O que significa sonhar com meu abusador sexual?

Feita por >Lili · 10 jun 2024 Traumas

Nos sonhos eu sonho com ele e é quase que todos os dias, fui abusada dos 5 até os 12 anos de idade e hoje em dia já tenho 22 anos e já não tenho mais contato com eles, eram 3 tios meus, mais já tive uns 3 sonhos em que sonho sendo abusada e no sonho eu gostar disso, mais eu os odeio! Eu acordo muito mal e chorando, sentindo nojo de mim e me culpando, quando tenho sonhos assim eu passo vários dias mal e muito sensível, eu queria poder me livrar disso, mais está muito difícil.
Não sei o que fazer.

A melhor resposta 11 JUN 2024

Boa noite Lili. Lamento que tenha passado por tal sofrimento. Pelo que descreve, esses pesadelos se repetem e isso também lhe incomoda, pois traz as memórias do trauma. Além disso, desperta sentimentos dolorosos, como nojo e culpa. Saiba que traumas tão profundos como esse podem ser trabalhados com sucesso através da psicoterapia. O próprio sonho que se repete pode ser entendido como uma busca de superação através do processo de trazer a tona de forma repetida esses conteúdos. Sonhar também é combater, é dar voz ao que aconteceu na busca de conseguir lidar. Minha recomendação é que busque acompanhamento com um profissional que se sinta segura e forme um bom vínculo de trabalho. Desejo que fique bem!

Márcio Camilo Psicólogo em Goiânia

5 respostas

15 JUN 2024

Olá, você passou muitos anos neste ciclo de abuso. Busque ajuda profissional para entender os seus sentimentos e o que o leva a ficar voltando aos abusos. Na psicoterapia você será capaz de lidar com seus sentimentos e conseguir ter uma qualidade de vida. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

13 JUN 2024

Bom dia Lili. Sinto muito pela experiencia dolorosa que passou.
Os sonhos trazem conteúdos, sentimentos e memórias traumáticas a serem elaboradas. Nosso mundo interno reproduz situações até que se possa lidar e elaborar, até que elas se esgotem e possam se transformar. Como no seu caso são experiencias de grande carga emocional traumática, se faz necessário que voce esteja em acompanhamento psicoterapeutico para com amparo, confiança e acolhimento se possa ir reduzindo a carga emocional que esse trauma gerou.
Sinta-se acolhida,
Julia R. Hawthorne - CRP 08/36819

Julia R. Hawthorne Psicólogo em Curitiba

2 respostas

12 JUN 2024

Lili
Há muita coisa implicada nessa experiência sua.
Melhor é tratar isso em Psicoterapia, são coisas particulares e não vou colocar em público.
Mas tem como resolver
Abraços

6349 respostas

12 JUN 2024

Olá Lili.
Importante você ser acompanhada por psicóloga.
Abusos deixam traumas, quanto mais jovem a criança, maior o trauma.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

11 JUN 2024

Olá Lili,

Sinto muito pelo que você passou. É importante buscar acompanhamento para entender melhor o que está acontecendo, e quero que saiba que é comum existir diversos sentimentos relacionados a um abuso.

Quando o abuso é cometido por pessoas de confiança, especialmente dentro da família, fica difícil para uma criança compreender o que está acontecendo. Abusadores muitas vezes manipulam essa confiança, disfarçando o abuso usando termos como "brincadeiras" ou "carinhos", o que gera um desconforto na criança, mas que ela não consegue compreender o porque, já que seria considerado normal "brincar ou receber carinho".

Quando a compreensão do abuso surge, geralmente mais próximo da adolescência, pode vir acompanhada de um forte sentimento de culpa. Nossa sociedade muitas vezes reforça a ideia errada de que a vítima é culpada, quando na verdade o único culpado é o abusador.

O trauma pode causar silêncio e medo de falar sobre o ocorrido, receio de ser apontada como culpada ou de reviver a dor, bem como da impunidade ou da reação das pessoas ao redor. Esses sentimentos e confusões emocionais podem levar a sonhos angustiantes e sentimentos de nojo e culpa.

Diante dessa situação, é fundamental procurar um profissional de psicologia que possa te oferecer um ambiente acolhedor e seguro.

Espero ter ajudado de alguma forma, estou a disposição

Yasmim Ferreira Pereira Oliveira Psicólogo em Natal

1 resposta

11 JUN 2024

Bom dia, Lili! Grato por perguntar. Certamente os sonhos precisam ser avaliados de forma privada e particular para cada pessoa. Você precisa elaborar esse episódio altamente inadequado e desconfortável da tua vida. De outro lado, a sexualidade é uma frente importante da natureza humana. Da efetivação da sexualidade nascemos, por ela, podemos vivenciar encontros prazerosos. Vivemos muitas fantasias e sonhos sexuais.
Sugiro que passe por um trabalho científico com um de nós, psicólogos, para desenvolver formas de organizar essa história, criar melhor conforto para o futuro, organizando entendimento adequado do passado. O passado nos apresenta valiosas ferramentas e aprendizados, para que, mas ações efetivas do hoje, construamos conscientemente melhor futuro.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

11 JUN 2024

É muito comum a vítima de abuso sexual sentir-se culpada. Quando criança, a vítima fica confusa por diversos fatores; ao mesmo tempo que sente prazer, sente medo, ao mesmo tempo que sente que há algo de errado, o abusador pode ser alguém que represente de alguma forma confiança, muitas vezes por ser próximo, da mesma família. A vítima de abuso sexual pode passar anos sem revelar, por sentir-se culpada, achando que provocou de certa forma o abuso, o importante é entender que a vítima nunca tem culpa.
Os sonhos podem representar o trauma não elaborado, não ficou claro se você já realizou terapia ou quais foram os desdobramentos após o acontecido, mas ao que parece, você precisa de ajuda para falar sobre isso e elaborar suas questões emocionais e o quanto impacta hoje na sua vida, o ideal é procurar ajuda de um profissional psicólogo . Espero ter ajudado. Fico à disposição.

Andressa Galano Psicólogo em São Paulo