Não consigo ficar longe da minha mãe

Feita por >Liliu · 24 jan 2023 Abordagem psicológica

Eu sempre trabalhei meio período e agora surgiu uma ótima oportunidade mas é o dia todo, já chorei muito e estou pensando em recusar para não ficar tanto tempo longe dela, ela é saudável
Mas meu peito aperta e eu choro em pensar ficar longe dela, e se acontecer alguma coisa enquanto eu estiver longe =´(

A melhor resposta 25 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 JAN 2023

Ei Liliu, como você está? Espero que bem!

Bom, pelo seu relato imagino que deva ser muito difícil para você ficar longe da sua mãe. Imagino também que deva ser muito difícil lidar com esse pensamento de que algo ruim pode acontecer com ela. Esse pensamento, de alguma forma, evidência o quanto ela é importante para você.
Contudo, esse vínculo, do jeito que está, também não é saudável para você, pois você acaba se restringindo a viver experiências e oportunidades incríveis, como esse novo emprego.

Liliu, sei que é difícil, mas procure ajude! Em terapia você vai conseguir entender melhor porque/como desenvolveu esse medo de ficar longe da sua mãe, vai aprender a lidar com seus pensamentos de forma mais assertiva e não vai ser dominada por eles.
Procure ajuda e fique bem na medida do possível!

Abraço

Nadilu Cardoso Drumond Psicólogo em Serra

2 respostas

25 JAN 2023

Liliu!
Quantos anos voce tem?
Quando vai resolver nascer?
Voce apenas nasceu do útero... agora precisa cortar o cordão umbilical psicológico!
Se quiser ser voce mesma! Se quiser continuar ser infantil, com dependência emocional, continua assim.

Voce não nasceu para ligar ligada à mãe... nasceu para se realizar!
Portanto precisa romper com esta dependência. Caso contrário nunca vai conseguir ser voce mesma e depois, vai começar a culpar a mãe pela tua infelicidade. Qual o medo? Necessário fazer terapia.
Abraços

5817 respostas

25 JAN 2023

Olá Lilui! Obrigado por escrever. Seu título reflete significativa falta de amadurecimento e inadequação. É inevitável e necessário, conseguir ficar longa da mãe. Também é doentio e imaturo querer ficar, a qualquer preço, perto da mãe. Com certeza, você precisa passar por trabalho científico duradouro, sério e consistente, com psicólogo, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, para que possa desenvolver-se e usufruir da condição de vida adulta, autônoma, livre, independente, abrangente, de forma a dar evolução para as maiores riquezas éticas, saudáveis, significativas, integradas com a cultura, que puder.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.