O que fazer quando não se tem mais perspectiva de vida?

Feita por >Felipe Silva · 20 jun 2023 Abordagem psicológica

Estou prestes a completar 30 anos em Outubro. Posso dizer que minha vida se tornou uma verdadeira desgraça devido a uma doença que tenho nos olhos. Tenho Neuralgia da Córnea associado aos olhos secos. A enfermidade praticamente sem cura roubou não só a minha qualidade de vida mas também a minha perspectiva de futuro. Nao tenho casa, não tenho carro, nao tenho namorada, não tenho planos e projetos para o futuro porque simplesmente não consigo mais imaginar minha vida daqui para frente com a doença que tenho. Apenas vou sobrevivendo dia após dia em uma vida extremamente medíocre e pacata. Sinto que já morri por dentro. A frustração por perder a saúde tão cedo e ficar limitado por uma doença, sem poder depender mais exclusivamente de você para poder realizar suas conquistas, é como se fosse uma sentença de morte diária. Eu enxergo normalmente mas sinto incômodo forte nos olhos. Queria logo morrer porque entre continuar nessa desgraça e estar morto, eu prefiro estar morto. Detalhe: sou uma pessoa estudada. Sou formado em Engenharia Elétrica, sei inglês, estou na metade da graduação de Odontologia mas é como eu disse: eu não tenho absolutamente nenhuma perspectiva de vida. Eu estou sobrevivendo como se fosse um zumbi. O que pode estar acontecendo comigo além do óbvio fato da doença ter arruinado minha vida? E antes que venham repetir a mesma coisa, eu já adianto: eu não tenho depressão. Sinto que me autodestrui completamente. A negligência e a ingenuidade da minha parte e a falta de alerta por parte da medica foi o que causou essa desgraça toda.

A melhor resposta 21 JUN 2023

Olá Felipe! Obrigado por perguntar. A conclusão de que não há perspectiva de vida é falsa. Vivenciar esse tipo de adoecimento não é implicação de falta de perspectiva. Primeiro é preciso que oftalmologistas consistentes trabalhem a especificidade do problema. Junto com isso é preciso vivenciar ações de vida. Ao mesmo tempo é recomendável que se possa refletir com o respaldo do psicólogo, sobre a identidade, possibilidades e potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

23 JUN 2023

Oi, Felipe. Sim, sinto pelo que está passando e te digo: doença é uma das coisas que realmente nos tira o ânimo, o foco. Mas como você disse, vejo que tem um futuro brilhante se não se deixar ser taxado por esta condição. Você é mais que isso, você está com isso mas isso não deve te determinar, te limitar, te fazer parar, pelo contrário, deve te dar mais ímpeto e desejo de ir além. Você ainda está tão novo. Que sonhos tem? Ter tua casa, tua familia, ser bem sucedido? Então, capacidade você tem , pelo que vejo a doença roubou sua disposição e permissão e com isso vem a frustração, né? Veja aí acima tudo que já conquistou e por que não seguir em frente? Vai mesmo deixar que uma doença nos teus olhos acabe com todo brilhantismo e futuro que pode ter? Vamos trabalhar isso? Vamos conquistar a vida desejada e voar? Te aguardo. Você pode muito mais, não pare. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUN 2023

Oi Felipe, eu sinto muito pelo que você está passando. Está evidente que você está vivenciando um processo de crise, por conta de não estar sabendo lidar com o diagnóstico. Isso está levando você a manifestar o pensamento errôneo de que sua vida acabou, porque você não consegue aceitar a doença e está potencializando toda a situação, está se deixando levar pelos pensamentos intrusivos. Recentemente um paciente meu também descobriu uma doença ocular que não tem cura, ficou mal num primeiro momento mas trabalhamos isso na terapia dele e hoje ele consegue lidar com a doença de uma forma mais adaptativa. Então a sugestão é que você busque terapia para extravasar esses sentimentos e lidar melhor com esses pensamentos totalitários de fracasso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JUN 2023

Olá Felipe
A Visão é apenas um dos sentidos e isto não é motivo para desanimar. Quando uma porta se fecha, outras são abertas...
Há pessoas em muito piores situação que a tua e se dão maravilhosamente bem na vida.
Desde que entenda o que é a vida, quem é voce e qual o teu propósito de vida.
Tudo é possível realizar, de uma forma ou de outra.
Nada é por acaso; a vida não considera nada de errado ou certo; tudo é aprendizagem e conscientização.
Perspectiva de vida tem, voc apenas não está vendo... vamos abrir os olhos da consciência e tudo se tornará viável.
Inicie fazendo Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

21 JUN 2023

Olá Felipe, sinto muito pelo que está passando, sugiro que procure um acompanhamento psicológico para lhe auxiliar neste sofrimento.

Cristiane Rodrigues Lopes Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta