O que fazer quando você odeia a sua avó?

Feita por >Catarina · 20 dez 2020 Terapia familiar

Há um ano voltei a morar com a minha vó, que não é nem de longe uma pessoa querida por muitos, nem sequer pelos filhos. No entanto os filhos fazem tudo pra ela, dão tudo pra ela, só falta darem comida na boca, isso desde que ela era jovem e saudável, porque ela sempre exigiu que eles os servissem, e agora, com 80 anos e com dores nem se fala. Nenhum deles trata ela com carinho e afeto, as filhas principalmente a trata com patadas, mas aparecem aqui imediatamente se ela ligar, fazendo qualquer coisa que ela pedir. Eles tem um senso de obrigação com ela muito grande, e ela se aproveita muito de tudo isso, sempre se aproveitou, não levanta nem para buscar água se tiver quem leve a água até ela, embora tenha saúde suficiente para isso.
Eu tento trabalhar no meu quarto durante o dia, mas é desgastante porque é impossível trabalhar 20 min sem interrupção. Ela não entende quando eu digo que ela me atrapalha, porque na cabeça dela tudo que ela me pede é muito simples de se fazer, abrir uma cortina, fechar, colocar um refrigerante no copo dela, recolher uma blusa do varal e tudo tem que ser no instante que ela chama, não é tipo "quando você puder faça isso por favor", é como se eu fosse uma extensão do corpo dela. E se eu digo "agora eu não posso", ela fica resmungando baixinho meio com voz de choro, reclamando sobre como a vida dela é dura, o que tira qualquer um do sério, porque as coisas que ela quer são sempre banalidades até porque eu já faço tudo que precisa ser feito na casa, limpo tudo, vou a padaria e supermercado, eu só quero poder trabalhar e poder fazer minhas tarefas em paz durante um momento do dia. Mas ela precisa de um servo em tempo integral. E você pode me dizer pra eu tentar explicar pra ela que de tal hora a tal hora eu não posso ser interrompida mas nada disso adianta, eu já tentei de tudo, ela simplesmente não consegue entender nada. Ela não tá nem aí pra ninguém, só se importa com ela mesma, é a pessoa mais egoísta que eu conheço. Quando acabar a pandemia eu vou embora daqui mas a questão é, como aguentar até lá sem deixar que o veneno do ódio amargure tanto a minha vida e deixe tudo tão triste e pesado.

A melhor resposta 25 DEZ 2020

Oi Catarina,
Me parece que sua avó é bastante carente, tenta a todo momento chamar a atenção. E isso desgasta quem convive diariamente.
Sua vó está está na casa dela, sempre quem tiver mais próximo, será o alvo das atenções.
Percebo que essa situação tem incomodado muito, mas precisamos entender um todo para poder ajudar, principalmente porque morou e mora com ela?
Te aconselho a fazer psicoterapia para saber lidar com esses conflitos e falar sua história de vida.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo