Passado sombrio.

Feita por >João · 28 mai 2024 Abordagem psicológica

A pessoa que eu conheci a 1 semana descobriu que eu tive um passado nada agradável, inclusive eu fui preso, ela não consegue seguir em frente, acha que não vai ter segurança ao meu lado, mesmo sabendo que eu não sou mais aquela pessoa, a pergunta é! Como eu lido com essa situação de insegurança dela?

A melhor resposta 4 JUN 2024

Olá, João, espero encontrá-lo bem.
Quem nos vê, nos vê pelo que fomos e pelo que somos agora. O crime cometido está na tua conta e ela está avaliando isso também. Faz parte. Sei que não é o conselho mais acolhedor do mundo, mas é sincero. Se ainda estiver em contato com ela, busque entender somente o ponto de vista dela, o lado dela, mas SOMENTE o lado dela, visto que é só isso que ela tem. Escute, responda e respeite. Se ela seguir na relação, será por perceber em ti alguém confiável e seguro. E só irá fazer isso se tu te mostrares assim. Caso não tenham mais contato, saiba que mesmo que a tua prisão tenha sido um dificultador nesta relação, é fundamental que sejas sempre honesto quanto a quem és. Afinal, não somos o que fizemos, mas quem nos tornamos quando encaramos as conseqüências dos nossos atos.
Caso tenha interesse em aprofundar este ou outros assuntos, conta comigo.

Abraço,
Lourenço Torresini.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

81 respostas

30 MAI 2024

João,
Nada pode fazer por ela. Ela é que precisa trabalhar a insegurança dela, é problema dela.
O passado, passou, cada um faz coisas que depois pode se arrepender, porém também aprendeu.
Ok que foi preso, mas isso não diminui porque se aprendeu a como lidar com a situação, a aprendizagem aconteceu e agora pode ser melhor do que qualquer um.
Precisa se dar conta de duas coisas, das duas forças que atuam dentro de cada pessoa:
1 - A Força da vida, a liberdade de fazer tudo o que quiser com o poder de escolha. Claro que é reponsável pelo que faz.
2 - A Força do sistema, das leis, dos costumes.
Precisa viver a sua vida e saber lidar com o meio, com suas leis e valores em teu benefício. A flexibilidade e a diplomacia nos teus relacionamentos são as estratégias de como lidar. Sobrevive quem tiver a melhor flexibilidade e diplomacia.
Apoie-se na Psicoterapia.
Abraços

6190 respostas

29 MAI 2024

Nesse caso o mais importante é compreender como você esta se sentindo em relação ao seu passado. Compreender se ainda sente que tem pendencias ou aspectos do seu passado que possam a vir te atrapalhar na sua vida atual que esta querendo construir.
É sempre importante lembra que não é o seu passado que te define, e sim o que você vai fazer de agora em diante na sua vida.

Em relação a pessoa que vc esta se relacionando, sugiro que esse assunto seja tratado com sinceridade antes de mais nada, mas as inseguranças que ela pode estar apresentando não há nada que você possa fazer, ela precisa do tempo dela para compreender e se resolver como ela se sente em relação a você e ao seu passado. O seu papel nesse processo todo é se ater ao seu próprio caminho que deseja construir daqui pra frente.

Yagho Fernandes da Silva Psicólogo em São Paulo

7 respostas

29 MAI 2024

Boa tarde João.

Antes de mais nada é preciso trabalhar a questão do autoconhecimento e da autoaceitação. Você sabe quem você é? Se aceita da forma que você é?

Se sim, ótimo, isso é o que mais importa!!

Com relação a essa outra pessoa, sugiro você fazer uso da sinceridade. Converse com ela, seja o mais transparente possível ao explicar pra ela quem você era e quem você é agora.

Lembre-se sempre que seguir com você ou não é uma escolha dela e que portanto deve ser respeitada.

No entanto, a escolha que ela fizer, estará relacionada a questões pessoais dela, trata-se do que ela sente e da forma como ela te enxerga.

A decisão dela não muda o fato de que você se tornou uma pessoa melhor. Se ela não consegue enxergar isso, outra pessoa vai. O importante mesmo é que você nunca duvide disso.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

29 MAI 2024

Olá! Eu te sugiro ser sempre sincero, desde o inicio. Aceitar ou não seu passado será uma decisão da pessoa. A insegurança dela mostra que ela não esta confortável, sugiro ir pela amizade, mais devagar. Pode ser que ela te conheça melhor e se você faz terapia semanal seria um bom argumento de mudança. Ou se não faz, te convido a fazer. Para um relacionamento saudável entra sinceridade e você ser aceito como é, inclusive seu passado. E, especialmente, seguir sua psicoterapia para não repetir padrões inconscientes que podem ter ocasionado o passado. Abraço fraterno.
Lisiane Hadlich Machado- Psicologa, Psicanalista, Terapeuta de Casal.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

72 respostas

29 MAI 2024

Bom dia, João! Obrigado por se colocar. O centro da tua confiança, da tua verdade, tem que representar retidão de atitude com persistência. As pessoas demoram a confiar, precisam tempo de provas, repetidas provas de que você se modificou, que não mais repetirá o que chamou de passado sombrio. As sombras dele ainda refletem no hoje. Você precisa ser forte, reto, persistente. Embase-se sempre em tua verdade. Tolere o tempo necessário para que as pessoas desenvolvam, dentro delas, confiança em você.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.