O que explica a bissexualidade

Feita por >Lê · 15 jul 2023 Orientação sexual

Como a psicologia explica hoje a bissexualidade ? A abordagem freudiana ainda é aceita ou há outras teorias que explicam?
Obrigada!

A melhor resposta 16 JUL 2023

O que pertence à vida, não tem que ser explicada racionalmente, pois nossa razão nem sempre sabe explicar o que pertence à vida.
A sexualidade é um centro de energia da Vida; é a nossa maior fonte de prazer de viver, de alegira e criatividade; tudo o que é vida, é sexualidade. E a sexualidade precisa ser vivida, expressada de forma natural e espontânea.
A sexualidade é compreendida e explicada de acordo com as possibilidades de entendimento da época em que é tratada, mas o tema não se esgota.
Freud só conseguiu explicar e ser aceita esta teoria porque era médido e a medicina aceitou; se fosse psicólogo não era aceita, como hoje, a industria farmacêutica não aceita medicamentos naturais, só os que eles fabricam.
Freu foi inteligente, colocou na medida certa para ser compreendida e aceita. Se fosse hoje, a abordagem dele seria outra; mas tudo o que disse, está correto.
Cada um expressa a sua energia sexual da maneira que melhor lhe convém: hetero, homo, bi ..... uma infinidade de formas.
Temos que compreender esta energia e expressá-la de forma natural e espontânea, afinal, quem é você?
Para começar, o desconhecimento de si mesmo é um grande problema onde o significado da sexualidade sofre variações.
Abraços

5817 respostas

18 JUL 2023

Oi Lê. A bissexualidade é definida como a atração romântica, sexual e/ou emocional por pessoas de mais de um gênero, e pode ser experimentada de diferentes maneiras por indivíduos bissexuais. De acordo com a Psicologia a orientação sexual, incluindo a bissexualidade, é uma parte intrínseca da identidade de uma pessoa, formada por uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Não há um consenso definitivo sobre as causas da bissexualidade, existem várias teorias que buscam explicá-la. A bissexualidade pode ter bases biológicas, como influências hormonais pré-natais e fatores genéticos. A orientação sexual pode ser influenciada por fatores ambientais, como experiências de vida, educação, socialização e interações interpessoais. A psicologia também reconhece que a orientação sexual pode ser fluida e variar ao longo da vida de uma pessoa. Alguns indivíduos podem experimentar a atração por pessoas de mais de um gênero em diferentes graus e momentos diferentes. Essa fluidez é uma parte normal da diversidade humana e é respeitada pela psicologia.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JUL 2023

Olá Lê! Obrigado por colocar essa temática. O que chamamos de bissexualidade pode ser explicado por muito caminhos extremamente amplos. As avaliações válidas para o indivíduo, precisam ser construídas com dados específicos de cada pessoa. Três grandes frentes podem ser pensadas:
- Todos nascemos de um homem e uma mulher;
- O carinho, a companhia, são preponderantes sobre o gênero;
- A comunicação universal permite para as pessoas a ilusão de que podem viver tudo, sem a devida avaliação das implicações.
Cada processo de vida precisa ser avaliado, não em cada instante, mas nos seus planejamentos, execuções e desdobramentos.
As coisas não são prontas, inquestionáveis; sempre podem ser aprimoradas.

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.