O que faço para me motivar mais e ter constância para conseguir o que almejo?

Feita por >Lila · 7 jun 2024 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos e me sinto incapaz de tudo na vida! O que faço para me motivar mais e ter constância para conseguir o que almejo?

A melhor resposta 9 JUN 2024

Olá Lila, espero que esteja tudo bem com você.

Para que você possa manter a constância, para que alcance tudo que deseja, inicialmente você precisa compreender que realmente você pode fazer isso. Embora eu entenda que você esteja se sentindo incapaz no momento, esse sentimento não vai te ajudar a criar e manter a constância que você precisa e deseja. Comece mudando um pouco sua mentalidade, e compreendendo que você é sim capaz que conseguir o que deseja. Essa nova mentalidade tem que estar bem enraizada, e ela vai ser o pontapé inicial para você iniciar seu novo caminho. Um outro ponto importante, é compreender que você precisa realmente exercitar sua paciência. Nenhum projeto pessoal chega da noite para o dia. A soma dos seus esforços diários vai te levar onde você quer chegar, e a paciência é muito importante nesse processo. Lembre-se que a motivação é sim importante, mas a constância é ainda mais. Quando você não se sentir motivada, e isso acontece com todas as pessoas em algum momento, a constância irá te salvar de desistir. Por último, a organização de metas, gerenciamento de tempo, e priorização de tarefas vão te auxiliar a colocas as coisas no lugar, e te orientar como você deve gerenciar todas as suas atividades ao longo do dia. Isso não pode ficar apenas no campo das ideias, tem que se ser escrito, e cumprido. Essas orientações já podem te ajudar de início, mas um acompanhamento com um profissional de Psicologia vai te ajudar na monitoração de tudo que está querendo por em prática. Se houver oportunidade, busque esse profissional, e inicie um acompanhamento para melhorar seu desenvolvimento pessoal. Tenho certeza que esse profissional pode te ajudar ainda mais agora. Aproveite a oportunidade de se desenvolver, você ainda é jovem, e tem um longo caminho pela frente. Geralmente as pessoas superestimam o que podem fazer em 1 ano, e subestimam o que podem fazer em 10. Não seja uma delas, e pense onde você quer chegar em 10 anos. Com paciência, constância e consciência, tenho certeza que chegará lá.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

987 respostas

10 JUN 2024

Olá, Lila, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Conheça seus desejos e medos, a partir desse saber todas suas ações e reações, sua responsabilidade para consigo fluirão facilmente.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

293 respostas

10 JUN 2024

Olá, para ajudá-la é preciso conhecer mais da sua história e da sua rotina. Busque um acompanhamento para conseguir reconhecer o que realimente serve de motivação para buscar os seus sonhos e mantê-la firme nos objetivos. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

9 JUN 2024

Oi Lila
Durante todo o teu caminho, desde a gestação até hoje, voce apenas foi obrigada a se adaptar ao meio onde estava. Na gestação sofreu a interferência da semântica da mãe; depois, no ambiente familiar, aprendeu a ser boa para os outros e ninguém valorizou o que voce sentia, era considerado invenção da tua cabeça. Na mabiente escolar, da mesma forma... você teve que se adaptar ao ambiente para ser boa aluna, dar bons exemplos, você nunca ousou quebar as regras, e quando quebrava era castigada, sofria a pressão dos professores, dos pais, do padre, do pastor... não te ajudaram a descobrir teus talentos, cada um tem os seus, mas nunca foram valorizados, aceitos, respeitados. Tudo o que aprendeu não foi desenvolvimento do teu potencial, dos teus talentos, daquilo que você genuinamente é.,, voce construiu uma identidade falsa, que os outros queriam...
Por isso, hoje, com 22 anos, sente vazio interior, sem movivação.
Precisa agora resgatar a tua inteligencia e sabedorai natural... é a mesma que você foi obrigada a abandonar quando pequena.
E que ótimo que estás te dando conta, tem apenas 22 anos. Agora pode iniciar a tua caminhada, conhecer quem é você, qual seu objetivo de vida e como fazer para se dar bem com as regras do sistema.
Precisa viver a sua vida e saber lidar com o sistema em teu benefício.
Hoje, voce pode ser pai e mãe de ti mesma, pode se responsabilizar pelas tuas escolhas, decisões e resultados, voce ser dona de ti mesma, pode resolver o que te incomoda, dizer não para muitas coisas, compreender suas emoções.
Pode ser necessário fazer Psicoterapia, mas será teu maior investimento para contigo mesma.
Não é através da cultura, da religião... todas as respostas estão no teu coração, na tua alma, estão dentro de ti.
Vais conseguir
Abraços

6374 respostas

8 JUN 2024

Olá Lila.
O sentimento de incapacidade está relacionado com autocrítica e comparações com outras pessoas.
Dificuldades todo mundo enfrenta, principalmente quando está buscando ascender profissionalmente.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar foco e autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

708 respostas

8 JUN 2024

Olá Lila, sinto muito pelo que você está passando.

Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas, a falta de motivação para fazer aquilo que deve ser feito tem sido bem comum, mas apesar de difícil não é impossível.

Muitas são as razões que podem justificar o fato de você não estar conseguindo ter constância, como, por exemplo: falta de gestão de tempo, talvez você não tem uma rotina bem organizada, ou pode ser que você tenha um transtorno como o TDAH, pode ser que você esteja passando por alguma situação difícil e que pode estar atrapalhando no seu foco, atenção e concentração, pode ser uma falta de sentido naquela tarefa (as coisas que a gente desempenha precisa fazer sentido, ex: por que eu arrumo a minha casa? Porque eu não posso deixar ela "pegar bicho", para mim é importante manter a casa limpa, logo eu preciso arrumá-la, ou pagar para que alguém faça isso por mim), talvez você não esteja conseguindo ver muito sentido naquilo que você está fazendo, por isso a falta de motivação, etc. Esses são apenas alguns exemplos, pode ser que no seu caso seja por outras razões, uma boa avaliação do caso seria muito positivo, sugiro que faça psicoterapia, vai te fazer muito bem, ao longo do processo você vai compreender ao certo o que está se passando e como superar isso, quais estratégias e habilidades você precisa desenvolver para ter mais constância nas suas atividades e obrigações.

Espero ter te ajudado de alguma maneira, qualquer coisa estou à disposição, um abraço!!

Anônimo-433196 Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

8 JUN 2024

Bom dia, Lila! Grato pela pergunta. Pense, reflita, amadureça. Não há gratificação duradouro, profunda ou importante para as pessoas que não persistem nas coisas. Um curso universitário sério, além de envolver o comprometimento profundo com os estudos exige, no mínimo quatro anos de escola, mais quatro para se situar no trabalho; a construção de uma casa exige planejamento, dinheiro, administração, quem envolvem geralmente anos; um namoro começado com bases sólidas, exige um ano de pesquisa, observação e levantamento de dados, antes de começar, depois mais uns dois de verificação e confirmação de dados.
Não há grandes conquistas para quem não apresenta grandes constâncias.
Crianças pequenas não apresentam essa percepção. Precisam estar encantadas com o presente para entenderem as coisas mais cotidianas da vida.
Amadureça!
Estaremos a disposição para ajudar, desde que você venha com constância e mente aberta.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

8 JUN 2024

Olá Lila, tudo bem?
Para manter a constância de atingir um objetivo específico, é necessário algo a mais que motivação, é necessário haver disciplina. Como anda a sua rotina? Voce sente prazer no que está fazendo? Tem algo em seu dia a dia que te dê prazer além de lutar para alcançar seus objetivos? Para manter a disciplina é necessário ter estes momentos de prazer todos os dias.
Espero que fique bem, qualquer dúvida estarei a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo