Minha mãe não tem interesse em minhas coisas

Feita por >Tamara031 · 5 abr 2023 Abordagem psicológica

Boa noite sempre fui amiga da minha mãe para todas as horas,porém as vezes quero conversar algo ou as vezes estou falando algo com meu filho ela sempre se esquiva,faz caras e bocas e me interrompe direto...não tenho mais interesse em falar nada com ela ela fala que eu puxo o saco do meu pai,porém ele me ajuda muito por isso tenho mais apego com ele..todas as vezes que ela me interrompe me sinto péssima...ela ajuda as amigas da rua e quando sou eu é diferente...ela não gosta que fale nada de problemas perto dela só gosta de viver num mundo paralelo e não se importa em ajudar em nada dentro de casa sendo que todos que moram aqui ajudam com um pouco..as vezes fico pensando que é culpa minha essas coisas isso é normal?

A melhor resposta 7 ABR 2023

Olá, entendo como essa situação pode ser difícil para você. É comum que as pessoas tenham expectativas diferentes em relação aos relacionamentos familiares, mas isso não significa que a culpa seja sua.

Se você se sente mal ao conversar com sua mãe e sente que ela não está lhe dando a atenção e o apoio que você precisa, pode ser útil tentar falar com ela de forma clara e objetiva sobre seus sentimentos e necessidades. Tente explicar como você se sente quando ela a interrompe e como isso afeta seu relacionamento.

Lembre-se de que é importante ouvir o que ela tem a dizer e tentar entender a perspectiva dela também. É possível que haja mal-entendidos ou diferenças de expectativas que possam ser resolvidos com uma conversa aberta e honesta.

Se você sentir que a conversa não está dando certo ou se a situação continuar a te afetar negativamente, pode ser útil buscar ajuda profissional de um psicólogo para conversar sobre essas questões e encontrar estratégias para lidar com elas de forma saudável.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, fico a disposição

Naiara Trichez
CRP 12/23883

Lembre-se de que você merece um relacionamento saudável e respeitoso com sua mãe e que é possível trabalhar para melhorar a comunicação e o entendimento entre vocês.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

24 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 ABR 2023

Por que você não tem sua própria casa e sua vida? Não existe isso de amizade entre mãe e filho. Amigos são uma coisa, pais e filhos devem ser pais e filhos, não se deve mudar essas funções. Viva sua própria vida e deixe seus pais, por que essa dependência? Caso queira tratar melhor e entender sobre as dinâmicas doentias e saudáveis das familias, estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

7 ABR 2023

Oi Tamara
Várias coisas:
1 - Quem é você? Se soubesse, já estaria fora da casa da tua mãe, principalmente por já ter um filho. À partir dos 18 anos tanto homem quanto mulher, precisa se retirar da casa dos pais para oportunizar o nascimento de si mesmo. Precisa se responsabilizar por si mesmo, pelas suas escolhas e decisões; precisa resolver seus problemas de carência, de dependência; precisa ser pai e mãe de si mesma.
2 - Voce não nasceu para ficar na casa dos pais, nem para ser mãe ou esposa, embora possa ser, nasceu para realizar o teu objetivo de vida e ser feliz. Teus problemas são teus problemas; responsabilize-se por eles e de mais ninguém.
3 - Teu pai é o namorado da tua mãe... é normal que ela o queira para ela. Teu pai e você é que precisam entender e deixar eles dois juntos.
4 - Quando voce era pequena, ela cuidou de voces todos (filhos) e ao marido; é normal que agora voces façam por ela; se não quiser fazer, saia da csa dela e tudo ficará bem.
Está difícil de compreender? Faça Psicoterapia que tudo se esclarecerá.
Abraços

5817 respostas

7 ABR 2023

Olá Tamara031, tudo bem? Acredito que não seja culpa ninguém mas me parece que é a dinâmica familiar de vocês, você já tentou conversar com ela sobre toda essa situação e como você se sente? Outro ponto importante que pode ajudar é pensar em como é a relação de vocês atualmente e como você gostaria que fosse, e talvez se dispor a falar com sua mãe e juntas procurarem o melhor para amabas.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

6 ABR 2023

Olá, entendo como essa situação pode ser difícil para você. É comum que as pessoas tenham expectativas diferentes em relação aos relacionamentos familiares, mas isso não significa que a culpa seja sua.

Se você se sente mal ao conversar com sua mãe e sente que ela não está lhe dando a atenção e o apoio que você precisa, pode ser útil tentar falar com ela de forma clara e objetiva sobre seus sentimentos e necessidades. Tente explicar como você se sente quando ela a interrompe e como isso afeta seu relacionamento.

Lembre-se de que é importante ouvir o que ela tem a dizer e tentar entender a perspectiva dela também. É possível que haja mal-entendidos ou diferenças de expectativas que possam ser resolvidos com uma conversa aberta e honesta.

Se você sentir que a conversa não está dando certo ou se a situação continuar a te afetar negativamente, pode ser útil buscar ajuda profissional de um psicólogo para conversar sobre essas questões e encontrar estratégias para lidar com elas de forma saudável.

Lembre-se de que você merece um relacionamento saudável e respeitoso com sua mãe e que é possível trabalhar para melhorar a comunicação e o entendimento entre vocês.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville