O que fazer quando se sentir sem rumo?

Feita por >alhy · 29 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Sempre tive dificuldade em conseguir manter algo, seja um hobby ou uma tarefa diária, mas de alguma forma achava sempre um "pequeno prazer" para me ocupar por um tempinho. Hoje com 20 anos, não consigo me dedicar a nenhuma atividade de longo prazo, e isso somado à alguns problemas em casa acabam me sufocando muito. Vejo meus amigos da minha idade fazendo tantas coisas que eu não tenho liberdade ou capacidade para fazer, me sinto muito triste por isso e acabo me afastando deles às vezes, por vergonha de não fazer nada como eles. Felizmente eu tenho um emprego que me distrai, mas não ocupa meu dia todo e esses pensamentos sempre voltam. Gostaria de saber como faço pra melhorar dessa situação, estou tão cansada de me sentir deixada pra trás e sozinha.

A melhor resposta 2 JUL 2022

Alhy vc deve buscar auto conhecimento. Descobrir seus medos o q te faz desistir de coisas, ou se sentir sufocada. Terapia ajuda.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

Bom dia,

Alhy, respondendo a sua pergunta, "o que fazer quando se sentir sem rumo?", posso sugeri que, procure fazer uma lista do que você gosta de fazer, liste tudo, qualquer coisa, você pode fazer o que quiser, pois você é única, não se compare a outras pessoas, as conquistas dos seus amigos são deles, bacana, legal, cada um consegue realizar o que sonha, o que gosta, logo, você também pode realizar muitas coisas dentro do que você gosta, não tenha vergonha de não fazer o que "eles amigos fazem", você vai fazer "o que gosta", pense, reflita, tem muitos cursos que você pode fazer em diversas áreas, pesquise na internet cursos e hobbys tem muitas opções em que você pode gostar, se identificar, e em relação aos problema em casa que te sufocam, procure a ajuda psicoterapica, será um espaço para você conversar sobre todas essas questões. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 JUL 2022

Olá Alhy
Seus pensamentos podem ser mais positivos, adaptados e assertivos, pois todas as pessoas tem qualidades e rumo, porém é preciso perceber que estão aí. A terapia cognitiva comportamental trabalha com estas dificuldades de perceber o positivo em sua vida.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 JUL 2022

Olá Alhy.
Obrigada por sua mensagem. Aliás, esse seu interesse e reflexão sobre o que sente ou vive já demonstra um movimento interno de amadurecimento e melhoria de sua qualidade de vida.

O autoconhecimento é um processo de redescoberta, amadurecimento emocional, reconhecimento de si e seu modo de ser e estar em relação ao mundo. A partir daí você conquista maior assertividade e segurança em suas ações e intenções. E quanto mais fortalecida estiver, menos sentirá os impactos de julgamentos ou comparações.

Então, acredito que seja um bom momento para investir em seu autoconhecimento, elevar sua autoestima, desenvolver mais segurança e assertividade. um ponto de partida importantíssimo para elevar sua qualidade de vida e a satisfação com as relações que mantém, a começar consigo mesma, é refletir sobre o que você quer para você? Como suas ações, sua rotina te alimenta? Está bom para si como está? Até quando quer/pretende/consegue estar aí se continuar como está? E, ainda, o que é possível que você faça para alcançar toda essa plenitude?

Sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. O que fatalmente irá fortalecer e amadurecer suas escolhas, sua autonomia, sua qualidade de vida, sua autopercepção, suas relações, consigo mesma e com as outras pessoas. Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

30 JUN 2022

Olá Alhy! (sempre) Obrigado por escrever. Não existe verdade absoluta, não existe rumo escolhido com certeza de sucesso, mas grandes metas demandam grande tempo de dedicação. Será preciso, estrategicamente renovar as motivações, para que uma das palavras mais importantes da vida, permita que se construam rumos consistentes, significativos. Essa palavra é: "persistência".
Certamente você precisa reorganizar tua rotina, rever o que abrange, em tua idade, vida plena, precisa resgatar metas e objetivos, rever personalidade e identidade. Rumos são construções que envolvem foco, sacrifício, renúncia, mas também muitas conquistas.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são altamente falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8664 respostas

30 JUN 2022

Bom dia Alhy.
A respeito de manter as coisas, reflita se é algo que realmente te incomoda, pois não há nada de errado em ser uma pessoa fluída. Mas há casos e casos, e se esse comportamento estiver te impedindo de viver, aconselho o acompanhamento psicológico para te auxiliar melhor e compreender o que se passa dentro de ti que desencadeia esse comportamento.
Lembrando que nem sempre vamos conseguir acompanhar o movimento do grupo em que vivemos, e não há problema nisso.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

30 JUN 2022

Olá
Constância é uma habilidade muito difícil de se desenvolver, uma vez que envolve a passagem de tempo. Mas também me pergunto sobre a necessidade de algumas constâncias. Imagino que isso te dê algumas vantagens também, como talvez criatividade e flexibilidade.
Acredito que uma forma possível de pensar sobre isso seja num processo de terapia que respeite tua individualidade e singularidade. O próprio processo vai ser alvo dessa constância ou não, podendo ser discutido com o profissional.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha