O vício do meu namorado está me incomodando.

Feita por >Macedo · 31 jul 2024 Terapia de casal

Olá
Estou junta com o meu namorado vai fazer três anos. Quando o conheci ele, só tinha o vício de fumar tabaco, nem bebida ele bebia. Mas desde uns meses para cá ele começou a fumar maconha, começou esporadicamente e agora é bem mais frequente.
Eu não gosto que ele fume, não gosto de ver a maneira como ele fica. Fico incomodada e não suporto estar com ele depois de fumar. Já falei com ele sobre esse assunto, mas ele assume que é uma coisa que gosta. Eu nao me sinto bem em o proibir de fumar, mas com o passar do tempo acho que esse aspecto está nos afastando. Pois, tenho um sentimento de desilusão sempre presente.
Não sei, o que pensar nem o que fazer sobre essa situação.

A melhor resposta 8 AGO 2024

Olá Macedo, tudo bem?
Lidar com o vício de um parceiro pode ser uma situação complicada e emocionalmente desgastante. Compartilhe seus sentimentos com ele de maneira honesta e sem julgamentos. Explique como o uso de maconha está afetando você e o relacionamento. Mudanças no comportamento de vício levam tempo e requerem consistência e paciência. Lembre-se de que você tem o direito de ter um relacionamento saudável e satisfatório. Abordar essa questão com empatia, honestidade e cuidado é crucial para encontrar uma solução que funcione para ambos.
Se sentir que precisa de mais orientação, não hesite em procurar a ajuda de um terapeuta individual para lidar com seus sentimentos e obter suporte.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de orientação psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Ola!
É muito importante que você se sinta à vontade para expressar como isso impacta você. Tente ter uma conversa honesta e direta com ele, destacando suas preocupações e como isso está te afetando. Se ele não está disposto a mudar ou considerar suas emoções, pode ser necessário refletir sobre o que isso significa para você e para o futuro do relacionamento. Lembre-se de que é importante cuidar de si mesma e de suas necessidades também.

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Macedo
Você tem a liberdade como baluarte, como guia. Também tem o poder de escolha (o livre arbítrio). Cada um tem e é isso.
Porém, voce se torna o que escolhe, o que decide e, cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais é resposável.
Você não tem poder sobre outros, em mudar outros, mas tem sobre você mesma; voce pode mudar a si mesma.
Quem é você? Qual o teu objetivo de vida?
Ficar suportando uma condição que não suporta?
Ou se realizar e ser feliz?
Se ele quiser continuar fumando maconha, a escolha é dele.
Mas você pode decidir não estar com ele, esta é a tua liberdade.
Se ele dá preferência à maconha em vez de você, qual o teu valor para ele?
Você aceita isso? Também é uma escolha tua.
Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Bom dia Macedo. O relacionamento a dois é construído em sintonia, admiração e dialogo. Sugiro conversar com ele e colocar limites no habito dele quando vocês estão juntos. Em relação a desilusão que pode levar ao termino, sugiro você colocar na balança os pros e contras do relacionamento. Se não faz mais sentido para você pode ser a hora de finalizar o ciclo. Ou se você o ama e consegue aceitar esse habito, o dialogo é o melhor caminho. Espero ter ajudado. A disposição.
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista & Terapia familiar/casal

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

1 AGO 2024

Olá, ele já fez as escolhas dele, ele gosta! Vocês são namorados e é nesta fase que as pessoas se conhecem pra ver o que combinam e o que não combina. Se estar com outro faz bem ou não. Você já tem todas as suas respostas, só falta escolher o que é melhor pra você. Se não conseguir se desligar desse namoro, que hoje, já não lhe faz bem, busque ajuda de um profissional para entender o que a faz continuar e não escolher o que é melhor para uma qualidade de vida que você merece. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Olá Macedo, espero que esteja tudo bem com você.

Expressar seu incomodo perante esse tipo de situação é muito importante. O seu namorado precisa entender o que te incomoda, e ele precisa avaliar também se está disposto a mudar o comportamento dele para que vocês possam ter uma melhora na relação. Essa é uma escolha importante. Se ele começou a fumar faz pouco tempo, então ele pode mudar esse hábito dele agora, com mais facilidade. Mas pode ser que ele não deseje fazer isso, ou não aceite isso. Neste caso é preciso que você compreenda qual o seu limite nisso tudo., ou seja, até onde você está disposta a suportar para ir adiante com essa relação. Se algo não te faz bem, então é melhor que você tente sair desse lugar que está te fazendo mal, ou então que tente transformar toda essa situação, de uma maneira que seja melhor para você. Só que neste caso, isso depende de uma outra pessoa, no caso ele. Esse diálogo deve continuar, compreendendo que a parte que está mais incomodada é a sua, e não a dele. Para ele está tudo bem como está. Se desejar aprofundar um pouco mais essa questão, e buscar compreender esse contexto de outras maneiras, encontrando a melhor solução possível, então o profissional de Psicologia pode te ajudar nesse momento. Se houver a possibilidade, converse com esse profissional, e receba orientações específicas sobre o que está vivendo, que também podem ser repassadas para seu companheiro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Macedo! Grato por escrever. Um mês de uso de maconha, é dado um tanto quanto suspeito. Sendo fato, ele terá facilidade para largar. Não ocorreu tempo para consolidar hábito. Bebida e cigarro também são vícios que abrem portas, tanto para outros vícios, como para sérios prejuízos para a evolução.
Certamente, não havendo mudança efetiva, será melhor terminar namoro.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos dessa sugestão certeira.
Atenciosamente,