Não aceito minha personalidade e sofro com isso

Feita por >pedro · 17 out 2020 Autoestima

sinto como se sempre faltasse algo para ajustar na minha forma de agir para eu ser a versão de mim que me agrada. Agora na quarentena eu tenho menos formas de perceber quando isso acontece, mas as vezes eu converso com meus amigos por meio de ligações em grupo, e nesses momentos eu percebo essa sensação,eu nunca consigo viver o momento presente porque fico auto consiente tentando ser da forma que eu estou projetando,o que nunca me leva a nada afinal nem eu sei como exatamente eu queria ser, o mais próximo que eu tenho de intender o que me desagrada na minha personalidade é que muitas vezes eu acabo falando algo que na hora eu ja acho bobo de ter falado isso e me arrependo instantaneamente, e também no meio de uma interação eu as vezes percebo que estou sendo muito palhaço, e deveria agir de uma outra maneira para ser levado mais a sério.
Enfim, isso me atrapalha muito pois me peguei diversas vezes evitando situações sociais para nao sofrer com essa sensação de insatisfação comigo mesmo.

A melhor resposta 24 OUT 2020

Olá Pedro.
Não se sinta culpado por ser você mesmo, as pessoas tendem a gostar mais de quem é autêntico. e se você tem uma versão "palhaço", sinta-se a vontade, porque muitos gostariam de ser mais assim e não são. Quanto a parecer mais sério, se é uma pessoa responsável, as pessoas tenderão a saber quando está brincando e quando não está.
Se você tem alguns amigos e estes te incluem em seus eventos, provavelmente você é querido por eles. Busque sua essência e fique bem, perceba que pessoas mais velhas não se preocupam muito com o que os outros pensam sobre elas, e está tudo bem para estes indivíduos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 OUT 2020

Pedro talvez o q esteja faltando em sua vida seja o auto conhecimento . O amadurecimento vem com o tempo também, se cobre menos.. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

18 OUT 2020

Olá Pedro! Grato por escrever. Pondere: a palavra personalidade deriva da palavra "persona" que são máscara orignárias do teatro grego. A função é destacar características. Ao conviver precisamos para viver com razoável equilíbrio precisamos representar papeis. Representamos vários papeis: estudante, professor, psicólogo, torcedor, filho, irmão, comprador, atleta amador, turista, desempregdo, etc. Representamos um de cada vez e nos esforçamos para omitir os outros. Provavelmente, sem se dar conta, você foi se acostumando a evitar a sensação de inadequação, através da brincadeira.
Será importante você poder falar mais detalhadamente e profundamente desse sofrimento e sua história.
O melhor jeito será você passar por conduta científica com psicólogo, com abertura mental, empatia e persistência.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento fisico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.