Não tenho interesse em outras pessoas e tenho medo disso.

Feita por >O contraditório · 13 mai 2024 Abordagem psicológica

Eu sempre fui isolado, até os 18 só trabalhava por umas 5 horas, em uma seringueira(que é muito isolado), ficava no meu quarto, depois comecei a fazer curso e tirar habilitação, até comecei a falar com as pessoas mas nunca tive interesse nos outros. Sai da seringueira arrumei outro trabalho em um mercado, mudei muito, era gordo comecei academia e fiquei mais em forma, criei um estilo e tals, as pessoas de antes mal me reconhecem, minha autoestima aumentou muito.
Essa minha história mais ou menos, o problema é que fiquei com uma mulher pela primeira vez com 19, mas ela apaixonou muito rápido e eu terminei, ela perguntou o porque, eu não achava ela bonita e a gente não tinha uma conexão daora, a conversa com ela pelo zap parecia uma entrevista de emprego.
Agora com 20 comecei a ficar com uma do mercado, ela é legalzinha e até bonita, mas não faz muito meu tipo, fui segundo a onda e acabamos transando, perdi minha virgindade com 20 e com ela, mesmo sem muito interesse.
Agora ela começo a seguir minha mãe no insta e acho que está ficando sério. Não quero nada serio e vou terminar assim que ela responder meu oi, aliás nem namoramos ou algo assim, até agora era só sexo, mas deduzo que ela quera sla.
O problema não é nem isso exatamente, eu me sinto extranho, tenho medo de quem eu sou, não me interesso pelos outros, nem falo de namoro, em qualquer nivel não ligo para a vida das pessoas, comecei a perguntar sobre a de algumas mas não sei dizer se tenho interesse, as vezes dou uma de psicólogo, perguntando sobre a vida dos outros, tentando fazer eles falar e tentando fazer eles se sentirem melhor, sla porque comecei a fazer isso, acho que sinto que assim as pessoas não seria igual a mim. Mas estou mudando muito de assunto e tal, meu problema é "será que estou errado de ser assim? Tipo cada um é cada um, mas vou me ferrar por ser assim?" Sou muito consciente, nunca perco o controle e não me abro com os outros, geralmente não é problema me abrir, por que paro de pensar no que me afeta muito fácil, do tipo penso por 30 min e depois nem penso mais, ai não preciso me abrir se ja me esqueci do problema, isso de esquecer é reprimir sentimento?

A melhor resposta 16 MAI 2024

Olá!
É compreensível que você esteja se questionando sobre sua maneira de interagir com as pessoas e sobre sua falta de interesse em relacionamentos amorosos. Cada pessoa é única e tem suas próprias preferências e características, e não há nada de errado em ser mais reservado ou menos interessado em relacionamentos românticos.

É importante lembrar que não há uma maneira "certa" de ser. Cada indivíduo tem suas próprias necessidades e preferências, e o mais importante é que você se sinta confortável consigo mesmo e com suas escolhas.

Se você se sente bem consigo mesmo e não vê problemas em sua forma de lidar com as interações sociais, então não há necessidade de se preocupar. No entanto, se você sentir que sua falta de interesse nas pessoas ou em relacionamentos está causando desconforto ou interferindo em sua vida de alguma forma, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo com um terapeuta ou conselheiro.

Quanto ao esquecimento dos problemas após um curto período de reflexão, isso pode ser uma forma de lidar com o estresse ou a ansiedade. No entanto, é importante reconhecer que reprimir sentimentos não resolve necessariamente os problemas subjacentes. Se você sentir que está lutando para lidar com questões emocionais ou problemas que surgem em sua vida, pode ser benéfico procurar apoio para aprender formas saudáveis de lidar com esses sentimentos.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília

32 respostas

14 MAI 2024

Não pensa no errado e no certo. A vida te deu a liberdade para experimentar. Cara experiência gera sentimentos, emoções e voce pode decidir mudar de experiências para ter outros resultados.
Cada escolha gera suas consequências, seus reultados pelos quais você é responsável.
Tudo depende da permissão que voce dá a ti mesmo, de fazer o que quer fazer e não depender da opinião dos outros.

6349 respostas

14 MAI 2024

Oi,
À primeira impressão, parece que está em um momento em que é necessário o autoconhecimento. Vejo em suas palavras muitas dúvidas sobre "será que é normal ser assim"?, mesmo sabendo que o padrão normativo é algo puramente criado pela sociedade. Cada um tem seu jeito e forma de ver a vida, certo? Mas qual é o seu jeito? Qual é sua forma? Entendo que se conhecer é a melhor forma de terminar com essas dúvidas. Parece que a maior parte de sua vida também passou sem ter "muito contato" com as pessoas e a sociedade, então seria relativamente normal ter uma dificuldade em interação e desenvolver relações - por outro lado, em se tratando de relações amorosas, talvel você ainda não tenha o anseio de desenvolvê-las, e pode estar achando isso "incomum" - ter a primeira relação sexual sem compromisso, ficar com alguém mas não encaminhar isso para um relacionamento, etc. São ideias que aprendemos muitas vezes em nossa família, ambiente, religião, etc. E por isso é muito importante o autoconhecimento e entender de onde vem esses nossos conflitos.

Espero ter ajudado,
Fico à disposição

Juliane Passos.

Juliane Fernanda Suzano Passos Psicólogo em Cotia

2 respostas

14 MAI 2024

Bom dia, "O Contrário!" Obrigado por escrever. Certamente você escreveu aqui porque está incomodado com a situação. Embora viva seu jeito, embora veja as mulheres das experiências anteriores com perspectivas não boas, também dúvida de tuas certezas. Isso é muito bom, desde que se reflita com fundamentos.
Em termos gerais, tal qual as pessoas precisam de água, para beber, ar para respirar, as pessoas também precisam de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis. Nossa cultura é complexa. Mais ou menos até os vinte e sete anos de idade, as pessoas devem cuidar mais de esportes coletivos de contato, estudos sérios, trabalho e aprimoramento de trabalho, viagens, cultura, arte. Namoros devem ser secundários e não devem implicar a obrigação de continuar; são mais para conhecer e amadurecer. Transar envolve, além de uma intimidade outras potencialidades que precisam ser ponderadas, como, por exemplo: exposição de intimidade, possível gravidez, doenças, envolvimento rápido. Antes do sexo é preciso ter certezas quanto ao que se pensa antes, como se lidará na hora, e como se administrará os potenciais desdobramentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.