Como contar para meu pai que não sou hetero e que estou namorando?

Feita por >Lia · 24 out 2022 Orientação sexual

A questão toda é a seguinte:
Eu comecei a questionar minha sexualidade em 2018 (15 anos), quando achei que era bissexual, visto que eu havia começado a criar interesses românticos por uma menina da minha sala do nono ano, mas também me interessava por caras. Aquilo na verdade não foi um problema, eu estava tranquila sobre essa possibilidade, a questão é que a menina é a minha melhor amiga (vou chamar de Emma). Meu maior medo era como contar para ela, afinal, eu contava tudo, mas, ao contar, foi tudo bem tranquilo e seguimos com amizade mesmo, porque eu também não falei do meu interesse, não achei necessário.
Por volta de Abril (2022), eu e ela acabamos nos envolvendo de fato e eu passei a frequentar mais a casa dela, onde ficávamos no quarto dela e tals, mas não era como se fizéssemos algo demais, apesar de já termos idade (18 anos) e podermos. O problema começou quando a mãe dela não gostou da minha frequência.
Assim, as duas (Emma e a mãe) não se bicam muito, já tinham várias brigas e a mãe é contra a sexualidade e identidade de gênero de Emma (assexual/não binárie - estou abordando em pronome feminino para maior compreensão), chegou até a apoiá-la com um cara que ameaçou matá-la, porque preferia isso a ver Emma com uma mulher.
Em todo caso, esse desprezo da mãe de Emma, fez com que ela entrasse em contato com minha mãe (lembrando, eu e Emma somos adultas e não deveria ter nossos pais se envolvendo nisso), o que gerou uma baita treta, por volta de Maio (2022).
Eu já tentei, antes disso tudo rolar, explicar minha sexualidade para minha mãe (demissexual/panromântica), mas ela acha que é besteira e já chegou, aleatoriamente (literalmente, com a conversa em outro contexto), dizendo que eu deveria ter nojo da minha "opção sexual". No entanto, nunca abordei sobre isso com meu pai e, analisando um pouco da situação (descobri que meus pais e os de Emma se encontraram pessoalmente e nossas mães queriam meter lenha na fogueira, enquanto nossos pais tentavam acalmar), agora talvez seja uma boa.
O fato é, eu e Emma estamos namorando (finalmente), mas malmente podemos nos ver, não só por eu ter estágio e curso e ela a faculdade, mas porque todos os nossos encontros são escondidos, justamente para não termos que ouvir mais nenhuma merda de nossas mães. Porém, o pai de Emma já sabe e apoia, ofereceu até ver um lugar para Emma morar (ela disse que não se sentia mais bem dentro da casa dos pais, também), e para termos liberdade e privacidade, mas não sei como abordar sobre isso com meu pai.
Meu maior medo é decepcioná-lo ou perturbá-lo demais. Ontem foi aniversário dele, estava deixando o tempo passar dessa data para não estragar o dia dele ou sei lá, porém, nessa semana, minha mãe não estava em casa e ela volta para cá amanhã (23/10/22) e eu não terei mais muitas chances de encontrar meu pai sozinho em casa para conversar com ele sem a interferência dela. Não sei se devo falar com ele mesmo, ou esperar mais algum tempo para ver se as coisas se resolvem sozinhas, em todo caso, não sei o que fazer, só sei que não pretendo abrir mão do meu relacionamento com Emma.

A melhor resposta 26 OUT 2022

Olá Lia tudo bem contigo? Espero que sim
Primeiramente quero te elogiar por conseguir dar esse passo decisivo na sua vida e aceitado a si mesmo, o que na minha visão é mais importante. Em relação ao seus pais é claro que você precisa preservar a convivência com eles mais até certo ponto onde o seu livre arbitrio não seja interferido. Percebo que seu pai é um figura de extrema importância para você e acredito que você deva ser para ele por isso esse vínculo maior entre vocês, não que sua mãe não seja importante para você . Aproveite esse espaço para falar como você se sente com o julgamento da sua mãe frente a situação que você está vivendo , seja firme e convicta de que essa não é uma condição e sim uma escolha sua e que gostaria muito que eles respeitassem , pois é algo que deixará você tranquila pois a aprovação deles importa pra você.

Lenice Bezerra de Lima Psicólogo em Cuiabá

3 respostas

25 OUT 2022

Olá Lia! Obrigado por escrever. Dezoito ou quarenta anos, são apenas contagens de tempo. Sabemos que do ponto de vista cultural, aos dezoito anos, pela lei, as pessoas podem viver maior liberdade, mas também precisam viver muito maior responsabilidade. Uma coisa é a liberdade legal, outras coisas são liberdade de consciência, liberdade cultural e liberdade material. A sexualidade é uma construção para toda a vida. Pelo relatado, pelos desdobramentos que você terá que lidar, será recomendável melhor amadurecimento para que consiga antever com a maior riqueza possível, os desdobramentos potenciais dessa ou daquela escolha, da certeza que vale para hoje, mas pode não valer para daqui a um ano. Decisões como essa precisam de convicção e validade para bastante tempo. Para antever, será recomendável a assessoria científica de um psicólogo.
Vocês precisam amadurecer mais.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Escolha a democracia e o respeito aos diversos.

8607 respostas

25 OUT 2022

Oi Lia!
Voce já tem 18 anos e já podem pensar em morar fora da casa dos pais. Possivelmente ainda não tem como se sustentarem e isto pode ser um problema: depender dos pais.
Voces são duas mulheres e podem morar juntas... o que acontecer entre voces duas, é problema de voces. Não sei porque precisam envolver os pais.
Voces precisam do aval deles? Por que?
Pouco importa se são trans, bi, homo, hetero... expressem a sexualidade como melhor se sentirem.
A vida deu a liberdade e o livre arbítrio para voces escolherem o que serve e o que não serve.
Penso que a proibição ou a sensura está dentro de voces e não nos pais.
Talvez, voces se sentem culpadas por não serem como seus pais queriam que fossem.
Voce veio através dos seus pais, mas não é deles. E veio para se realizar e ser feliz.
Se precisarem façam psicpterapia para melhor se conhecerem e conduzir bem esta etapa da vida.