Não gosto da família do meu namorado, o que faço?

Feita por >Amanda da Silva · 25 jan 2022 Terapia de casal

Estamos namorando a quase um ano, no começo tava tudo bem, mas quando fui passando mais tempo na casa dele e comecei a dar aula aos irmãos dele, com o convívio, comecei a me incomodar com os hábitos e a cultura deles. Acho eles tóxicos, o pai é ausente por causa do trabalho e mima os irmãos mais novos do meu namorado, a mãe super estressada e explosiva com eles, principalmente com meu namorado, as crianças são malcriadas vivem na rua e faltam com respeito diversas vezes, inclusive meu namorado. Não sei oq fazer pq não gosto mais de ficar lá

A melhor resposta 26 JAN 2022

Olá Amanda da Silva
O seu relato mostra que você tem tido uma atitude de envolvimento com a família do namorado e o resultado tem sido ruim para você. A questão que surge é: este envolvimento é necessário? Porque se não for, a relação amorosa de vocês pode acontecer em vários outros cenários. De modo geral, a relação excessiva com as famílias pode mesmo contaminar o romantismo do casal. E então este é um tema que exige muita atenção e cuidado para não prejudicar o amor de vocês. Se precisar, o atendimento de uma Psicoterapia pode contribuir para este novo posicionamento. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

26 JAN 2022

Boa tarde, Amanda,

Todo relacionamento envolve conhecer e se auto conhecer também. Saber de seus limites e espeitar seus sentimentos.
É muito comum que relações familiares interfiram num relacionamento. Mas lembre-se, é com seu namorado que você se relaciona.
Então, mude o ambiente para algo que faça bem aos dois. Se ele gosta de ficar com você, vai se adaptar às novas regras da relação, e entender a necessidade de mudar de ambientes para que possam ficar melhor.
Mas lembre-se, é a família dele, são as referências dele. Não espere que ele mude quem ele é da noite pro dia. Nem ao menos espere que ele mude a relação com a família.
Concentre-se em mudar a forma como VOCÊS se relacionam. Fiquem mais próximos e estejam abertos a conhecer ao máximo um ao outro.

Neste sentido do autoconhecimento, a psicoterapia pode ajudar.
Se tiver interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 JAN 2022

Olá Amanda! Grato por escrever. Esse é um fator a ser colocado na conta da definição se o namoro deve continuar ou não. De outro lado, sempre acontece: cada família apresenta sua cultura, seu jeito. Não é fácil formar análise fundamentada de que uma vive melhor do que a outra. O jeito diferente de viver do outro, pode me enriquecer muito de segurança e flexibilidade.
Não há relacionamento sem alguma tolerância, sem alguma flexibilidade. Certamente a mãe dele não se modificará por causa de você. O namoro é experiência, para se conhecer um pouco melhor (na maior parte das vezes termina), antes de ficar noivo, casar-se ter filhos, construir sociedade, patrimônio. ]
Amadureça. Nós, psicólogos, estaremos à disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria d falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Cuide-se!