Minha psicóloga atendeu meu marido sem o meu consentimento

Feita por >ANA CRISTINA SANTOS FONTOURA · 24 abr 2018 Psicologia clínica

Bom dia! Fazia tratamento psicoterapeutico com uma psicologa, meu companheiro marcou uma consulta escondido de mim e ela o atendeu. Deixei de consultar com ela depois disso, pois achei muoto antiético e meu companheiro passou a ser paciente dela. Isso é um procedimento correto por parte dela?

A melhor resposta 25 ABR 2018

Boa noite, Ana,
Não são todos os psicólogos que atendem membros da mesma família, mas não há impeditivos para tanto. A ética nos obriga manter também o sigilo da questão.
No entanto, cada profissional adota uma conduta diferente. No meu caso, só recuso tal atendimento quando um for a causa da terapia do outro. Por exemplo, atender marido e mulher quando o principal tópico da terapia for a questão do relacionamento do casal.
Se quiser entender melhor, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

20 FEV 2020

Olá Ana Maria. Quando você firma um contrato de psicoterapia, há um código de ética a ser seguido pelo profissional, e a relação de confiança entre vocês dois é crucial para o sucesso do tratamento. Você sendo uma mulher adulta, deve ser aquela que, juntamente com a psicóloga, vai decidir se cabe ou não que ela atenda a pessoas próximas a você, e, caso vocês decidam que sim, esses atendimentos devem visar o seu próprio progresso em terapia, de preferência, tais atendimentos devem ser na sua presença, como na terapia de casal ou de família.

Rosemar Prota Psicólogo em São Paulo

7 respostas

26 ABR 2018

Olá Ana!
Não há condições impeditivas para atendimento de uma pessoa de família do paciente, desde que seja comunicado previamente com o mesmo. É ético proceder assim. Quando um vínculo terapêutico demonstra indícios de desconfiança, o processo tende a perder seu desenvolvimento, sua eficácia.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

25 ABR 2018

Ola!
Nada nos impede de atendermos outros familiares, até porque existe sigilo de sessão questão amparada por um código de ética. Em questão de análise é algo muito individual de cada profissional alguns acreditam que ocorra contaminação terapêutica outros usufruem de falas para entender o contexto e suas distorções. Sempre que ocorre uma fala com outras pessoas do meio é necessário uma combinação e que seja confortável para ambos . O que ocorreu com você foi falta de planejamento em relação ao andamento da sessão cogitar a possibilidade de um fala, em caso de consentimento realiza o diálogo tira-se questões que possam auxiliar no andamento das sessões sem transparecer questões trazidas pelo segunda pessoa. Mas sempre ocorrerá consentimento por parte do interessado.

Sandra Chies Psicólogo em Passo Fundo

9 respostas

24 ABR 2018

Boa tarde Ana Cristina. O psicólogo só pode atender alguém próximo sem o consentimento do paciente se houver situação iminente de risco de vida. Assim que ela soube que era seu companheiro, deveria recusar atendê-lo e indicar um colega. Não precisaria necessariamente lhe comunicar o que ele fez, porque tanto a você como a ele deve-se respeitar o sigilo. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

24 ABR 2018

Olá Ana! Alguns profissionais não atendem mais de uma pessoa da mesma família, pois pode comprometer a terapia de uma delas, como aconteceu com você. Isso não é uma falha ética. No seu caso, o que aconteceu foi um desrespeito, já que nem sua psicóloga, nem seu marido conversaram com você antes de tomar essa decisão. Sugiro que busque outro (a) profissional com quem se sinta melhor.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo