Como não perder o interesse nas coisas e pessoas?

Feita por >meloo · 4 jul 2022 Desenvolvimento pessoal

eu tenho sintomas de depressão e ansiedade, eu sei oq eu tenho q fazer pra conquistar as coisas da minha vida, ja deixei meus desejos e felicidade de lado pra fazer o q meus pais me dizem ser necessário (como a faculdade) so q eu nn tenho interesse nenhum de existir, principalmente perto dos meus familiares (eles nn são ruins, so nn me sinto bem ou feliz perto deles) as vezes eu acho q enjoei dos meus amigos e do meu parceiro msm amando muito eles( tenho medo disso piorar)

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Meloo,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

Nossas relações, as pessoas que nos cercam, tem um papel fundamental em como nos sentimos, como nos confirmamos, o que buscamos. Encontrar-se e o seu próprio sentido nesse meio se torna um desafio que pode ser o início de um caminho mais ativo, funcional, saudável e fortalecedor.
O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

16 JUL 2022

Oi Meloo, boa noite, prazer conhece-lo (a).
Todos esses sentimentos, emoções, dores... são muito desconfortáveis, sinto muito por se sentir assim, veja, muitas questões que vivenciamos em nossas vidas contribuem para tais situações, e também temos possibilidades de questões biológicas, ou as duas questões juntas, compreender todas essas questões é cuidar das nossas dores, e assim nos fortalecemos, regulamos e estabilizamos emocionalmente e obtemos uma boa qualidade de vida, aconselho a buscar ajuda profissional.
Grande abraço!
Priscilla Daniel

Priscilla Daniel Psicólogo em São Paulo

7 respostas

11 JUL 2022

Olá Melo!
Seria indicado que iniciasse o processo de psicoterapia para tratar e prevenir a evolução do que me parece se tratar de um quadro de depressão que vem se desenvolvendo.
Além da questão da depressão, que se trata de um transtorno psicossomático, me parece que ao fazer muitas concessões a sua família, você vem se distanciando de sua essência.
Este é um tema fundamental para se trabalhar no processo de autoconhecimento, para que se sinta mais realizada e empoderada para tomada de decisões.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 JUL 2022

Olá meloo, espero que esteja tudo bem com você.

Você não precisa deixar a felicidade de lado para viver uma boa vida. Podemos entender a felicidade como algo que caminha ao nosso lado, em todas as nossas atividades diárias, sonhos e projetos pessoais. Talvez seu conceito de felicidade ainda esteja muito atrelado a uma recompensa imediata, quando na verdade a felicidade deve ser incorporada em nossa vida, e estendida ao longo do tempo. É preciso que você desenvolva mais seu autoconhecimento para que tenha um bom suporte no momento de desenvolver o projeto de sua vida e traçar seus planos pessoais. Talvez você não tenha interesse em existir, simplesmente porque não conhece suas reais potencialidades e possibilidades de vida, e acredita que, pelo fato de não conhece-las, nada além disso que está vivendo e sentindo existe. Um acompanhamento com um Psicólogo é muito indicado em seu caso, e deve ser levado com consistência e comprometimento, para que você usufrua do melhor que esse tratamento poderá te oferecer na ampliação de seu autoconhecimento, e de suas possibilidades de existência. Agindo agora, você vai estar se protegendo e diminuindo muito a probabilidade desse seu estado se aprofundar e piorar ao longo do tempo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUL 2022

Olá Meloo.
Se tem diagnóstico de depressão e ansiedade deve saber que é necessário manter a medicação conforme orientação do seu médico. Por outro lado fazer acompanhamento psicológico pode ser mais um caminho para "não piorar", e quanto antes buscar ajuda, mais as chances de manter seu humor estável e ter pensamentos mais adequados e positivos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 JUL 2022

Olá Melo!

Acredito que por muito tempo de nossas vidas buscamos agradar as pessoas que amamos, como você citou em relação aos seus pais. Porém com o nosso amadurecimento, se faz necessário desenvolver nosso autoconhecimento para seguirmos o melhor caminho para NÓS e assim encontrar maior satisfação em nossa vida, amenizando sintomas depressivos e de ansiedade. A psicoterapia é essencial no auxílio deste processo, onde muitas vezes sozinhos não conseguimos enxergar as coisas de maneira ampla e clara.

Espero ter lhe ajudado e fico a disposição.
Att,
Psicóloga Juliana Zilli.

Psicóloga Juliana Zilli Psicólogo em São Bernardo do Campo

1 resposta

6 JUL 2022

Olá Mello, percebo que mesmo com todos esses sintomas relatados aqui, você é uma pessoa muito forte e está buscando ajuda, ou seja, você não se conforma com essa situação que com certeza está interferindo na dinâmica de seu cotidiano afetivo com os familiares, os amigos e parceiro. Perfeito a sua atitude com relação ao seu autocuidado, você já deu o primeiro passo parabéns, agora que tal procurar ajuda de uma terapia psicológica para trabalhar o que está por trás desses sintomas e assim desenvolver suporte emocional para poder lidar com todos essas situações e outros que venha a acontecer em sua vida e assim reescrever a sua história de uma forma saldável menos sofrida.
Espero ter ajudado. Att à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 JUL 2022

Meloo se vc tem conhecimento q tem esses sintomas, deve saber q precisa de terapia.
Peça ajuda
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

Bom dia Meloo,
Você já fez acompanhamento psicológico? Certamente, os sintomas de depressão e ansiedade não vão desaparecer sozinhos, é necessário psicoterapia para te ajudar com essas questões internas primeiro.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

5 JUL 2022

Olá Meloo! Que tal conversar mais profundamente? Uma laranja que mordemos a casca sem entrar em contato com o sulco, será sem graça; uma pessoa que convivamos sem entrar em elementos de ligação mais profundos, será uma pessoa vista pela sua casca, não pela sua essência. Ainda assim, pessoas mesmo na superficialidade, representam companhia, representam pertença.
É preciso insistir em aprofundamentos de metas e objetivos que te foram objeto de fantasia, em diversas etapas da tua vida. Resgate os objetivos que sejam éticos, realistas, possíveis, atuais, significativos para você. Aprofunde a execução dos mesmos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8602 respostas

5 JUL 2022

Olá
Imagino que deva mesmo ser desinteressante viver uma vida programada por outra pessoa.
Deve ser bem difícil ter ânimo pra enfrentar essa vida que nem é de sua escolha. Mas isso não diminui a tua responsabilidade de escolher de novo, de reconfigurar essa rota e repensar os caminhos para uma nova vida. Assim será mais possível encontrar satisfação no viver.
Se é difícil para ti pensar nisso sozinho, aconselho que inicie um processo de terapia, assim você encontra um espaço seguro e ético para dar início a essa mudança tão necessária.
Qualquer coisa fico a disposição caso queira iniciar esse processo comigo
Mas de qualquer forma, boa sorte no seu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha