O que fazer com o excesso de autocrítica?

Feita por >Claudia ferreira dos Reis · 29 jun 2017 Psicologia clínica

Me cobro tanto que chego a passar mal, tenho ansiedade e mesmo conseguindo o que quero não consigo curtir meu momento.

A melhor resposta 30 JUN 2017

Olá Claudia, você pode procurar ajuda na psicoterapia para trabalhar está autocobrança, esta ansiedade e outras demandas psicológicas. Porque essa foi a forma que você aprendeu a lidar com as situações que exigem um exforço seu. E essas reações estão ligados a sua história de vida a forma como você experienciou as situaçoes lhe impostas no ambiente familiar e educacional. Mas na paiciterapia se trabalha todos esses sintomas de ansiedade nas mudanças de pensamentos e comportamentos para uma melhor qualidade de vida e reequilíbrio paicológico.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussenade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 JUN 2017

Olá Cláudia!
É fundamental que você procure ajuda de um psicólogo o quanto antes.
Ser perfeccionista, se cobrar e não conseguir usufruir dos resultados é muito perigoso, levando a rotinas exaustantes de frustração, estresse, ansiedade e fazendo com que sempre esteja em busca de algo inalcançável.
A psicoterapia poderá compreender a natureza que a levou a ter este funcionamento proporcionando suporte e construindo uma nova maneira de se viver, fazendo com que você deixe de ser escrava de suas próprias metas.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 JUN 2017

Boa noite Claudia.
É importante identificar os pensamentos e sentimentos envolvidos nessa autocobrança. A psicoterapia pode lhe auxiliar em seu processo de autoconhecimento e a ressignificar algumas questões.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

30 JUN 2017

Olá, Claudia!
É importante que vc faça uma autoanálise para que assim consiga descobrir de onde provém essa auto cobrança. Ao conseguir identificar como, quando ou porque vc se cobra tanto, será mais fácil tirar a força dessas cobranças sobre vc. Caso não consiga identificar e avaliar essa situação sozinha, aconselho que procure ajuda de um profissional da Psicologia. Na terapia vc entrará em um processo de autoconhecimento que, com certeza, será muito benéfico pra vc e para a sua vida em todos os aspectos.

Psicóloga Juliana Muniz Psicólogo em Rio de Janeiro