O psicólogo foi antiético?

Feita por >nomad · 25 mar 2023 Abordagem psicológica

Durante uma sessão um psicólogo orientou minha irmã a não se sentir mal ao trair seu marido. Isso não pode ser considerado algo antiético? Uma vez que fere a moral e bons costumes

A melhor resposta 26 MAR 2023

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é vedado ao psicólogo "induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, raciais, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais" (Art. 2º, alínea c).

Portanto, a orientação dada pelo psicólogo em questão não está em conformidade com os princípios éticos da profissão e pode ser considerada antiética. É importante que a pessoa em questão busque orientação de outro profissional para lidar com a situação de forma ética e adequada.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

30 MAR 2023

Olá, tudo bem ?
Olha, não sei o contexto da história e como de fato foi a fala do psicólogo, mas independe de qualquer coisa, não é o trabalho do psicólogo aconselhar como alguém deve ou não se sentir ou se comportar, como sua irma se sente com isso ? É importante ela se posicionar, se isso deixou ela incomodada, levantou suspeitas sobre a ética do profissional, é necessário que ela dê atenção a isso.

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Oie tudo bem ? Vamos por partes . O adultério deixou de ser crime há mais de 15 anos, quando a Lei 11.106/2005 tirou do Código Penal a pena de quinze dias a seis meses de detenção para a prática. A revogação representou, à época, uma importante mudança para o Direito das Famílias.
Portanto o psicólogos não está ferindo nenhuma moral. Isso seria juízo de valor individual, se o psicólogo a julgasse, aí sim ele estaria sendo antiético. Terapia não é tribunal, não é um lugar para se sentir julgada.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

26 MAR 2023

Olá Nomad! Obrigado pela pergunta. Pelo descrito, provavelmente sua irmã (o que é extremamente normal para as leis do mundo emocional), retirou do contexto, a parte que lhe era marcante. Certamente nós, psicólogos, não passamos direções ou receitas para as pessoas. Não podemos fazer esse tipo de coisa, pois quem terá que lidar com as consequências de ações realizadas é a pessoa. O nosso papel é lançar mão dos nossos estudos, ferramentas e técnicas de Psicologia, para pensar junto com a pessoa, temáticas e problemáticas da vida da pessoa. É um espécie de cérebro tecnicamente auxiliar.
Converse mais profundamente com sua irmã.
De outro lado, psicólogo sem confiança, não funciona.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.