Oi! Sinto que estou sendo obsessiva

Feita por >Manda · 9 set 2023 Ciúmes

Já eu meu terceiro relacionamento, é sinto que estou sendo obsessiva, pois tudo eu quero saber, rastrear e ciúme de tudo. Que controlar ele a todo momento. E Não consigo mais ter uma conversa de uma 1hr soldável. Sinto que isso tá acabando com a gente, Tudo é briga e discursão, desconfiança. não guento mais isso queria muito deixá-lo . Mais não me vejo sem ele . E é como se tudo se repetisse. Os outros relacionamentos foram assim é não acabaram bem!! Quando eu acho que aprendi, que confiar mais em mim parece que não . Não sei o que fazer mais

A melhor resposta 10 SET 2023

Imagine que você está em um show. A banda é fantástica, mas não é apenas o vocalista ou o guitarrista que torna a performance tão envolvente. É a variedade—os altos e baixos, as baladas lentas misturadas com números de rock acelerados. É isso que a torna memorável. Da mesma forma, a perplexidade e a explosividade na escrita tornam seu conteúdo não apenas legível, mas inesquecível. Então, vamos mergulhar neste tópico que você trouxe à tona.

O Ciclo da Obsessão:
Você está presa em um redemoinho, e quanto mais você luta, mais você é sugada para dentro. Obsessão e controle em relacionamentos funcionam de forma semelhante. Quanto mais você tenta apertar o controle, mais tudo parece sair do controle. É um paradoxo, realmente. Você pensa que seguranda mais forte, você pode controlar a situação, mas muitas vezes tem o efeito contrário. Este ciclo é auto-reforçador, e o primeiro passo para se libertar é reconhecê-lo pelo que é—um ciclo de autossabotagem.

Repetição de Padrões:
Você já assistiu a uma reprise de um programa de TV e notou novos detalhes que perdeu da primeira vez? Nossos relacionamentos podem ser como reprises. Acabamos repetindo os mesmos roteiros, especialmente se não lidamos com questões subjacentes. Esses padrões repetidos sugerem que o problema não está apenas no relacionamento em questão, mas dentro de você. É hora de mudar o foco para dentro.

Conversas e Brigas:
Imagine um jardim onde você parou de regar as plantas. O que acontece? Elas murcham e morrem. O mesmo acontece com os relacionamentos. As conversas são a água que mantém o jardim do relacionamento florescendo. Quando as conversas se transformam em brigas, ou pior, param completamente, é um sinal de decadência. Não ignore isso.

Então o que fazer? Aqui estão algumas sugestões:
Autoconhecimento:
Parabenize-se. Perceber que há um problema é um passo significativo, semelhante a acordar logo antes de cair de uma cachoeira. Agora você pode se direcionar em uma nova direção.

Espaço Pessoal:
Pense em uma floresta saudável; as árvores precisam de espaço para crescer. Se estiverem muito próximas, não podem florescer. O mesmo vale para as pessoas em relacionamentos. Certifique-se de não estar sufocando um ao outro.

Procure Ajuda Profissional:
Comportamentos obsessivos e controladores são frequentemente profundamente enraizados, precisando de orientação especializada para tratamento adequado.

Comunique-se:
Ambos os lados precisam falar e ouvir. Seja o mais aberta e honesta possível com seu parceiro e dê a eles espaço para se expressar também.

Decisão Final:
Há um momento em cada história onde o protagonista deve tomar uma decisão que altera sua vida. Para você, pode ser decidir se esse relacionamento está enriquecendo sua vida ou drenando-a. E às vezes, dizer adeus é a escolha mais amorosa que você pode fazer.

Se você se sente como se estivesse perdida no mar, lembre-se, sempre há um farol esperando para guiá-la de volta para costas mais seguras. A psicoterapiaterapia online poderia ser esse farol de luz para você.

João Veríssimo Psicólogo em Salvador

7 respostas

11 SET 2023

Manda.
Tudo isso é porque você está agindo de forma mecânica, racional, sistêmica. Voce não está vivendo a sua vida; você está respondendo de acordo com as regras do meio ambiente, você aprendeu esta forma de respostas e isso não fecha com o que a tua vida quer.
Precisa aprender quem é você, qual a sua verdadeira identidade, qual o seu objetivo de vida, como foi educada, como foi programada, manipulada pelo sistema e como fazer para se dar bem neste meio.
Enquanto se esforça para compreender e viver a sua vida permanecendo baseada onde foi alienada só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Autentique a tua vida de acordo com as leis da tua vida e não do sistema onde estás.
Faça Psicoterapia
Abraços

5859 respostas

11 SET 2023

Olá Manda, já tentou fazer psicoterapia? O acompanhamento com psicólogo te ajudará a entender para que tanta desconfiança, insegurança e ciúmes na relação. Como sozinha não está conseguindo procure o serviço especializado.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

10 SET 2023

Olá Manda! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Certamente você quer saber tudo, rastrear tudo, experimenta ciúme de tudo porque não se sente suficiente, não se sente tendo a si mesma. Como pode namorar outra pessoa, antes de namorar consigo mesma? Isso é impossível! Em outras palavras, as pessoas são inteiras, são bonitas, legitimam a eleição de um amor, quando podem ser livres, quando podem trocá-lo por outro, mas não trocam porque o valorizam, não porque são controladas.
Você precisa de ajuda científica de um de nós, psicólogos, para situar postura com base em autoestima, de forma a vivenciar bem estar com pessoa livre, que espontaneamente, por escolha, cuide de estar com você.
Precisa aprimorar autoconfiança e amor próprio.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.