Não consigo me relacionar com gente da minha idade

Feita por >Giovanna · 28 dez 2022 Habilidades sociais

Eu fiz 19 anos, porém 90% do meu grupo de amigos são adolescentes, porque me sinto bem e os papos são os mesmos. Agora com as pessoas da minha idade não consigo, elas são bem mais evoluídos que eu e não sei conversar, é normal?

A melhor resposta 22 FEV 2023

Olá Giovanna.
Se estar com pessoas mais novas é o que te faz sentir bem, está ok, você não precisa ser igual as outras pessoas, só precisa ocupar o lugar em que se sente bem, percebendo quem você é.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Giovanna! Obrigado por perguntar. É comum isso acontecer, por certo tempo, depois as coisas tendem a se estabilizar. Adolescência, do ponto de vista das emoções, varia de cultura para cultura, de classe social para classe social. A autonomia e independência darão sinais mais claros da maturação. Em geral, em culturas mais complexas a adolescência costuma permanecer entre a puberdade e os trinta e cinco anos aproximadamente. Isso acontece exatamente porque há muita diversidade de interesses, trocas, costumes, possibilidades. "Não consigo", se você prestar atenção, é retirador de vida, de dinâmica. Não consigo é algo como não consigo e nunca conseguirei. Na prática amadurecemos, aprendemos, sofremos, vivemos diversos e variados momentos de socialização. O que precisamos fazer é ver o que queremos, o que percebemos diferentes e os fundamentos para agirmos diferente. Certamente quem treina conversas mais imaturas, obtém o resultados de seus treinos. A vida exige treino. O que te dificulta a interação de igual para igual com as pessoas de tua idade? Provavelmente há aspectos que você vivencia maturidades diversas. Em alguma área desenvolvemos mais, em outras desenvolvemos menos.
Em psicologia é possível mapear isso e organizar consequências bem como alterações disso.
Conte conosco.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8659 respostas

31 DEZ 2022

Oi Giovanna
Sim Giovanna, mesmo sendo adolescentes, não estão longe de voce. Deixe-se guiar pelo que te é mais fácil. A conexão se dá por frequência e não é determinada pela idade.
Abraços

5826 respostas

29 DEZ 2022

Olá Giovanna.
Entendo a sua angústia e dúvida.
É natural que com o passar dos anos você vai começando a desenvolver uma maturidade específica pra idade que se encontra, porém sabemos que na prática nem sempre isso acontece.
Quando falamos de dificuldade de socializar existem alguns pilares que precisam ser trabalhados, como: habilidades sociais, inseguranças, ansiedades e regulação emocional.
Se você tem interesse em melhorar seu repertório com pessoas da sua idade, uma terapia será de ótima ajuda.

Espero ter ajudado.
Estarei no chat se precisar.

Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

29 DEZ 2022

Bom dia, Giovanna,
A forma como socializamos tem muito de nosso aprendizado em família, seja na escolha das pessoas com quem vamos interagir ou mesmo questões familiares, como muitos parentes de outra idade. Isto nos familiariza com outras conversas e outros círculos.
Pense desde sua infância, quando começou esta coisa de se cercar de pessoas de outras idades. Mas se for algo confortável pra você, não há problema algum.
A psicoterapia pode ajudar a lidar com esta insegurança de se sentir deslocada.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos