Não tenho vontade de fazer as coisas se sei que os outros vão estar olhando

Feita por >Zé · 23 jan 2023 Habilidades sociais

Eu perco a vontade de fazer as coisas só de saber que haverão pessoas "fixas" (nesse sentido o que eu quero dizer é que, eu conhecendo ou não a pessoa, ela sempre vai estar por "perto") me olhando, por exemplo pessoas do serviço, familiares, entre outros. O problema é que isso se extende para tudo, eu não tenho vontade de ir almoçar se tiverem outras pessoas na copa, eu não vou escovar os dentes até ver que não tem mais ninguém no banheiro e assim por diante.

Porém isso só se dá com as pessoas que eu sei que eu não tenho como me "livrar", elas vão sempre estar a espreita.

O que pode ser isso? Eu também tenho outros problemas sociais, eu não tenho amigos e nem converso com ninguém...

A melhor resposta 25 JAN 2023

Zé...
Precisa se entender, precisa conhecer a si mesmo, precisa ver suas carências, sua dependência e resolver todas estas pendências;
Voce age condicionado pela sua mente, pelo seu ego e neste, se baseia no julgamento; está querendo esconder uma parte sua, não quer que outros saibam e quanto mais tenta esconder, mais curiosidade desperta.
Qual o medo de ser si mesmo? Por que quer aparentar ser o que voce não é?
Quem é voce? O que voce quer na vida? O que voce está fazendo? Qual o teu objetivo de vida?

Inicie a tua caminhada através da psicoterapia, para ter conhecimento e dominio de ti mesmo.

Abraços

5817 respostas

24 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 JAN 2023

Olá! Pode ser que tenha medo de ser avaliado ou julgado e por conta disso tem dificuldade de fazer coisas.
Tem pessoas que se sentem ansioso, nervosos ou com medo quando tem situações que envolvam outras pessoas. Mas esse comportamento de deixar de fazer o que precisa ou quer acaba trazendo prejuízos para vida da pessoa, então busque acompanhamento psicológico.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

24 JAN 2023

Olá Zé.
É importanteque você busque ajuda psicológica pois estes comportamentos começam a se estender da forma como você mesmo afirmou. Através de um bom tratamento, com uma maior consciência do motivo deste comportamento você poderá superar esta form de reagir com melhor qualidade na interação com as pessoas.

Mônica Franco Camargo Psicólogo em Maricá

7 respostas

24 JAN 2023

Olá Zé! Obrigado por participar. Certamente isso envolve falta de autoconfiança e falta de autonomia. As pessoas olham por mil razões. Você tem a impressão de que elas irão te julgar no processo de fazer, sempre reprovando. Podem olhar por curiosidade, te achar bonito, querer aprender, querer ver defeitos, te achar feio e muitas outras razões. Todos olhamos a todos. É a curiosidade humana, que não tem jeito de evitar. Por isso é preciso aprender a fazer bom uso da convivência com ela.
Valorize-se mais. Você não é tão frágil a ponto de ser estragado ou transformado em defeito pelo fato de outros te olharem.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.