O que eu faço para deixar de gostar de alguém?

Feita por >Gláucia Moraes · 31 mai 2020 Terapia de casal

Eu fiquei com esta pessoa durante 1 ano, mas não foi exatamente um relacionamento sério. Com o passar do tempo, senti que ele se afastou de mim por causa da faculdade e de todo aquele estresse de fim de ano. Mas achei que iriamos voltar ao normal depois que tudo isso passasse.
No começo desse ano (Em março especificamente), descubro que ele está ficando com outra pessoa e dois dias depois dessa descoberta, ele oficializou namoro. Conversamos, ele disse que podiamos continuar sendo amigos e eu aceitei, mesmo não tendo digerido tudo isso, mesmo me sintindo muito mal quando entro em algum perfil dele etc . Só que continuamos mantendo contato pelo whats, gosto muito dele e não quero me afastar. Porém, não consigo deixar de me sentir angustiada e substituível. O que eu faço para deixar de gostar dessa pessoa e manter uma amizade normal?

A melhor resposta 2 JUN 2020

Olá Gláucia
As questões são:
O que você espera desta amizade?
Se você já percebeu que ele não quer ficar com você, por que continuar insistindo nesta relação? O que você ganha com isso?
Você acredita que poderá reverter a situação atual, e ele vir a gostar de você? Ou apenas te-lo como namorado é o suficiente, sem que se importe com sua auto estima?

A psicoterapia é um caminho para entender os seus sentimentos e pensar em relações que te valorize.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUN 2020

Gláucia
Cada pessoa é única e insubstituível. Namoro não significa que vais casar.
Deixe as coisas acontecerem, durante este tempo conheçam-se, aproveita para descobrir que voce é e que ele é.
No final, o que tiver que ser, será!
Se for para voces ficarem juntos, vai acontecer.

5817 respostas

1 JUN 2020

Olá Glaucia. O primeiro passo é se afastar dele, pare de ver perfis e manter contato por um período, até que se sinta bem com relação a ter apenas uma amizade com ele.
Busque ocupar seu tempo com coisas prazerosas para você. Trabalhe sua autoestima, cuide de você para que se sinta bem e não tenha estes sentimentos de angustia e inferioridade que está sentindo.
Se ficar muito difícil, procure um profissional para lhe ajudar a trabalhar seus pensamentos disfuncionais com relação a você e a esta relação. Há muitos profissionais em atendimento online e podem lhe ajudar de imediato.
Att,
Psicóloga Andressa Portes

Andressa Portes Psicóloga Psicólogo em Cascavel

9 respostas

1 JUN 2020

A sensação de menos valia é uma sensação muito ruim que pode levar ao stress e até à depressão profunda entre outros transtornos. Evitar qualquer tipo de contato inclusive deixar de olhar o perfil dele é a primeira atitude que você deve iniciar imediatamente. A melhor forma para conseguir isso é preencher todo o seu tempo com atividades que lhe causem prazer e benefícios.
Se notar que sozinha não vai conseguir evitá-lo ou que isso está se repetindo com outros relacionamentos seus, procure ajuda psicológica para auxiliá-la nesse processo.
Psic. Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

1 JUN 2020

Olá Gláucia! Grato por participar. Em que grau você é a pessoa prioritária a ser gostada? Como está sua rotina de vida? Você está construindo quais caminhadas relevantes e apropriadas à quarentena, que estavam aguardando tempo para serem postas em prática? Gostar do outro é bom, mas somente é adequado e possível se a dose amor próprio for maior do que o amor ao outro. Do que você está alimentando a sua mente? Voltando à pergunta, a posição correta não é deixar de gostar de alguém, posto que deixar de gostar de alguém é deixar de gostar da própria história. A questão é passar a gostar de outras caminhadas, outras pessoas de forma mais atual e predominante sobre aquela com a qual não é plena a troca de gostares. Melhore sua auto estima, reorganize sua rotina. Sendo possível, conte com o psicólogo para isso. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.