter mais clareza sobre o que aconteceu lhe ajudará a ter uma postura diferente.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

2 JUL 2015

Olá Rafa!
As causas para este caso podem estar em dois
Âmbitos. Tanto orgânico como psicológico.
Descartada a causa orgânica, onde seria indicado o encaminhamento para um Clinico Geral, a busca de um Psicólogo seria importante.
O papel deste profissional é detectar prováveis crenças disfuncionais que estejam afetando negativamente sua qualidade de vida.
Nossos pensamentos quando distorcidos atingem o comportamento.
Logo, se estes pensamentos forem reestruturados, o resultado
Será uma mudança significativa positiva no seu atual quadro.

Abs

Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

1 JUL 2015

Olá Rafa! Com certeza a "perda do tesão" num relacionamento tem aspectos emocionais relevantes. O seu primeiro passo é procurar um médico pra uma avaliação e eliminar qualquer causa biológica. Feito isto, procure um(a) psicólogo(a) capacitado e experiente pra avaliar sua situação intrapsíquica e seu relacionamento amoroso.
A vida é mto curta, temos pressa em ser felizes, Rafa! Vc não merece adiar a sua felicidade por questões emocionais não resolvidas. Não há tempo a perder! Boa sorte! Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

1 JUL 2015

Rafa, pode sim ser psicológica e várias fatores podem influenciar: comunicação inassertiva ou deficitária com seu cônjuge/companheiro/parceiro; conflitos conjugais; preocupações ou problemas financeiros; crenças negativas ou incapacitantes, crenças religiosas rígidas; ansiedade, depressão, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros. Refiro-me apenas ao psicológico ou psicogênico, pois ainda existem os fatores de origem fisiológica ou orgânica.

30 JUN 2015

Olá Rafa!
Sim, pode ser psicológico. Porém existem uma série de fatores que podem estar influenciando esta questão, como problemas hormonais. Alguns medicamentos também afetam a parte sexual, é preciso avaliar todas estas questões para saber o que realmente estaria ocasionando esta perda de desejo sexual. Após descartar estas possibilidades, a terapia poderia auxiliá-la e muito a recuperar esta parte.

Abraços

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

26 JUN 2015

Não existe uma resposta simples para sua pergunta. Diversas causa psicológicas, emocionais e relacionais podem afetar a libido, ou seja, o desejo sexual. Isso quando excluímos também outras variáveis como causas físicas, orgânicas, desequilíbrio hormonal, por exemplo. Então você deva se perguntar quando começou a sentir essa diferenciação no desejo sexual, como seu companheiro tem reagido a isso, vocês tem diálogos francos sobre essa dificuldade? Por fim, procure um psicólogo para lhe orientar, é o melhor que podes fazer.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUN 2015

Rafa boa tarde!

Para responder sua pergunta preciso saber sobre todo processo de vida e do seu relacionamento que tem passado. Preciso que marque um atendimento.

25 JUN 2015

Bom dia Rafa,

De acordo com o que você traz, havia tesão em um momento anterior, porém essa vontade de fazer sexo acabou. A sexualidade está ligada a áreas cerebrais que são estimuladas/ativadas ao sentirmos prazer. A perda do tesão pode ter origem psicológica, orgânica, farmacológica ou relacionais e culturais. Sugiro procurar um especialista e expor com maiores detalhes a sua história.

Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica
CRP 04/42019

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

24 JUN 2015

Olá Rafa! Como o ser humano é 100% emoção, tudo em nossa vida é gerenciado pelo aspecto emocional. Nos diferenciamos uns dos outros apenas no que tange ao como lidar com elas. Assim, uma situação de desconforto físico pode, de acordo com o seu estado emocional, causar uma maior ou menor repercussão em seu dia a dia, por exemplo. Na ausência de patologias físicas podemos supor que determinados sintomas sejam, de fato, de etiologia 100% emocional. Sugiro-lhe, procurar um médico ginecologista antes de ir a um psicólogo para saber se não há algum problema orgânico relacionado ao aparelho reprodutor e se as taxas hormonais estão equilibradas. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

23 JUN 2015

Boa noite, Rafa
Vários podem ser os fatores que estejam relacionados a falta de desejo sexual. As causas tanto podem ser físicas como psicológicas.Primeiramente é aconselhável você procurar um especialista e assim descartar possíveis causas físicas. Sendo realmente constatado que não existe impedimento físico, um terapeuta poderá detectar as causas emocionais que podem estar influenciando em seu desempenho sexual. Muitas podem ser as causas psicológicas, stress, fadiga, insônia entre outros e que atuam diretamente em nossos comportamentos inclusive os sexuais.

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça