Para que viver?

Feita por >Yasmin Kirch · 3 abr 2022 Crise existencial

Pra mim, não faz sentido viver mais, sendo que a parte boa da vida é muito pequena e rápida e a parte ruim é protagonista quase o tempo todo. Sinto que não consigo viver em paz, tem sempre algo me atrapalhando e isso é insuportável, já não aguento mais tudo isso! Então me diga, por favor, pra que viver????

A melhor resposta 7 ABR 2022

Olá Yasmin Kirch, espero que esteja tudo bem com você!

Tirar a própria vida não vai acabar com teu sofrimento, nem vai te dar o que deseja, que é justamente o oposto disso que relata. Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento na vida, e, depois de um tempo, 2, 3, 5, 10 anos, alguns meses, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas verdadeiras habilidades, e a te orientar com suas vocações e competências profissionais, além de te dar condições de se autoconhecer. Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Busque fazer trabalho voluntário estruturado em seu tempo livre (eu realmente recomendo isso), desenvolva um hobby e faça amizade aos poucos nesses locais. Não se esqueça de cuidar de seu corpo, se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral e mental, e é um local onde você também pode fazer amizades. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo. A compreensão espiritual também é uma busca, é um encontro que você precisa estar aberto para isso, e vai te introduzir a universos e compreensões que nem sequer passaria pela sua mente. Existe muita coisa a ser feita ainda, e, pode ter certeza, que reclamar e apontar defeitos não vai trazer o que você deseja para perto de você. Controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida, pois não vejo você tendo planos por estar inserido em uma situação que você entende como fixa, e essa situação afeta sua saúde mental, como está afetando. Vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. REALIZAÇÃO é uma palavra chave aqui. O que você quer realizar? Talvez você nem saiba ainda, porque não está buscando auto conhecimento. Lembre-se, seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemore suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positivo, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você, e não essas coisas que descreve. Não reclame, pois isso é clamar para si duas vezes (re-clamar). Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

30 ABR 2022

Sua pergunta me lembrou uma piada do Woody Allen: duas senhoras tomam uma xícara de café e 1 diz: está tão ruim. E a outra diz: e ainda vem pouco! ... Te convidaria a pensar o que afinal lhe é tão insuportável... e parece algo muito grande já que você logo concluiu que então a vida lhe seria insuportável. Mas, vamos por partes, preciso te escutar, e preciso que você se escute. Se estiver pronta para um acompanhamento psicológico, estou disponível. Abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

13 ABR 2022

Olá! É importante fazer uma avaliação para saber se você está em depressão e entender o contexto do que está vivenciando nesse momento. Mas cada pessoa tem algo que faz querer viver, cada um vive de acordo com seus valores e você pode descobrir quais são os seus para poder continuar vivendo cada dia, descobrir o que tem importância para você.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 ABR 2022

Todo ser humano quer ser feliz, ter uma vida calma e plena. Mas a verdade é que enfrentamos desafios a todo momento e precisamos saber usar a calma e o bom senso para não perdermos o controle.
Há, sim, situações que desestabilizam as pessoas de maneira intensa. Estes eventos naturalmente tiram alguém do eixo e, em um primeiro momento, parece que não há mais saída.
Mas não são apenas os acontecimentos inesperados que nos desestabilizam a ponto de perdermos a vontade de viver. Traumas na infância ou situações mal resolvidas do passado vão sendo remoídos ao longo da vida, a ponto de dificultar nosso desenvolvimento pessoal e nossa capacidade de discernimento na hora de enfrentar as durezas da vida.
Todo ser humano quer ser feliz, ter uma vida calma e plena. Mas a verdade é que enfrentamos desafios a todo momento e precisamos saber usar a calma e o bom senso para não perdermos o controle.
Portanto, se você deseja se conhecer melhor para enfrentar as adversidades pelo caminho, entre em contato com um profissional, a psicoterapia irá lhe auxiliar a encontrar uma forma mais leve de viver.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

4 ABR 2022

Boa tarde

Você faz uma pergunta dificílima de responder, pra que viver?
Pra que viver Yasmin?
Pra que eu quero viver?
Pra que alguns querem viver?
Pra que muitos querem viver?
Qual o sentido de viver?
Não posso responder a sua pergunta, pois, o sentido que falta, a vida ínfima e a rapidez do tempo, a paz que te falta atrapalhando insuportavelmente, como aguentar tudo isso?
Só posso te dizer que vivendo, buscando ajuda psicológica, a terapia vai ajudá-la no enfretamento daquilo que você não aguenta, é insuportável, mas não podemos esquecer que somos seres incompletos, sem perfeição e ''viver" é essa busca pela "parte boa da vida" que nos dá sentido para viver. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 ABR 2022

Oi Yasmin Kirch,
Voce não está sabendo quem é, não está sabendo da sua verdadeira identidade, por isso faz esta afirmação de que não vale a pena viver.
Foi voce que pediu para estar aqui, foi voce mesmo que escolheu passar por todas estas experiências; voce se desafiou. Agora quer fugir?
Não está aqui por acaso, esta aqui para aprender, para corrigir, para realizar o seu projeto de vida.
Vai ter que descobrir, porque ele está dentro de ti. Outros, não tem acesso a ele. So que voce, em vez de procurar ele, está fazendo o que os outros pediram o que os outros definiram ... voce está andando um caminho errado.
Este caminho só te traz dor e frustração, te deixa sem motivação, vazia de ti mesma.
Olhe para a sua alma, pros teus sentimentos; procure ser fiel a ti mesma.
Faça Psicoterapia para se conhecer, para se certificar segundo as cooordenadas da vida.
Abraços

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá! Realmente encontrar sentido na vida não é tarefa fácil. Penso que o sentido deve ser buscado individualmente, então as coisas que vão dar sentido para sua vida são únicas. Imagino que você esteja passando por dificuldades, e isso é parte da vida. O sofrimento é parte da vida. Mas apesar disso você pode encontrar sentidos para você, apesar de tudo de ruim que possa acontecer. Tente reconhecer hoje o que você preza, aquilo que você da valor, e parta daí para entender o que trará sentido para sua vida.

Marcus Paulo Simionato Pasquinelli Psicólogo em Osasco

2 respostas

4 ABR 2022

Olá Yasmin! Grato por se manifestar. Teu manifesto trás alguns desdobramentos:
- Escreveu aqui porque quer algum caminho a seguir;
- Caso a vida predominisse com ruim, certamente nós não gostaríamos da vida, mas; olha quanta gente vivendo sonhos, alegrias. Você também pode viver esse predomínio positivo;
- Somente pode escrever esse tipo de questionamento, quem espera encontrar componentes interessantes.
Vamos, seriamente, de mente aberta, com persistência, com disciplina, conversar, compreender melhor tua história, tua rotina, os caminhos que você anda nutrindo?
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

4 ABR 2022

Olá Yasmin!

Realmente acredito que não tenha sido fácil sentir-se assim.
Passar por momentos difíceis, nos fragilizam e dependendo da situação podem nos tornar generalistas a ponto de neutralizar os acontecimentos bons e somente nos permitir sofrer com os momentos difíceis. Na realidade nenhum de nós quer acabar com a vida, e sim com o sofrimento, angustia, vazio, que tem sentido, então quem sabe esse seja um motivo para viver. Tudo isso tem como ser "tratado" busque ajuda, a psicoterapia está disponível e acessível.

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

4 ABR 2022

Olá
Eu sinto muito que esteja se sentindo assim
Tem uma frase que gosto muito que diz "se tem vida, tem jeito". É sim possível resgatar a qualidade de vida, talvez mudando as situações desagradáveis (ou a nossa percepção sobre elas) e passando esse protagonismo às situações positivas. Eu sei que pode parecer muito difícil fazer isso agora, pode parecer uma mudança impossível, mas lhe asseguro que, compartilhando esse peso com um profissional, o caminho pode ser menos tortuoso.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 ABR 2022

Olá, Yasmin!
Lamento que esteja se sentindo assim

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Já fez uma lista dos pontos positivos da sua vida? Já buscou treinar seu olhar para as coisas que você pode mudar e melhorar?
Nossa mente busca sempre olhar e dar mais peso ao negativo, logo assim como na academia treinamos nossos músculos na terapia você treina seu olhar e sua mente para buscar o que há de bom e o que pode melhorar. Saiba que é possível!

Mariêne Palômbo Psicóloga Psicólogo em São Paulo

1 resposta

4 ABR 2022

Boa noite Yasmin Kirch
Todos nós temos muitas dificuldades durante a vida. Tua vida vale muito pra ti e para as pessoas que te amam.
Procure imediatamente ajuda para conseguir passar por momentos difíceis e realizar teus sonhos ainda escondidos dentro de ti.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

4 ABR 2022

Ei Yasmin, que bom poder falar com você!!✨
Será que a "parte ruim" não está sendo protagonista porquê você está dando foco a ela?
A nossa mente muitas vezes, infelizmente, tende a olhar mais para o lado negativo e também a nos enganar, então não significa que não existe um lado bom, às vezes só nos falta observar e aproveitar mais. A forma como olhamos para a nossa vida, como direcionamos o nosso pensamento/olhar contribui muito. Nossas experiências também acabam nos influênciando em relação a forma como enxergamos a vida. Te sugiro terapia para que possa compreender de onde vem todas essas crenças que te assombram, ressignificá-las e assim, viver uma vida mais leve e feliz.
Abraços, Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

4 ABR 2022

Boa noite. Yasmin! Tem momentos que são difíceis de enfrentar, não é? Parece que não vemos saída ou nada que possa fazer para mudar e é aí que se pode desesperar e achar que não consegue ou não vale a pena tentar. Quando estamos assim é importante conversarmos com alguém, imediatamente, para falar como estamos nos sentindo e, também procurar ajuda psicológica. Quem sabe voce está olhando só para um ponto e, no momento, não está conseguindo ver tantas coisas que tem além desse ponto. Olhe a natureza. Ela nos mostra que temos sempre possibilidades de ter outro dia com seu amanhecer. A psicoterapia pode ajudar você a olhar suas dores e aprender com elas percebendo que a vida pode doer sim, mas, sempre existe, também, momentos bons e por eles vale a pena existir. Se cuide e se olhe direitinho, com amor. Forte abraço!

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife

14 respostas

4 ABR 2022

Oi, Yasmin. Imagino que esteja muito difícil pra você perceber os motivos para continuar a vida. Não sei pelo que está passando, mas imagino que seja uma situação da qual você não consegue ver uma saída. A questão é que você está tomada pela emoção, pelo desespero e pela frustração das suas expectativas quanto a vida. Esses sentimentos nublam sua visão para o que existe de bom ao seu redor. Preste atenção por um minuto e tente contar alguns motivos para ficar viva. Que sejam poucos, que sejam "bobos"... não julgue. Apenas conte o que você ama e o q te faz feliz à sua volta. A vida é difícil, pesada, cheia de obrigações, mas são essas coisas que você ama, esses pequenos momentos de felicidade que valem a pena. É por esses momentos que vivemos.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte